Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta Eloquência e Eficácia: figuras do discurso, nova exposição na Sala dos Pomares, em Viamão

Abertura para visitação ocorre neste sábado, 26/08, na Sala dos Pomares, em Viamão, com transporte gratuito para o público – saída às 10h30, em frente ao Theatro São Pedro, no Centro Histórico de Porto Alegre

A Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) inaugura no sábado, 26/08, das 11h às 17h, a exposição coletiva Eloquência e Eficácia: figuras do discurso, que reúne 40 obras de mais de 20 artistas nacionais e internacionais. A curadoria é de Ana Albani de Carvalho e Paulo Silveira, professores do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS) e membros do Conselho deliberativo da FVCB.
A mostra reúne trabalhos artísticos – pertencentes ao Acervo da Fundação e de artistas convidados (Elias Maroso, Estêvão da Fontoura, Marcela Futuro e Sandro Ka) – que têm em sua gênese, e às vezes finalidade, os modos de elocução da pessoa criadora, de seu estatuto, saberes e práticas, em voz da sua época, integrando instâncias de eloquência dos anos 1970 ao presente. O conjunto apresentado engloba instalação, arte postal, artes gráficas, xerografia, livro de artista, arte sonora, videoarte e objeto. No caso do trabalho Testarte VIII – o Cofre, 1980, de Vera Chaves Barcellos, há também participações de diversos artistas do Brasil e do exterior a partir da corrente postal que envolve a proposta.
Para facilitar o deslocamento até a Sala dos Pomares (Av. Senador Salgado Filho, 8480 – parada 54, em Viamão), haverá transporte gratuito de ida e volta (POA – Viamão – POA), na data de lançamento, 26/08, com saída às 10h30, em frente ao Theatro São Pedro, no Centro Histórico de Porto Alegre, mediante inscrição prévia (formulário disponível no site fvcb.com.br)

ARTISTAS PARTICIPANTES
Anna Bella Geiger | Bené Fonteles | Carlos Pasquetti | Cildo Meireles | Claudio Goulart | Elias Maroso | Estevão da Fontoura | Lenora de Barros | Marcela Futuro | Marcelo Silveira | Mariana Manhães | Milton Marques | Miriam Elia | Patricio Farías | Paulo Bruscky | Paulo Vivacqua | Ray Johnson | Sandro Ka | Ulises Carrión | Vera Chaves Barcellos | et alii



DEPOIMENTOS DE PAULO SILVEIRA, CURADOR

Sobre a exposição:
A exposição Eloquência e Eficácia: figuras do discurso reitera uma das marcas identitárias do Acervo da Fundação, a presença de registros da criatividade de artistas envolvidos com a multiplicidade dos meios à disposição, a intertextualidade e as estratégias culturais, com retóricas visuais comprometidas com o contexto do avançar das linguagens. O uso da palavra como recurso é frequente, eventualmente essencial. Em outros trabalhos, a total iliteracia se apresenta como expediente, reiterando discursos circunstantes ao programa da obra ou do artista. As concepções teóricas de si mesmas, das peças e pessoas em exposição, repetem – assim eu entendo – certezas adversativas, interrogações que enfatizariam afirmações categóricas ou as colocariam em xeque, como em declaração de Ulises Carrión, que intitula e finaliza um artigo de 1973: “Nós ganhamos! Não ganhamos?”.

Sobre a curadoria conjunta com Ana Albani de Carvalho:
Penso que o determinante original para que Ana e eu trabalhássemos em colaboração na curadoria da exposição deva ser buscado na própria Fundação. Foi Vera Chaves Barcellos a porta-voz do convite. Mas penso que não seria difícil considerar as afinidades que nós temos, inclusive com o acervo da Fundação, cada um de nós a sua maneira. Ana, especialmente, tem um longo histórico de trabalhos diretamente associados com Vera e a Fundação. O meu caso é muito mais a frequência a eventos diversos, há já bastante tempo, e o convívio como pesquisador de temas da arte contemporânea. Além disso, somos ambos professores de uma mesma universidade, de um mesmo departamento e de um mesmo programa de pós-graduação. Trabalhar com Ana, amiga e colega, é sempre um prazer. Uma das primeiras vezes, se não a primeira, foi um trabalho de aula conjunto, quando ainda éramos colegas da graduação. Nossa pesquisa era sobre influências muçulmanas na arquitetura brasileira, para disciplina de História da Arte na UFRGS, ministrada por Armindo Trevisan, um professor inesquecível. De lá até o presente, passaram-se cerca de 40 anos, que é também, aproximadamente, o arco de tempo da exposição que agora tem a nossa curadoria. Somos testemunhas de um mesmo tempo, o que poderá ser proveitoso.


