Living Paradise

Um recanto para encontros, com a família, amigos e consigo mesmo; um espaço para lazer e relaxamento, planejado para proporcionar bem-estar. Esse é o conceito do Living Paradise, espaço assinado pela arquiteta e paisagista Yael Gossis e pela designer de interiores Marisa Lebarbenchon na CASACOR SC | Florianópolis 2019. No espaço de 120m² a dupla criou um projeto contemporâneo, com diferentes ambientações, local para leitura, estar e relaxamento. O paisagismo interno junto ao living se destaca, explorando diversas possibilidades.

“Queríamos trazer a natureza para dentro de casa de uma forma prática. Apostamos na ‘vegetação preservada’, que não precisa de irrigação e nem manutenção e apresenta um efeito muito natural”, explica a arquiteta Yael, pós-graduada em Paisagismo. Os jardins verticais preservados são criados com plantas naturais que passam por um processo de conservação que mantém a folhagem, a textura e integridade das plantas.

Natureza em evidência
No Living Paradise, a iluminação natural é simulada a partir do efeito provocado pela solução arquitetônica adotada na área de canteiros. Trata-se de uma tela tensionada embutida no forro de gesso, rebaixado. “Queríamos um ambiente claro, luminoso, amplo e aconchegante”, resume a designer de interiores Marisa Lebarbenchon. A natureza é valorizada, também, pelos materiais escolhidos para composição do espaço, como madeira e pedras naturais. No revestimento da parede, as profissionais, utilizaram Mármore Paraná Nuvolato, retirado da costaneira que são resíduos da pedreira, isso é bem exclusivo, porque a produção deste resíduo é bastante limitada”, comenta a arquiteta Yael Gossis.
“Desde o início a ideia foi trabalhar com ambiente amplo e claro”, explica Marisa. Desta forma o piso escolhido foi o estilo marmorizado oro bianco e a lâmina pisano com tom neutro e poucos veios, foi inserida no teto e nos revestimentos de colunas e painéis, trazendo sofisticação e leveza ao ambiente.
Na ambientação, a dupla apostou na sofisticação, sem abrir mão do conforto, para proporcionar a sensação de aconchego. Entre os destaques está o icônico vaso, da Adan Collection, criado pelo Studio Teresa Sapey, sediado em Madri, na Espanha. Produzida em polietileno, a peça apresenta forma facetada, como a de um diamante, e é multifuncional, podendo ser utilizada como floreira e, também, como banco e mesa lateral.
O design brasileiro igualmente está valorizado no Living Paradise, entre as peças, está a sofisticada luminária Casablanca, com pedras marroquinas, desenhada pela arquiteta Marcele Muraro; a poltrona Moon, do estúdio Asa Design; o balanço Arrebol, da arquiteta e designer Natalia Scarpati, e a poltrona Toscana, do designer Rodrigo Karan. O mobiliário foi escolhido para trazer elegância ao espaço como a escolha do sofá curvo no tom amarelo ouro, contrastando com os tons neutro dos pisos e revestimentos e o verde do jardim. “Criamos uma atmosfera perfeita para vários momentos, como ler um livro, escutar música, tomar um vinho junto a lareira e receber os amigos”, finaliza Marisa Lebarbechon, que está em sua sexta participação na mostra catarinense.

Plantas preservadas
Dentre as vegetações escolhidas pela paisagista Yael Gossis para o espaço, está o musgo moss, de origem escandinávia. Essa vegetação cresce na superfície do solo descampado ou no cascalho na natureza selvagem, e requer cuidados especiais no cultivo para se fortalecer de forma saudável: o solo só pode ser usado em intervalos de cinco a dez anos e é preciso respeitar o tempo de descanso da planta. O trabalho de colheita segue uma antiga tradição da região: após serem colhidos a mão, os musgos passam pelo processo de preservação e, por último, pelo tingimento, recebendo uma variedade de cores, entre tons de verde, laranja, marrom, entre outras cores.
Outro destaque, é a árvore preservada, que recebe uma montagem feita com o caule natural das árvores garantindo um alto grau de similaridade em comparação com a árvore viva. A folhagem recebe um tratamento especial para estabilização e manutenção da textura, cor, movimento e beleza. Um ícone verde que se destaca no living.
Com formato redondo e multidimensional, essa vegetação preservada tornou-se tendência na Europa e na América do Norte na decoração de ambientes internos pela resistência, variedade, durabilidade e facilidade de instalação e de manutenção, por dispensar irrigação. Além disso, contribui para reduzir a umidade no ambiente e para o isolamento acústico. É a opção recomendada para ambientes com pouca iluminação natural.

Crédito das fotos: Lio Simas / 75 Comunica