Sobrinha-neta de Oscar Niemeyer aposta em sustentabilidade e projetos verdes

Um bom trabalho de arquitetura requer a harmonia entre estética, funcionalidade e sustentabilidade. A arquiteta e urbanista, Carolina Niemeyer, reflete esse conceito na criação de projetos que trazem a natureza para o ambiente, possibilitando a conexão do material com elementos sustentáveis, que podem ser vistos no anuário A+D de Arquitetura e Urbanismo.

Desde criança Carolina sempre teve contato com a natureza durante o período de férias que passava na casa dos avós em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, lá ela despertou o interesse pela arquitetura ao observar como as construções se integravam ao ambiente verde do local. “Percebi que cada casa tinha um detalhe, algo que a conectava com o ambiente natural, e essa conexão sempre me fascinou”.

Da família do notório Oscar Niemeyer, Carolina sempre esteve perto da arquitetura e suas inúmeras possibilidades, mas, são as soluções sustentáveis que formam a base de seus projetos. O mais recente deles está presente no anuário A+D de Arquitetura e Urbanismo, principal publicação da área que apresenta os trabalhos de diversos arquitetos do país. Na edição de 2019, Carolina Niemeyer apresenta um projeto para um ambiente interno e outro para um ambiente externo de uma casa de alto padrão. “Esse projeto é especial pois, consegui colocar o meu estilo em cada detalhe, aproveitando e criando áreas verdes, de sombra, de ventilação natural e que não afetam o meio ambiente”, explica.

O projeto da área interna é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada cliente, mas basicamente consiste no uso de mobiliários em madeira ou com detalhes que lembrem o material, revestimentos internos, como papeis de parede, rebaixos de teto com iluminação embutida com luzes brancas e/ou amarelas, itens decorativos diversos como tapetes, vasos, plantas, etc.

Já o projeto da área externa além de explorar a ventilação e luz naturais, utiliza mecanismos de reaproveitamento de águas pluviais, placas para utilização de energia e aquecimento de água, e móveis da Trançarte, proporcionando um ambiente agradável e aconchegante, mesmo externo à casa. O uso de plantas, grama e espaços verdes também são marcantes nos projetos da arquiteta pois, ajudam na manutenção da temperatura do ambiente, na drenagem da água e do terreno, além de serem naturalmente agradáveis. “A área verde é algo especial de uma casa, traz vida, gera sombra, e ajuda muito no aconchego do ambiente”, justifica.

Para Carolina, sustentabilidade é a palavra-chave dos seus projetos. Aproximar a natureza dos ambientes internos possibilita uma maior integração com os outros espaços e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, já que os materiais utilizados, como isopor, steel frame, isolantes termo acústicos, drywall, entre outros, são métodos de construção que diminuem o tempo de obra, o valor gasto, os entulhos, e consequentemente torna o espaço mais sustentável. “A sustentabilidade está nos detalhes, pequenas substituições em um projeto já o torna sustentável”, conclui.

Sobre Carolina Niemeyer:
Atuando principalmente com a criação de pequenos e grandes projetos sustentáveis para casas de alto padrão, Carolina abriu, em 2015, sua própria empresa, a Carol Niemeyer Arquitetura e Urbanismo, que trabalha a conexão entre o material e o verde, com o uso de madeiras e cores ao espaço, resultando em um equilíbrio entre o moderno e o sustentável, visando ambientes aconchegantes e sempre levando em conta a personalidade de cada cliente.

www.instagram.com/c.niemeyer_arquitetura
www.facebook.com/cniemeyerarquitetura

Divulgação: Juliana Marques
Fotos: divulgação