Arquitetos e artistas se unem para a primeira edição da Mostra ARQART, em Caxias do Sul

Iniciativa da Associação Sala de Arquitetos em parceria com a Arte S.A. apresentará, entre os dias 5 e 12 de setembro, no Complexo Fabbrica, ambientes de inspiração com venda de obras de arte a preços acessíveis e bate-papos com nomes de referência no circuito.

Em nome da sustentabilidade e do compartilhamento de ações, os integrantes da Associação Sala de Arquitetos, liderados pela presidente Adriane Karkow, se uniram aos curadores do projeto Arte S.A., Jaqueline Concer Martins e Paulinho Silva, para promover a Mostra ARQART. Será uma semana (de 5 a 12 de setembro) dedicada a apresentar ambientes de inspiração, em composição com obras de artistas locais, que estarão à venda com preços acessíveis, democratizando a arte e valorizando as experiências sensoriais.

O Complexo Fabbrica (Rua Nelsom Dimas de Oliveira, 11 - Bairro Nossa Sra. de Lourdes, Caxias do Sul – RS) será palco para a mostra, onde serão montados 23 ambientes, cada um assinado por um ou dois arquitetos e que representará um artista. A curadoria dos artistas foi realizada pela especialista Claudete Matias e também contou com uma seleção de novos talentos do curso de Artes Visuais da UCS, com a chancela da professora Silvana Boone.

Baseado em mostras internacionais, as instalações irão expor tendências em arquitetura e design com espaços conceituais para quartos, salas, ateliês, escritórios, projetados por 31 arquitetos. O mote “Qual é o seu mundo?” irá nortear cada proposta com um estilo, que pode ser moderno, retrô, tecnológico, sustentável, artesanal, entre outros.

A Mostra ARQART será contemplada com um circuito de bate-papos com nomes de referência no setor, como o artista plástico Fernando Baril, o escultor João Bez Batti, os designers Rodrigo Ohtake e Paulo Sartori, as professoras de arte Guardalupe Bolzani e Silvana Boone, a escritora Cris Lavratti, o artista visual Xadalu e a consultora de arte Claudete Matias. Os talks, bem como a entrada na mostra, são gratuitos e abertos ao público.

Programação:

Dia 5/09 - 18h: Abertura da Mostra
Dia 6/09 – 18h: Debate com os artistas Fernando Baril e João Bez Batti sobre os processos da criação. Participação da professora de arte Guardalupe Bolzani e da presidente da Associação Sala de Arquitetos, Adriane Karkow.
Dia 7/09 - 17h: Conversa com o artista visual e ativista da causa indígena, Xadalu, sobre arte urbana.
Dia 9/09 -17h: Contação de história com a escritora Cris Lavratti e os alunos da Escola Pequeno Ser
Dia 10/09 - 18h: Palestra com o designer Rodrigo Ohtake.
- 20h: Debate com o designer Paulo Sartori, a consultora de arte Claudete Matias e a professora de Artes Visuais Silvana Boone sobre “Arte Contemporânea: Coleção e aproximações com o público no tempo presente”.

Dia 12/09 - 21h: Confraternização e encerramento


Artistas: Antonio Giacomin, Mádia Bertolucci, Victor Hugo Porto, Júlio Soares, Ilka Filippini, Elisa Zattera, Vitor Senger, Daniela Antunes, Jefferson Chies, João Bez Batti, Fernando Baril, Beatriz Balen Susin, Terê Finger, Rafael Dambroz, Clovis Dariano, Bruno Éder, Pedro EMCB, Susan Mendes e Marcelo Pferscher.

Alunos da UCS: Aline Chaves, Carolina Ceccatto Luchese, Fabio Varela, Lucas Leite, Marina Procházka, Marina Rombaldi, Mayara Linhar, Nicole Martinato, Nilton Dondé e Sharisy Pezzi.

Arquitetos: Adriane Karkow, Marcele Muraro, Daiana Balestro, Daniel Pontalti, Carla Zignani, Felipe Gargioni Azevedo, Jaqueline Crocoli, Gabriela Tondin, Ana Carolina Stassi Carraro, Bianca Mattana, Gabriela Angonese, Suelen Miglioranza, Carolina Toscan, Caroline Formentini, Christiane Guaresi, Bruna Rossi, Alessandra Mosna, Luciane Borsoi, Gabriela Meletti, Grasiele Forini, Érika Bortolini, Saymon Dall’Alba, Bárbara Dall’Alba, Fernanda Rossi, Camila Sirtori, Gabriela Lampert, Simone Martini, Mariana Marchioro, Jéssica Colombo e Adriane Cesa.

Informações:
Associação Sala de Arquitetos
(54) 99979 2912 - Adriane Karkow
secretaria@saladearquitetos.com.br | www.saladearquitetos.com.br

Divulgação: Lato Sensu Comunicação
Fotos: Julio Soares, André Ávila, Marco Antonio, Jonas Ramos e Bruno Alencastro