Instituto Ling inaugura a exposição Antes do Azul, de Romy Pocztaruk

  • Cultura
  • 06/11/2019 - 15:29
  • 1299 Views

O Instituto Ling, em Porto Alegre, apresenta a exposição Antes do Azul, de Romy Pocztaruk. A abertura ocorre na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h, com uma conversa aberta ao público com participação da artista, da propositora curatorial Gabriela Motta e dos demais envolvidos no projeto. A mostra poderá ser conferida com entrada franca até o dia 21 de março de 2020 com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h; e sábados, das 10h30 às 20h.

A exposição inédita é composta pelo filme Antes do Azul, criado especialmente para fazer parte desta mostra, e também por duas fotos em grandes dimensões. Para exibir o lançamento do curta, o espaço da Galeria do Instituto Ling será transformado em uma sala de cinema, que contará com uma ampla cortina de veludo azul, meia parede com uma pintura especial em cinza chumbo e cadeiras longarinas de madeira, típicas dos cinemas mais tradicionais.

Com duração de 13 minutos, o filme propõe a imaginação de um futuro para além dos avanços tecnológicos. O curta tem direção de Romy Pocztaruk, texto de Daniel Galera e é estrelado pela cantora e atriz Valéria, além de contar com Larissa Ely na direção de produção, Lívia Pasqual na direção de fotografia; trilha original, desenho de som e montagem de Caio Amon; ilustração de Matheus Heinz e montagem de Leonardo Michelon.

“Durante pouco mais de dez minutos, seremos submetidos a uma sequência de cenas sutilmente narrativas e radicalmente sensoriais, um jorro de imagens-pensamento sobre a existência e a violência, sobre a passagem do tempo, sobre tecnologias de morte, sobre a potência de corpos animais e minerais, sobre a arte como possível rastro a ser deixado pela humanidade quando ela mesma não sobreviver à sua onipotência”, explica a crítica de arte Gabriela Motta em sua proposição curatorial (confira o texto completo no link http://bit.ly/2C7tcPc).

Sobre a artista
Em diversos suportes, Romy Pocztaruk (1983, Porto Alegre, Brasil) lida com simulações, refletindo sobre a posição a partir da qual a artista interage com diferentes lugares e com as relações entre os múltiplos campos e disciplinas da arte. Diversas vezes premiado, o trabalho da artista está presente em coleções como as da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte do Rio. Ela participou da 31ª Bienal de São Paulo com a série A Última Aventura, em que investiga vestígios materiais e simbólicos remanescentes da construção da rodovia Transamazônica, um projeto faraônico, utópico e ufanista relegado ao abandono e ao esquecimento. Suas principais exposições individuais foram Geologia Euclidiana, Centro de Fotografia de Montevideo (Uruguai, 2016), e Feira de ciências, Centro Cultural São Paulo (2015). Entre as principais exposições coletivas, estão Convite à viagem: Rumos Itaú Cultural, Itaú Cultural (São Paulo, 2012); Region 0. The Latino Video Art Festival of New York (Nova York, 2013); a 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013); a 31ª Bienal de São Paulo (2014); BRICS, Oi Futuro (Rio de Janeiro, 2014); POROROCA, Museu de Arte do Rio de Janeiro (2014); Uma coleção Particular: Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2015); Télon de Fondo, Backroom Caracas (Venezuela, 2015).

Sobre a propositora curatorial
Gabriela Kremer Motta (1975, Pelotas, Brasil) é curadora, crítica e pesquisadora em artes visuais, doutora em Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte pela USP (2015) e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente, é bolsista PNPD junto ao PPG do Centro de Artes da UFPEL (2016 – 2020). Entre os projetos de reconhecidas instituições nas quais atuou estão o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça – CNI-SESI/2019 e 2014; Rumos Itaú Cultural 2017/2018; Prêmio IP Capital Partners de Arte – PIPA 2019, 2017 e 2015; Rumos Itaú Cultural – Artes Visuais, edição 2011/2013 e edição 2008/2010; além de projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói e Fundação Iberê Camargo. De 2008 a 2010, fez parte do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Em 2010, foi contemplada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais.

A exposição tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Serviço:
Exposição Antes do Azul
Artista: Romy Pocztaruk
Proposição curatorial: Gabriela Motta
Abertura: 12 de novembro, às 19h. Na ocasião, haverá uma conversa aberta ao público com participação da artista Romy Pocztaruk, da curadora Gabriela Motta, e dos demais envolvidos no filme: Daniel Galera (texto), Larissa Ely (direção de produção), Lívia Pasqual (direção de fotografia), Caio Amon (trilha original, desenho de som e montagem), Matheus Heinz (ilustração) e Leonardo Michelon (montagem).
Período de visitação: de 12 de novembro de 2019 a 21 de março de 2020
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h e sábados, das 10h30 às 20h
Entrada franca

FICHA TÉCNICA
Antes do Azul (2019) – 4k, HD, color, sound, 13 min
Direção: Romy Pocztaruk
Estrelando: Valéria Houston
Texto: Daniel Galera
Direção de produção: Larissa Ely
Assistente de produção: Paula Ramos
Direção de fotografia: Lívia Pasqual
Trilha original e desenho de som: Caio Amon
Ilustração: Matheus Heinz
Figurino: Alice Floriano, Larissa Ely, Romy Pocztaruk, Humans and Aliens
Figurantes: Renata de Lélis, Camila Vergara, Thais Hagermann
Cenografia: Livia Pasqual e Romy Pocztaruk
Cabelo e maquiagem: Juliane Senna
Diretor de elenco: João Madureira
Motorista: Cássio Bulgari
Montagem: Caio Amon, Leonardo Michelon, Romy Pocztaruk
Primeiro assistente de câmera e operador: Deivis Horbach
Elétrica: Daniel Tavares
Finalização & Cor: Rafael Duarte
Design gráfico: Guss Paludo e Romy Pocztaruk

Música original
Fim dos Tempos
(Caio Amon / Romy Pocztaruk /Daniel Galera)
Voz: Valéria

Blue Echoes
(Caio Amon / Romy Pocztaruk /Daniel Galera)
Voz: Valéria

Agradecimentos: Luisa Kiefer, Linha, Prefeitura de Santa Tereza, Casio
Arquivos: NASA, Preelinger Archive, USA Atomic Energy Comission

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo e-mail educativo@institutoling.org.br ou pelo telefone (51) 3533-5700

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jéssica Barcellos
Fotos: divulgação