Miolo Millésime Brut 2015 entre os melhores do ano para Jorge Lucki

Não é à toa que um dos principais críticos de vinhos do Brasil reconhece o Miolo Millésime Brut 2015 como um dos melhores do ano 2019 do Novo Mundo. Desde 2000, Jorge Lucki ocupa um espaço privilegiado no Valor Econômico para reverenciar os destaques segundo suas impressões. O espumante, que traz o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, também já foi reconhecido por Steven Spurrier como o melhor do Hemisfério Sul.

Somente este ano, o Miolo Millésime Brut 2015 recebeu Grande Ouro no 11º Concurso do Espumante Brasileiro realizado pela Associação Brasileira de Enologia e alcançou 91 pontos ficando entre os Melhores Espumantes Brut e Melhores do Vale dos Vinhedos no Descorchados 2019. No Catad’Or 2019 ganhou 89 pontos e arrematou Gold no Wines of Brazil Awards 2019, realizado na ViniBraExpo.

Para o enólogo Adriano Miolo, Diretor Superintendente da Miolo, fechar 2019 com mais este reconhecimento é, sem dúvida, a realização. “Em cada produto lançado, engarrafamos histórias e o desejo de que ao tirar a rolha todos possam, com a Miolo, sentir o prazer de brindar em qualquer lugar do mundo. E assim vamos compartilhando sensações com o que de melhor sabemos fazer”, comemora.

O que faz do Miolo Millésime Brut 2015 um espumante exclusivo não é somente o fato de ser elaborado apenas em safras excepcionais. O cuidado começa ainda no vinhedo. As uvas Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos da Família Miolo, no distrito de São Gabriel, em Garibaldi, são colhidas e selecionadas manualmente. Depois da fermentação na própria garrafa, esse espumante envelhece por 18 meses nas caves subterrâneas e climatizadas da Miolo no Vale dos Vinhedos. Desde a colheita até chegar ao mercado foram três anos.

O espumante:
Límpido, apresenta coloração amarelo palha com tons esverdeados, perlage fina, abundante e persistente. Seus aromas finos lembram frutas cítricas, pera, abacaxi e mel, mesclados a aromas típicos de envelhecimento, como pão tostado. Na boca, mostra sua complexidade, com boa cremosidade. Elegante, apresenta acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca longo denotando alta qualidade do produto. A temperatura ideal para ser degustado é entre 6° e 8°.

O Miolo Millésime Brut 2015 é ideal com aperitivo ou mesmo desfrutado por si só, em atitude contemplativa ou festiva. Os acompanhamentos vão desde o bolinho de bacalhau, croquete de camarão e croquete de carne, moqueca de peixe, casquinha de siri, bobó de camarão e culinária caiçara.

Divulgação: Criz Azevedo
Fotos: Divulgação Miolo