Projeto Concha promove Som na Concha na quarta, 18 de dezembro

  • Cultura
  • 10/12/2019 - 20:37
  • 803 Views

Na quarta-feira, 18 de dezembro, às 20h, o público poderá conferir com entrada franca o show de encerramento do projeto de residência artística do Projeto Concha 2019, que durante oito meses reuniu 15 artistas locais para integrarem as atividades sob orientação da artista Isabel Nogueira e produção de Alice Castiel. A cada quinze dias a turma participava de atividades com convidadas de diversas áreas. O objetivo do Som na Concha é apresentar um pouco do que foi esse processo para todas elas.

A turma formada pelas musicistas Aline Araújo, Ana Paula Posada, Andressa Ferreira, Bartira Marques, Carina Levitan, Clarissa Ferreira, Giovanna Mottini, Gutcha Ramil, Jordana Henriques, Kaya Rodrigues, Mariana Martinez, Nina Fola, Nina Nicolaiewsky, Rita Zart e Thays Prado frequentou encontros e trabalhou em linguagens musicais, experimentações e composições além de atividades individuais e em grupo que as ajudaram a encontrar novos caminhos para o seus projetos na música. Também receberam as convidas Juçara Marçal, Alessandra Leão, Léa Freire, Winnie Bueno, Mestra Martinha do Coco, Angélica Freitas e Bárbara santos para atividades complementares como expressão corporal, poética, questões sobre feminismo negro além de vivências e trocas de experiência.

Este show especial e único que encerra a programação 2019, apresentará composições e arranjos individuais e coletivos desenvolvidos ao longo do processo da residência e arranjados para o espetáculo.

O Projeto Concha foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com com Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul. "Coletivos como o Projeto Concha ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical", afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. "De uma forma geral, os coletivos promovem impacto cultural, social e econômico que multiplica o alcance de um patrocínio. A gente investe no coletivo e toda uma rede de pessoas conectada a ele também são impactadas de forma positiva", completa.

Este ano foram realizados oito shows com onze atrações locais e nacionais e cinco oficinas formativas para mulheres na área de produção musical: fotografia, luteria, produção, iluminação e sonorização.

O Som na Concha ocorre na Concha Acústica do Multipalco Eva Sopher. Em caso de chuva as apresentações serão transferidas para o Foyer do Multipalco na mesma data e horário. Para mais informações acesse: facebook.com/projetoconchapoa

Protagonismo no palco
O Projeto Concha é uma iniciativa independente, criada em 2018 pela produtora cultural Alice Castiel. Ao analisar o mercado musical, tanto localmente como em eventos nacionais dos quais participou, ela notou a quantidade e a diversidade de mulheres produzindo, compondo, tocando instrumentos e cantando, mas que muitas vezes, apesar do talento, não tinham acesso a selos, gravadoras ou à programação de festivais. "Em Porto Alegre ou em qualquer cidade do Brasil, a oferta dos principais palcos é majoritariamente protagonizada por homens", afirma. Como contraponto, Alice propôs uma programação que apresentasse exclusivamente o trabalho de mulheres, a fim de chamar atenção para o que é produzido e muitas vezes ignorado ou preterido pelo circuito oficial da música.

Nas 13 edições do projeto, realizadas no bar Agulha, em Porto Alegre, o público lotou a casa para conhecer o trabalho de mais de 20 mulheres, em apresentações de artistas locais e também de criadoras com projeção na cena nacional, criando um espaço de visibilidade e troca de referências musicais, amparado por uma rede de apoio entre mulheres e conteúdo profissionalizante. Já participaram artistas como Letrux, Juçara Marçal, Luedji Luna, Labaq, Xênia França, Maria Beraldo, Larissa Luz, Juliana Perdigão, intervenções poéticas de Angélica Freitas, Mel Duarte, Luna Vitrolira, Crystal Rocha e as atrações locais Saskia, Raquel Leão, Veña, Pâmela Amaro, Thays Prado, As Aventuras e até uma banda se formou especialmente para uma edição do Concha, batizada de Enxame.

Para mais informações, acesse: facebook.com/projetoconchapoa

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa neste ano selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

Serviço:
Som na Concha – show de encerramento da residência artística 2019
Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019, 20h
Local: Concha Acústica – Multipalco Eva Sopher (Praça Marechal Deodoro, s/n)
Apresentações de Aline Araújo, Ana Paula Posada, Andressa Ferreira, Bartira Marques, Carina Levitan, Clarissa Ferreira, Giovanna Mottini, Gutcha Ramil, Jordana Henriques, Kaya Rodrigues, Mariana Martinez, Nina Fola, Nina Nicolaiewsky, Rita Zart e Thays Prado
Entrada franca. Em caso de chuva as apresentações ocorrem no Foyer do Multipalco.

Divulgação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Fotos: Sofia Lerrer e @viniangeli