On View: arte em movimento

Ponta dos Ganchos recebe obras de duas renomadas galerias brasileiras para uma exposição dentro do resort.

Respire arte em meio a uma natureza exuberante. O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort apresenta a primeira edição do programa On view – que busca levar novas experiências sensoriais e estéticas em uma parceria inédita com duas renomadas galerias de arte curitibanas: Galeria Simões de Assis e SIM Galeria. Com espaço também em São Paulo, ambas têm como foco promover a arte moderna e contemporânea de artistas brasileiros e internacionais com mostras de pintura, fotografia, escultura e vídeo.

Descrição gerada automaticamenteAs peças instaladas no hotel, compõem parte do acervo das galerias e ficarão expostas na recepção e restaurante do hotel. De agosto a 30 de outubro, os trabalhos de Gonçalo Ivo (Rio de Janeiro-RJ, 1958) e Paolo Ridolfi (Maringá-PR, 1962) poderão ser apreciados pelos hóspedes do hotel. Dois artistas cujas trajetórias convergem em certa medida na importância de suas obras na arte contemporânea brasileira. As exibições serão renovadas a cada 3 meses e transformam as áreas comuns do resort em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Para a diretora de marketing e vendas do hotel, o projeto é “uma forma de unir a arte elaborada pelo homem com a arte desenhada pela natureza. Através desse projeto ressignificamos e aprofundamos o nosso olhar nesse sentido. Qualquer forma de interação com uma obra de arte faz com tenhamos uma reação a ela, somos tocados, impactados de alguma forma, finaliza Fernanda Makhoul”.

Da afinidade dos artistas com o referente essencial da pintura modernista nascem produções distintas. De um lado, o maringaense Paolo Ridolfi retoma a conexão milenar entre a pintura e a arquitetura. Cria planos, distorce eixos de tensão da tela, conferindo ao campo pictórico uma sensação de ruptura de seu estável equilíbrio. Já o carioca Gonçalo Ivo, por sua vez, traz o estudo da geometria - companheira antiga dos tempos da faculdade de arquitetura e urbanismo - por meio do emprego da cor e da luz. É possível identificar em sua produção o tratamento reduzido de fachadas, assim como a extração de elementos da paisagem. Todos parecem rigorosamente encaixados, sustentando uns aos outros, numa poética que aprecia tanto o acúmulo de componentes como a exata adequação de todos eles à composição proposta.

A oportunidade de exibir-se dois grandes artistas brasileiros em diálogo é uma ocasião privilegiada para investigar as diversas fontes que alimentam Ridolfi e Ivo, ao longo de décadas de produção e como, de formas particulares, exploram e expandem o tradicional campo da pintura.

Todas as obras expostas no hotel estarão disponíveis para compra. Os preços variam de R$ 33.000,00 a R$ 220.000,00.

Sobre o Ponta dos Ganchos
Localizado em uma península privada, a 50 minutos de Florianópolis, Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos integrante da prestigiada chancela The Leading Hotels of the World, apresenta 25 sofisticados e amplos bangalôs entre 80 e 310 m² que oferecem aos hóspedes privacidade, conforto e uma vista inesquecível para o mar da Costa Esmeralda. Além do serviço impecável e personalizado, a gastronomia do resort, delicadamente conduzida pelo chef executivo José Nero, é reconhecida internacionalmente por ter como base a gastronomia clássica aliada a técnicas contemporâneas e a busca pela valorização da culinária regional brasileira. Construído para oferecer uma exclusividade ímpar aos hóspedes, o hotel apresenta o Ponta dos Ganchos Spa by Sisley – um verdadeiro oásis em meio à natureza que oferece um menu completo de tratamentos para os cuidados com a mente e o corpo. O resort ainda possui: piscina aquecida, quadra de tênis, academia, heliponto para comodidade das daqueles que preferem chegar pelo ar, praia e ilha exclusivas para uma celebração ou mesmo o compor o cenário perfeito para uma boa leitura, entre outros espaços especiais.

Pelo segundo ano, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort é destaque na lista dos 10 melhores hotéis avaliados pela The Leading Hotels of the World. Por meio de um comunicado global, o resort recebeu o reconhecimento pelo seu compromisso e dedicação à excelência do serviço. Esse ano, além de estar entre a lista dos dez em critérios de serviço e qualidade de produto, o Ponta dos Ganchos é reconhecido como o melhor hotel da chancela no quesito em toda a América.

Entre outros prêmios o resort foi eleito o oitavo melhor resort de luxo do mundo, e primeiro do Brasil e da América do Sul pelo TripAdvisor em 2016. No mesmo ano, premiado como o mais romântico da América do Sul, ocupando a 11ª colocação no ranking mundial (Traveler’s Choice/Junho2016).


Sobre a Galeria Simões de Assis
A Simões de Assis Galeria de Arte, fundada em Curitiba em 1984 por Waldir Simões de Assis Filho, é voltada para a arte moderna e contemporânea. Representa alguns dos principais nomes do cenário artístico brasileiro como Abraham Palatnik, Alfredo Volpi, Ângelo Venosa, Arcângelo Ianelli, Ascânio MMM, Célia Euvaldo, Elizabeth Jobim, Gabriela Machado, Gonçalo Ivo, José Bechara, Marcos Coelho Benjamim e Tomie Ohtake, entre outros. Além de representar com exclusividade no Brasil os artistas Cícero Dias e Carmelo Arden Quin.
den Quin.


Sobre a Galeria SIM
Com as portas abertas há 8 anos em Curitiba, a SIM Galeria nasceu do trabalho dos irmãos Guilherme e Laura Simões de Assis. A dupla cresceu sob a atmosfera da arte, na galeria do pai, a Simões de Assis Galeria de Arte, fundada em 1984.
Dessa forma, a SIM agrega este legado histórico a uma gestão jovem e inovadora. Para atender às sofisticadas demandas que hoje os circuitos nacional e internacional exigem, a galeria busca processos de fomento de carreiras, ao apoiar e incentivar exposições de seus artistas em outros espaços dentro e fora do país, e de prospecção de mercados, ao participar de feiras importantes e ao estudo permanente de seus diretores sobre a cena contemporânea mundial.

Divulgação: Patrícia Zanotti
Fotos: Divulgação