Encontro de olhares no SAMbA

  • Cultura
  • 09/10/2019 - 18:52
  • 922 Views

Graffitis de Paris e ícones da arte brasileira marcam um ano do Instituto com exposição em Caxias do Sul de 10 de outubro a 12 de dezembro.

O banal da paisagem urbana de uma grande cidade ganha foco e recortes ímpares em “Paris: Olhares Alternativos”. A exposição que o colecionador e artista Alexandre Frigeri, caxiense radicado no Rio de Janeiro, traz ao Instituto SAMbA, em Caxias do Sul, a partir de 10 de outubro, um registro pontuado por camadas de leituras de frestas imagéticas entre as ruas, os muros e as praças da capital francesa.

Através desses “olhares alternativos” o curador da mostra, Marco Antonio Portela, acredita que a exposição tem possibilidade de ver a “cidade desvelada dessa aura de sonho e fantasia que ela representa e nos traz uma Paris mais verdadeira, nua e crua.” Ou, reafirmando a potência desse recorte fotográfico, evidencia uma Cidade Luz em mutação contínua.

Eis, então, que a seleção de clics de Alexandre Frigeri encontra a arte urbana e o grafitti revelando que flanar pela cidade é descobrir galerias informais e referências para novos contextos visuais e estéticos. Algo que o arquiteto Fernando Machado aponta como uma deriva “no tecido urbano da cidade, evocando as infinitas possibilidades de escolhas”.

A terceira via de leitura das obras é pelo viés da contemporaneidade incorporada pelo próprio autor: “Inúmeras vezes fotografei o que poderia ser banal e tentei transformar em algo que, ao menos para mim, seria um registro pessoal das minhas caminhadas. O grafite e? uma nova forma de expressão que valoriza o cenário urbano, revelando talentos que de outra forma não se conheceria. E? a verdadeira democratização da arte”.

A exposição de fotografias servirá também para registrar um primeiro ano de atividades do SAMbA, que aproveita este encontro de olhares exibindo obras de grandes nomes da arte brasileira como Oscar Niemeyer, Burle Marx, Heitor dos Prazeres, Oswald Goeldi, Carybé e Dionisio Del Santo que foram doados por Frigeri ao acervo do Instituto.

A exposição abre para convidados dia 10 de outubro, às 19h30min, seguindo até 12 de dezembro. Visitas públicas poderão ser agendadas pelo Site o Instituto a partir do dia 11. No mesmo dia da abertura, às 18h, o grupo Conhecendo Arte participa de um bate-papo sobre arte urbana com o arquiteto, urbanista e grafiteiro Maurício Rossini.

Serviço:
O que: Exposição “Paris: Olhares Alternativos”, do colecionador e artista Alexandre Frigeri
Quando: 10 de outubro, às 19h30min, abertura para convidados, seguindo até 12 de dezembro. Visitas agendadas a parir de 11 de outubro pelo site do Instituto.
Onde: Instituto SAMbA (Rua Hércules Galló, 620, Caxias do Sul)
Quanto: Entrada franca
Site: www.institutosamba.org.br

Contatos: Jéssica De Carli, diretora do SAMbA, (54) 99909-9810

Divulgacão: Lato Sensu
Fotos: Alexandre Frigeri