728 x 90

Livro José Zanine Caldas é lançado em Porto Alegre

  • Cultura
  • 07/11/2019 - 17:58
  • 61 Views

O lançamento do livro José Zanine Caldas aconteceu terça-feira, 5, em Porto Alegre, com muita emoção e nostalgia por parte dos participantes. Com a presença do filho caçula, o também designer Zanini de Zanine, de uma das autoras do livro, Amanda Beatriz Palma, do editor da Editora Olhares, Otávio Nazareth, e do discípulo de Zanine Caldas, Reduzino Vieira, o bate-papo sobre a vida e obra do mestre da madeira aconteceu na Casa-Ateliê Liciê Hunsche, projeto do arquiteto e designer na cidade.

Alguns dos projetos de Zanine Caldas e muito de sua história foram apresentados aos mais de 80 convidados. Amanda destacou os projetos de arquitetura modernista e algumas das criações em madeira por parte dele, como as casas com grandes aberturas, muita luz natural, com a madeira sempre em evidência. Aprendiz e seguidor de Zanine Caldas, Reduzino se emocionou ao relembrar as vivências em comum e perceber que o trabalho e a história de José Zanine Caldas não terminaram com sua morte. “Zanine tinha capacidade de criar laços de amizade tão marcantes quanto os seus projetos”, disse. Zanini de Zanine, filho do mestre da madeira, também falou das memórias naquela casa, que foi palco de boas lembranças não só para ele como também para a família da artista Liciê Hunsche.

O brunch assinado pelo chef Vico Crocco, inspirado em Belmonte, cidade natal de Zanine Caldas, foi apresentado em peças de madeira e contava com peixinho-da-horta, crocantes de siri e lula, dadinhos de tapioca com vatapá e demais aperitivos.

Divulgação: Milene Magnus - Infinito Assessoria
Fotos: Lenara Petenuzzo