Leandro Serafim, o Maestro de Gramado

  • Cultura
  • 29/01/2020 - 20:12
  • 1243 Views

Em fevereiro tem carnaval, mas em Gramado a música erudita também toma conta da cidade. A sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, acontece de 7 a 15 de fevereiro, oferecendo ao longo de seus nove dias de duração uma programação especial com o melhor da música erudita. Totalmente gratuita, vale ressaltar. O evento conta com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e de onze países da América Latina. O Gramado in Concert promove ainda dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas que vêm crescendo a cada ano em número de inscritos e que premiam em dinheiro os vencedores que buscam esse reconhecimento.

Cabe destacar que na equipe responsável pelo sucesso do festival, desponta o maestro gramadense Leandro Libardi Serafim, responsável pela coordenação artística, entre outras atribuições no evento. Entre as ações que a função exige está: auxiliar na elaboração do projeto; organizar a programação artística; organizar a programação das oficinas e práticas de grupo; selecionar os professores; encaminhar as cartas convite e de anuência para professores, artistas e grupos artísticos convidados; elaborar os materiais e esclarecer dúvidas de professores, artistas e grupos artísticos convidados; escolher em parceria com o Diretor Artístico e os maestros convidados, os repertórios para as práticas de grupo e apresentações; disponibilizar aos arquivistas e maestros as partituras necessárias para as práticas de grupo; organizar o processo seletivo de alunos; auxiliar o coordenador geral na transmissão de informações e demandas para diversas equipes (Secretaria, Apoio Artístico, Arquivo, Infraestrutura, Música de Câmara e Pedagógica).

Toda essa responsabilidade está devidamente alicerçada em extenso currículo. O maestro Leandro concluiu o Curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Mestrado em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursa o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e o doutorado em música na Université Laval em Québec, Canadá, ambos tendo como foco o ensino coletivo de instrumentos de sopro da família dos metais. Como se não bastasse, o maestro também toca trompete, concluindo também o Curso Técnico em Trompete na EST e já participou de diversos festivais com trompetistas renomados.

Vale destacar ainda que foi um dos vencedores do concurso Jovem Solistas 2009 da Orquestra de Câmara Fundarte de Montenegro; atuou como solista em 2010 na série de concertos Sesi Catedrais e ganhou troféu de destaque e foi indicado ao prêmio Jovem Pesquisador da UFRGS durante o Salão de Iniciação Científica 2011. Foi também um dos vencedores do Edital Nacional de Fomento à Produção Literária da E-ditora, tendo publicado artigo no livro “Memória e História das Bandas e Sociedades Musicais Brasileiras” no ano de 2015. E em 2019 foi escolhido como membro da Academia Gramadense de Letras e de Artes (AGLA) por seus feitos na área da música erudita.

Profissionalmente, o extenso currículo se destaca ainda com a regência de mais de dez bandas escolares; de ser membro da equipe de planejamento e produção do curso de Licenciatura em Música da UFRGS em modalidade a distância; Professor de Metais convidado do curso de Licenciatura em Música da Université Laval (Canadá); Diretor Artístico e trompetista da Orquestra de Sopro de Novo Hamburgo (OSNH); professor de metais e regente da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo (OJNH); regente auxiliar e trompetista da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG); coordenador, regente e professor de trompete da Orquestra Jovem de Gramado (OJG); trompetista da Harmonie de Cascades em Beauport e da Ensemble de Vent et Percussion de Québec, ambas no Canadá; tem atuado como maestro convidado nas últimas cinco edições do Eurochestries - Brasil (2015), França (2016), China (2017), Canadá (2018) e Brasil (2019), onde atuou como maestro da International Brass Ensemble (Eclats de Cuivres) e da Orquestra Sinfônica Internacional. Foi o Coordenador Geral do Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC, onde também atuou como maestro da Banda Sinfônica do evento.

Resumindo: é um dos idealizadores e Coordenador Artístico do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, onde também atua como maestro da Banda Sinfônica do Festival desde sua primeira edição. Foi coordenador das três primeiras edições do Concurso Jovens Solistas Gramado in Concert e das quatro primeiras edições do Concurso de Composição Erudita Gramado in Concert. É professor de instrumentos de sopro da família dos metais no Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também atua como maestro da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica. Nesta sexta edição do Gramado in Concert será também professor do Minicurso Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão.

Sobre os planos para o futuro: “estou no momento concluindo os doutorados em Educação na Universidade Federal do Ceará e em Educação Musical na Université Laval no Canadá, a previsão é que eu conclua em março. Estou como maestro da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, onde tenho trabalhado com afinco para a qualificação da música erudita do estado. Anualmente tenho participado como maestro convidado das edições do festival Eurochestries em países diversos como França, China e Canadá e neste ano estou em negociação para participar novamente em uma das edições internacionais.” Para finalizar o maestro espera também “dar continuidade à ampliação do Gramado in Concert, evento que vem ano a ano crescendo”.

O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.

Mais informações e programação completa: www.gramadoinconcert.com

Divulgação: Adriano Frauches
Foto: Rafael Cavalli