Estúdio Luiza Pilau inaugura espaço de eventos com conceito biofílico

Um número emergente de estudos ensina que as interações específicas com a natureza são reparadoras e relaxantes. Plantas, texturas, luz natural, ar, água, fogo são elementos que trazem maior bem-estar e qualidade ao ambiente, ao passo que, cada vez mais, as pessoas se sentem mais confortáveis em contato com a natureza.

Neste contexto, nasceu o Pátio 1, assinado pelo arquiteto Leocádio Corrent, trazendo soluções para conectar ambientes construídos com a natureza, criando conexões visuais e físicas que proporcionam bem-estar. O Pátio 1 tem por objetivo sediar eventos que desejem fazer a diferença na paisagem cultural e social de Porto Alegre, permitindo ao público a possibilidade de vivenciar novas experiências.

EVENTOS

Um local inusitado, surpreendente e diferenciado, dentro da premissa da Simplexity, unindo o funcional ao sensorial e ao espiritual, associando marcas com o natural, o verde e a sustentabilidade, em uma área de 120m². Localizado dentro das instalações do Estúdio Luiza Pilau, na Rua Luzitana, 1.238, bairro Higienópolis, Porto Alegre (RS).

PÁTIO 1

O conceito de integração possibilita que os ambientes façam parte da natureza, e vice-versa. “Áreas que se misturam ao verde é a tônica e, ao mesmo tempo, o desafio desse projeto. A apropriação do entorno, aliado aos materiais naturais marcantes, como parede de pedras, volumes de madeira, e a presença de uma jabuticabeira no centro, geram uma fabulosa paz e calmaria, proporcionando ao indivíduo desenvolver uma relação de pertencimento ao local”, ressalta o arquiteto Leocádio Corrent, responsável pelo projeto.

O piso monolítico, que remete a folhas soltas, flui pelos espaços internos e externos, com os bancos em ladrilho hidráulico (paginação desenvolvida pelo escritório), e se integram perfeitamente à vegetação local.

Os ambientes estar varanda, estar lareira, jantar e copa apoderam-se de uma jabuticabeira central com absoluta transparência e leveza. A grande esquadria em ferro preto, desenvolvida como uma barreira, foi aplicada de forma a propiciar a contemplação, aliada a momentos de absoluto desfrute do mobiliário contemporâneo que valorizam o espaço.

FORNECEDORES PARTICIPANTES DO ESPAÇO:
Estúdio Luiza Pilau: piso monolítico, painel ripado em madeira, ladrilho hidráulico, porcelanato, tapete Santa Mônica.
Jasmim Tapetes: cadeiras de jantar Mac, tapete em pele.
Casiere: poltronas Ponto, poltrona Butterfly em couro, carro bar Joaquina.
Faro Design: poltrona Dina, mesa central, poltronas em pele.
Bó: espelho chuva, puff Rais, puff Flor, poltrona Dielle.
Galeria Gestual: obra em acrilato, artista Rommulo Vieira Conceição; obra “Nuvens”, artista Rommulo Vieira Conceição.
Habitart: obras de Cristina Dall’Igna.

Arquiteto Leocádio Corrent
Fone: (51) 99954 0227

Varanda da Jaboticabeira

Uma árvore centenária no centro de uma varanda foi o ponto de partida para as arquitetas Elisa Martins e Italia Farinelli desenvolverem este espaço que integra área externa e interna, conectando a natureza.

“O conceito do projeto foi desmistificar áreas externas convencionais, trazendo as mesmas para o convívio pleno com as áreas internas”, explica Italia Farinelli. “Seguindo esta ideia, utilizamos uma mistura de elementos, materiais e texturas diferenciados, pouco usuais neste tipo de espaço. Criamos, com isso, um contraste entre o rústico e o sofisticado, trazendo muita personalidade ao ambiente”, destaca a arquiteta Elisa Martins.

FORNECEDORES PARTICIPANTES DO ESPAÇO:
Estúdio Luiza Pilau: painéis Renovarum usinados para área externa, revestimentos de cimento para paredes, piso deck de madeira.
Jasmim Tapetes: tapete, mobiliário solto como poltronas, aparador, objetos do aparador, garden dourado, gaiola, puff, aparador marchetaria, cadeiras design e espelho tailandês.
Bela Vista Molduras: espelho retangular moldura clássica.
Joaquim Herrera: luminárias pendentes e luminárias de pé.
Antiquário Riboli: cadeiras antigas e mesinhas douradas com mármore.

Arquiteta Elisa Martins
Fone: (51) 991762727 e 30612564
arquitetaelisamartins@gmail.com

Arquiteta Italia Farinelli
Fone: (51) 981262697
arquitetaitalia@terra.com.br

Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau
Fones: (51) 3346 6868 / 99235 1421
l.pilau@luizapilau.com.br
www.luizapilau.com.br
FB/ luizapilau

Divulgação: Revista Onne & Only
Fotos: Claudio Fonseca e Eduardo Liotti