Instituto Ling lança programação musical gratuita em comemoração aos seus cinco anos

  • Cultura
  • 14/10/2019 - 16:17
  • 825 Views


No mês em que completa cinco anos desde a sua abertura, o Instituto Ling lança uma programação musical comemorativa, com seis eventos com entrada franca. De outubro a dezembro de 2019, o público poderá conferir quatro shows e duas audições comentadas de jazz gratuitas, que terão distribuição de senhas no local, uma hora antes do início das atividades.

A programação inclui apresentação do pianista argentino Adrián Iaies lançando seu novo projeto Colegiales Trio no dia 24 de outubro, um recital da cravista brasileira Rosana Lanzelotte no dia 9 de novembro, um show em homenagem ao maestro Moacir Santos feito por grandes nomes da cena instrumental de Porto Alegre no dia 28 de novembro, e o projeto inédito All Star Sul Jazz que reunirá diversos artistas gaúchos para interpretar clássicos de Cole Porter, George Gershwin, Herbie Hancock, Tom Jobim e Johnny Mercer no dia 12 de dezembro.

Além dos shows, o público também poderá conferir histórias, curiosidades e detalhes sobre a obra de dois grandes nomes do jazz em audições comentadas pelo jornalista Paulo Moreira. No dia 21 de novembro, o projeto homenageará a cantora Ella Fitzgerald, em um encontro que contará com Camila Lopez dando voz a alguns dos maiores sucessos da dama do jazz. Já no dia 5 de dezembro, o homenageado será o contrabaixista norte-americano Charles Mingus, em evento que terá canja musical ao vivo com Everson Vargas Grupo.

A programação especial faz parte das comemorações dos cinco anos do centro cultural, inaugurado em Porto Alegre em 31 de outubro de 2014. Localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, o prédio tem projeto arquitetônico assinado por Isay Weinfeld, um dos mais conceituados arquitetos brasileiros. O local conta com salas de aula, auditório, espaço expositivo, salão de eventos e laboratório gastronômico, além de facilidades como cafeteria, loja e estacionamento.

Nesses últimos cinco anos, o Instituto Ling recebeu a visita de mais de 150 mil pessoas. Devido a seu diversificado portfolio, que inclui cursos, manifestações artísticas, eventos, e às oportunidades de convivência e trocas de ideias que propicia, conseguiu conquistar lugar de projeção na cidade. Somente com a programação já realizada neste ano e a que ainda será oferecida até o final de 2019, serão mais de 250 atividades culturais nos segmentos de criatividade, literatura, história, cinema, música, ciência, saúde, gastronomia, filosofia e infantil.

Um dos destaques da programação são as artes visuais. Nos últimos anos, o centro cultural abrigou 12 exposições com artistas reconhecidos nacionalmente, como Nelson Felix, Karin Lambrecht, Carlos Vergara, Gisela Waetge, Carlos Fajardo, José Patrício, Sérvulo Esmeraldo, Laura Vinci, Walmor Corrêa, Luiz Carlos Felizardo, Daniel Senise e Sérgio Sister, e recebeu a 10ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

O Instituto Ling também propõe uma série de ações educativas, com foco na formação de plateia para as artes visuais, feita por meio de oficinas e visitas guiadas destinadas ao público escolar. Para aproximar o público das expressões da arte contemporânea, o centro cultural conta com uma equipe dedicada de monitoria que realiza ações educativas voltadas para escolas e/ou grupos, buscando estabelecer, de forma lúdica e através de experimentação, relações com as obras ou o artista em questão. Para o segmento de universitários, a instituição oferece uma visita guiada focada nos aspectos arquitetônicos do prédio.

SERVIÇO
Programação musical comemorativa dos cinco anos do centro cultural Instituto Ling

Adrián Iaies y El Colegiales Trio – dia 24 de outubro, às 20h
Rosana Lanzelotte – dia 9 de novembro, às 17h
Audições Comentadas de Jazz – Ella Fitzgerald – dia 21 de novembro, às 19h30
Moacir de Todos Os Santos – dia 28 de novembro, às 17h
Audições Comentadas de Jazz – Charles Mingus – dia 5 de dezembro, às 19h30
All Stars Sul Jazz – dia 12 de dezembro, às 20h

Eventos com entrada franca, mediante retirada de senhas que começarão a ser distribuídas, por ordem de chegada, uma hora antes de cada atividade. Será permitida a retirada de até duas senhas por pessoa.

As atividades têm patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania/ Governo Federal

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Divulgação: Jéssica Barcellos
Foto: Lucas Cutaia