Botox para tratar o bruxismo?

  • Saúde
  • 27/01/2020 - 17:38
  • 1848 Views

O bruxismo é considerado um distúrbio do movimento relacionado ao sono, caracterizado pelo ato involuntário de ranger e/ou apertar os dentes.

Este problema necessita de tratamento, pois pode gerar distúrbios na ATM (articulação temporomandibular), estalos ao abrir e fechar a boca, dor na região do ouvido, dores de cabeça, dor na musculatura da face, desgaste e/ou fratura de dentes, entre outras consequências.

Para tratar o bruxismo, devemos considerar um conjunto de medidas, entre as quais, o uso de uma placa rígida de acrílico ao dormir, fisioterapia para os músculos da face, psicoterapia, atividades físicas prazerosas, uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
Atualmente, já utilizamos a Toxina Botulínica tipo A, a qual vem apresentando resultados satisfatórios.

No tratamento do bruxismo, a Toxina Botulínica é aplicada em pontos específicos do músculo temporal anterior e do músculo masseter, diminuindo a capacidade de contração desses músculos, através do bloqueio da liberação do neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordem para se contrair, esses músculos relaxam, diminuindo a intensidade e a frequência dos movimentos, o que promove o alívio da dor.

Algumas pessoas que apresentam hiperatividade do músculo masseter acabam por desenvolver hipertrofia dele, dando um aspecto mais quadrado a face. O uso desta toxina pode melhorar esse aspecto, pois o músculo tende a ficar mais fino.

A duração dos efeitos da Toxina Botulínica tipo A é de quatro a seis meses, dependendo do caso.

Entre as várias vantagens da utilização da Toxina Botulínica tipo A no tratamento do bruxismo, estão a baixa incidência de efeitos colaterais, a diminuição do uso de medicamentos e o tempo de ação.

Dra. Adriana Lànger (CRO 10430)
Odontologia Estética e Reabilitadora
www.adrianalanger.com.br
adriana@adrianalanger.com.br
(51) 98192 4938 / 30328 7576
Rua Miguel Tostes, 880 - 3º andar,
Porto Alegre/RS
@dra.adrianalanger

Divulgacão: Revista Onne & Only
Fotos: Lisa Roos e divulgação