Cores e sabores de Floripa na Peixaria e Grill Gourmet

Na área gastronômica da CASACOR SC em Florianópolis, restaurante assinado pela Progetta Studio presta uma reverência à Ilha de Santa Catarina

O arquiteto Allan Chierighini nasceu em Florianópolis e cresceu cercado pela paisagem paradisíaca da Ilha de Santa Catarina. As praias de Joaquina, Campeche e Morro das Pedras sempre foram as suas preferidas. E alguns cenários são especialmente marcantes, como o das dunas das “rendeiras”, na Lagoa da Conceição, e as vilas de pescadores da cidade. A memória afetiva de Allan foi sua inspiração para o desenvolvimento do projeto da Peixaria e Grill Gourmet, espaço que assina na CASACOR SC Florianópolis ao lado da sua sócia na Progetta Studio, a arquiteta Graziella Oliveira.

O projeto foi elaborado em alusão aos costumes da pesca local, como também à culinária de Florianópolis, pelas mãos do renomado chef Narbal Correa, que comanda o restaurante da CASACOR SC – um dos pontos comerciais que permanecerá em operação no empreendimento Cidade Milano, sede da mostra. Na ambientação, tonalidades que variam entre o azul do mar e o branco das espumas das ondas. Cordas brancas remetem às amarrações e à matéria-prima das redes das embarcações.

Na entrada do ambiente, a estante em compensado naval “aquece o ambiente”. Com desenho do próprio Allan, serve como expositor de louças e cerâmicas. Dentre elas, peças elaboradas com exclusividade por ceramistas de referência na cidade, como Elzinha Oliveira, do Atelier Casa com Arte. Outro destaque são os pratos com pinturas realísticas do chef modelados pelo artista Thiago Valdi. “A demonstração de importância com o preparo do alimento unida à imagem do chef da casa traz toda a afetividade necessária para o projeto da Peixaria Gourmet”, pontua Graziella.
O projeto foi desenvolvido a partir de um layout funcional para a operação do estabelecimento, onde cozinha e atendimento funcionam como uma engrenagem. Um equipamento para a venda de ostras vivas foi instalado na entrada do estabelecimento, como uma estratégia de atrair os clientes e exaltar a marca do restaurante. A conservação das ostras é feita com sistemas automatizados de recirculação de água do mar. Tecnologia de ponta, tanto na conservação dos peixes e frutos do mar, como no preparo, em atenção a um dos pilares do tema da CASACOR deste ano: Planeta Casa - afetividade, tecnologia e sustentabilidade.
A afetividade é retratada pelo ato de cozinhar o que se pesca, costume muito comum das famílias dos pescadores litorâneos, que remonta à relação de afeto do pescador com o mar, e a dele com a sua família e com o alimento à mesa. A sustentabilidade foi outro pilar importante do projeto. “O planejamento estratégico teve, como premissa, não gerar resíduos, ou quase nenhum, durante as obras do ambiente”, pontua Allan.

Texto: Letícia Wilson
Crédito das fotos: Lio Simas / 75 Comunica