728 x 90

Jantar em homenagem a Gabriel García Márquez une literatura e gastronomia no Instituto Ling

O Instituto Ling recebe no dia 6 de dezembro, às 20h, um jantar cultural em homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), vencedor do Nobel de Literatura em 1982 e autor de livros como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera. O encontro será comandado por Rodrigo Bellora, nome à frente do restaurante Valle Rústico, em Garibaldi, e que tem em seu currículo experiências na Europa e em diversas cidades do país. O chef revisitou trechos da obra do romancista latino-americano para criar o cardápio especial da noite. O resultado é um menu completo que resgata diversas iguarias e ingredientes da culinária colombiana, da entrada à sobremesa.

O evento faz parte do projeto Da Estante à Mesa: Gastronomia e Literatura, que tem curadoria da jornalista Bete Duarte. A atividade surgiu em 2016 e, desde então, já homenageou grandes escritores com menus de renomados chefs gaúchos, como Marcelo Schambeck, que assinou o jantar temático sobre Machado de Assis; Carlos Kristensen, que fez uma releitura da obra de Simões Lopes Neto, e Floriano Spiess, responsável pelo menu sobre Jorge Amado. Os ingressos para o evento custam R$ 270 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br ou na bilheteria do centro cultural, que fica localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. O jantar também terá música ao vivo com Gabriel Maciel e Stefania Colombo e degustação harmonizada pela Garage Vinhos.

Cardápio

Entradas
Ceviche de peixe branco e chips de banana verde
Arepa y berenjena: Arepa colombiana com milho crioulo e creme de berinjela

Primeiro prato
Sancocho Colombiano: Tradicional sopa de tubérculos com frango

Segundo prato
Bandeja Costera: Arroz de coco, peixe e patacon

Sobremesa
Enyucado con arequipe y bocadillo: mil folhas de doce de leite e goiabada

Café Colombiano
Inclui também degustação de bebidas, harmonizadas com o cardápio.

SERVIÇO
Projeto Da Estante à Mesa: Literatura e Gastronomia
Jantar Gabriel García Márquez
Com o chef Rodrigo Bellora
Curadoria da jornalista Bete Duarte
Dia 6 de dezembro, sexta-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Apoio especial: Alma Pescados, Garage Vinhos e Café Três Corações

Ingressos
R$ 270,00

Pontos de venda
Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jéssica Barcellos Comunicação
Foto: Igor Guedes