Ocre Galeria e Maiojama inauguram novo espaço expositivo com obras de Nelson Wilbert no dia 16/11

Artista plástico propõe novos arranjos visuais por meio do sampleamento


Com o objetivo de ampliar as possibilidades de difusão da obra artística, a Ocre Galeria inaugura parceria inédita com a Maiojama que tem como primeira ação a exposição com obras do artista plástico Nelson Wilbert. Intitulada “Sample - Um espaço compartilhado”, a mostra será aberta no próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, das 19h às 22h, no espaço localizado na Avenida Nova York, 130, em Porto Alegre. A mostra pode ser visitada até o dia 10 de dezembro próximo (confira horários no “Serviço”). A entrada é franca.



Na exposição, "Sample - Um espaço compartilhado”, Nelson Wilbert conduz o público a um universo onde a arte se torna uma orquestração ousada de referências, uma exploração audaciosa da apropriação e reinterpretação. Nesse cenário, o artista se revela como um maestro contemporâneo, habilidoso em conceber novos arranjos visuais por meio do sampleamento artístico, de forma análoga à prática musical de um DJ que extrai trechos sonoros para criar composições únicas.



A proposta de Nelson Wilbert reside em compor um intricado mosaico de referências históricas. Assim como um DJ combina samples diversos para forjar novos sons, o artista extrai elementos visuais de retratos renascentistas, padrões clássicos e populares, conferindo-lhes uma contemporaneidade vibrante em suas telas.



A trajetória artística de Wilbert está enraizada em um processo de trabalho em expansão, permeado pelo acaso e descobertas fortuitas. Cada escolha é essencialmente intuitiva, desafiando convenções estabelecidas e explorando novos territórios visuais. O computador se torna sua poderosa ferramenta de sampleamento visual, permitindo que ele sobreponha elementos da história da arte em combinações inusitadas. Essa abordagem resulta em composições únicas, um loop infinito de possibilidades, onde o acidental se entrelaça com o intencional.



Em suas obras, o artista estabelece uma relação íntima com as cores de suas referências, mantendo parte da paleta original como parte do "DNA" da reprodução, mesmo que estas sejam reinterpretadas. Dessa forma, suas pinturas carregam consigo registros das escolhas dos pintores do passado, resquícios dos pigmentos da época e uma atmosfera de luz transformada em cores atuais.



O artista visual e mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Krauz, analisa a evolução do processo de Wilbert: (...) “ao orquestrar formas e cores nesta etapa, o artista se deu conta que estava lidando com um modo operacional diverso de obras anteriores. Aqui, ele passou a perceber que o conceito associado a esse fazer era ‘samplear’, que é um anglicismo provindo do termo 'sample’, que significa amostra ou, também, o ato de coletar. Com isso em mãos, o artista coleta, analisa, combina e recombina imagens, padrões e personagens à exaustão, orquestrando formas e cores que lhe possibilitam uma gama infinita de sobreposições/combinações a tal ponto que, ao contemplarmos cada obra, podemos estar diante de uma amostra. De uma possibilidade, entre tantas, que poderiam estar ali”.



Sobre a Ocre Galeria

A Ocre Galeria de Arte está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, próxima à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Margs e à Usina do Gasômetro. É administrada pelos artistas Felix Bressan e Nelson Wilbert em sociedade com Mara Prates. A Ocre foi inaugurada em maio de 2022 com as exposições dos artistas Mariana Rotter e Rommulo Vieira Conceição. Na sequência, realizaram exposições na galeria os artistas Patricio Farías, Thais Ueda, Luiz Felkl, Bea Balen Susin, Lenir de Miranda, Alfredo Nicolaiewsky, Nara Amelia, além de três coletivas, dois módulos apresentando os artistas da galeria e outra de desenhos das artistas Amelia Brandelli, Olívia Girardello, Mariana Riera, Claudia Hamerski e Marta Penter com a curadoria de André Severo. A galeria tem buscado preservar a história, difundir a cultura e apoiar a produção de novos artistas, disponibilizando um amplo acervo de artistas representados e um acervo online com obras selecionadas.

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/ocregaleria/


SERVIÇO:

O Quê: "Sample - Um espaço compartilhado”, exposição de Nelson Wilbert

Onde: Ocre Galeria | Maiojama

Avenida Nova York, 130, Porto Alegre-RS

Quando: Abertura dia 16 de novembro de 2023, quinta-feira, das 19h às 22h. Visitação até o dia 10 de dezembro de 2023, de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingo e feriado das 9h às 17.

Quanto: Entrada franca

Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu