Bento ganha atrativo turístico central de R$ 147 milhões

Empreendimento está sendo construído na área que abrigou por 94 anos a Vinícola Salton num projeto de valorização do patrimônio histórico e incremento turístico.

O Centro da Capital Brasileira do Vinho ganha seu primeiro atrativo turístico de peso. É o Piazza Salton, um empreendimento de mais de R$ 147 milhões que chega com o compromisso de valorizar o patrimônio histórico, gerando uma experiência única que engloba cultura, compras, turismo e lazer. O complexo já está sendo construído no terreno que abrigou a Vinícola Salton de 1910 a 2004. A entrega deverá ocorrer em maio de 2021. Já a torre residencial está prevista para 2022.

Com 37 mil m² de área construída - mais de 10 mil m² somente na área comercial -, o empreendimento contará com uma praça central multiuso de 2.100 m², cercada por megalojas e com um estacionamento rotativo e coberto de mais de 1.500 vagas por dia. Seguindo conceitos da arquitetura inclusiva, que une tradição e modernidade, o complexo terá, ainda, uma enoteca, um espelho d’água no entorno da chaminé centenária e um parque infantil. Lojas e escritórios boutique, grandes redes de vestuário, calçados e restaurantes, além de marcas consagradas de fast food, desejadas pelo público local, estão confirmadas. Entre elas as famosas MC Donald’s, Renner, Pittol, Apolo e Enoteca Salton. Tudo foi pensado para fazer do espaço o novo ponto de encontro de moradores e visitantes, que buscam áreas de conveniência, história, lazer e comodidade.

Sua localização privilegiada tem frente para três importantes ruas centrais: Barão do Rio Branco, Dr. Montaury e Marechal Deodoro. O excelente fluxo, a acessibilidade, a segurança, a luz natural e as técnicas construtivas de sustentabilidade como energia renovável, iluminação de LED, reaproveitamento da água da chuva, muros e telhados verdes, são outros diferenciais que não fugiram do olhar dos empreendedores.

O Piazza Salton é um projeto para se admirar e que tem íntima relação com a história do lugar. Afinal, foi entre a vinícola e a Igreja Matriz Santo Antônio, que se encontra a Cruzinha, monumento que marca o local onde foi enterrado um tropeiro alemão que tinha como ofício a demarcação de terras no período pré-colonização. Este é um dos marcos que simboliza que a cidade, então vila, surgiu ali, neste exato local. O valor histórico foi decisivo para a preservação das fachadas da vinícola mais antiga do Brasil em funcionamento. Assim, o projeto revitalizará um patrimônio que tem ligação direta com o desenvolvimento de Bento Gonçalves e do setor vitivinícola brasileiro. As fachadas, que serão revitalizadas e terão a cor original, guardam memórias dos bons tempos.

Com a concretização deste projeto, o turismo urbano de Bento Gonçalves passa a contar com um forte aliado para atrair os turistas para o centro da cidade, beneficiando o comércio e os serviços. No ano passado, o município registrou um fluxo de 1,5 milhão de visitantes, isso sem contar num contingente de mais de 1 milhão de moradores na Região Metropolitana de Caxias do Sul.

A obra já está em andamento e os empreendedores estão otimistas. “Estamos apenas iniciando as obras e já temos grandes marcas confirmadas no empreendimento. Isso nos sinaliza que todo o trabalho de estudo de mercado e busca do projeto ideal para a cidade está valendo o esforço. Bento merece um empreendimento deste porte e o centro da cidade vai ganhar ainda mais com as novidades que estamos trazendo, tanto na valorização do patrimônio histórico, quanto na variedade para comércio e serviços”, destaca Pedro Reginato, representante do grupo.

O Residencial Paulo Salton, com 55 apartamentos, todos com três suítes e lavabo, foi projetado com toda qualidade construtiva que garante conforto acústico, segurança e amplas áreas de lazer. Tudo isso, somado à praticidade de estar perto de tudo, junto ao Piazza Salton, integrando o complexo.

O lançamento oficial do empreendimento ocorre dia 29 de agosto e irá reunir investidores, imobiliárias, imprensa e autoridades, para a apresentação dos detalhes da obra.

Mais informações: www.piazzasalton.com.br | contato@piazzasalton.com.br

NÚMEROS

- O investimento nesta obra garantirá mais de 800 empregos diretos.
- Movimenta a cadeia da construção civil que compõe 62 setores da economia, gerando e distribuindo renda e emprego nas mais diversas áreas.
- Já foram investidos mais de 3 milhões de reais para a conservação/preservação do patrimônio histórico, com contenções para paredes, chaminé, entre outros.
- Mais de 1 milhão de KG de aço serão utilizados nas estruturas.
- A estimativa é de 1.700 caminhões de concreto até a finalização do empreendimento.

Divulgação: ConceitoCom
Fotos: Jeferson Soldi
Imagens projeto: Divulgação Piazza Salton