Agências de arte e de experiências levam viajantes para Bienal de Veneza de Veneza

As agências Genuinaobra GO Art Planning e In.Oui Experiences se uniram para oferecer um roteiro de viagem cheio de sensibilidade para fechar o ano de 2019: a Bienal de Veneza. A programação é a primeira da parceria e acontece na última semana do evento internacional, de 17 a 23 de novembro, voltada para o público em geral. O objetivo é aproximar as pessoas das diferentes linguagens artísticas contemporâneas e fazê-las refletir, por meio da arte, sobre o papel individual e coletivo do homem na construção da contemporaneidade, buscando transformar trajetórias de vida.

Com curadoria do americano Ralph Rugoff, atual diretor da Hayward Gallery de Londres, o tema da 58ª edição da Bienal de Veneza - que é um dos maiores eventos de arte internacional -, levanta discussão acerca do mundo que estamos construindo. “May you live in interesting times” é um panorama do caminho que a humanidade está trilhando, a partir dos olhos de 79 artistas de todo o planeta, na maioria jovens.

A visita à mostra oficial ocorre por meio de um recorte que será organizado levando em conta o perfil do grupo. O percurso será montado pela produtora cultural e fundadora da Genuinaobra, Viviane Possa, e o curador independente Henrique Menezes, convidado para ciceronear os participantes.

A cidade de Veneza, um dos mais lindos cartões postais do mundo, apresenta desde maio uma cena artística vasta, que extrapola os pavilhões oficiais da Bienal, o Arsenale e o Giardini. A programação da viagem acompanha também esse circuito, levando o grupo para conhecer alguns dos mais de 20 eventos paralelos, e ainda visita espaços arquitetônicos e instituições culturais imperdíveis na cidade.

Os sete dias de imersão também têm encontros de conhecimento sobre o universo artístico que ocorrem no próprio hotel onde o grupo irá se hospedar. Falas e debates sobre a Bienal, o mercado de arte, processos criativos e o contato direto com o artista italiano Roberto Ghezzi, estão na pauta.

A viagem é sobretudo para sentir arte, refletir e criar uma trilha de transformação pessoal. “Os gatilhos estarão todos disponíveis para que cada um faça a sua jornada. A gente nunca volta igual do que nos fez sentir diferente”, pontua Vandressa Pretto, diretora da In Oui Experiences.

Para Viviane Possa, à frente da Genuinaobra, é importante que haja acesso orientado à arte contemporânea. “Ver ao vivo essa profusão de saberes subjetivos e entender o contexto em que foram criados, aproxima qualquer pessoa do artista, evitando aquela ideia de que é alguém diferente”, aponta. “A arte é fato, um espelho de uma realidade, muitas vezes comum a um grupo. O artista é um difusor crítico. A verdade está na avaliação de cada um, porque a arte não impõe limites, ela extrapola para que possamos seguir em frente”, acrescenta.

As informações sobre a viagem estão sendo publicadas semanalmente no Instagram das empresas parceiras (@genuinaobra e @inoui.experience), e podem ser solicitadas também pelo e-mail inouiexperience@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 99901 – 0263.

Serviço
Descobrindo-se em Veneza
De 17 a 23 nov 2019
Veneza/Itália

Divulgação: Andressa Riquelme
Fotos:Damiano Baschiera, Faruk Kaymak, Gerhard Gellinger (Pixabay), Michelle Maria (Pixabay), Jonas Adriano, Valentina Mombelli, Lisa Roos