TEXTO DA CURADORIA
Eloquência e Eficácia: figuras do discurso
A eficácia de uma proposição artística não pode ser antecipada, tampouco sua eloquência. Isto é, não podemos estabelecer tais condições em termos de alguma relação predeterminada entre causa e efeito, ainda que possamos perceber quando uma obra de arte efetivamente se manifesta de forma eloquente e eficaz. Trata-se de um equilíbrio sutil entre a intencionalidade artística, as formas sensíveis eleitas para configurar certa questão, tema ou assunto, os jogos e as figuras de linguagem – metáforas, metonímias, sinestesia, ironia, entre outras possibilidades –, uma certa disposição espacial, o acontecimento no encontro com a experiência do espectador e um emaranhado de “ideias que estão no ar” em certo contexto, tempo e lugar.
Ainda que toda obra artística possua múltiplas camadas de leitura e distintas possibilidades interpretativas, o conjunto selecionado do acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos e de artistas convidados enfatiza o caráter de complexidade, optando por trabalhos que operam com as articulações entre imagem e palavra, entre o olhar e o dizer – às vezes, mais interessadas em desdizer –, em alguns casos de forma mais enfática, em outros, de modo assumidamente enigmático, irônico ou beirando o paradoxal. A dimensão política do acontecimento artístico se manifesta através dessas operações que afetam os modos de ver e perceber o mundo em que vivemos, as crenças estabelecidas sobre o que é nítido e razoável, os limites entre transparência e opacidade no funcionamento dos sistemas que estruturam o tecido social contemporâneo.

Curadores
Ana Albani de Carvalho
Paulo Silveira








SERVIÇO
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ELOQUÊNCIA E EFICÁCIA: FIGURAS DO DISCURSO
Quando: 26/08/2023, sábado, das 11h às 17h.
Onde: Sala dos Pomares da Fundação Vera Chaves Barcellos – Av. Senador Salgado Filho, 8480 (parada 54), Viamão, RS.
Inscrições para transporte gratuito na abertura: formulário disponível no site fvcb.com.br. Saída no sábado, 26/08, às 10h30, em frente ao Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro Histórico de Porto Alegre).
Visitação: até 01/03/2024.
Contatos: educativo.fvcb@gmail.com | (51) 98229 3031.
Entrada franca.
Mais informações em:
instagram.com/fvcb__
facebook.com/fvcbarcellos
fvcb.com.br

IMAGENS DE DIVULGAÇÃO (DOWNLOAD). Legendas e créditos abaixo:
1 – Mariana Manhães (Niterói/RJ, 1977). Arvorar (2006). Instalação. Coleção FVCB. Foto de Divulgação / Katiana Ribeiro
2 – Lenora de Barros (São Paulo/SP, 1953). Procuro-me (2001/2011). Impressão Offset sobre papel. Coleção FVCB. Foto de Divulgação / Acervo FVCB
3 – Carlos Pasquetti (Bento Gonçalves/RS, 1948 – Porto Alegre/RS, 2022). Energiczador Printemps (2000-2001). Instalação. Coleção FVCB. Foto de Divulgação / Katiana Ribeiro
4 – Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938). Testarte VIII – O Cofre, 1980. Cartões postais. Coleção FVCB. Divulgação Acervo FVCB
5 – Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938). Testarte VIII – O Cofre, 1980. Resposta da artista Anna Banana. Cartões postais. Coleção FVCB. Divulgação Acervo FVCB
6 – Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938). Testarte VIII – O Cofre, 1980. Resposta do artista Hans Arkeveld. Cartões postais. Coleção FVCB. Divulgação Acervo FVCB
7 – Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938). Testarte VIII – O Cofre, 1980. Resposta do artista Hans Arkeveld. Cartões postais. Coleção FVCB. Divulgação Acervo FVCB
8 – Marcela Futuro (Porto Alegre/RS, 1997). Unwanted/Não fui procurada (2019-2022). Impressão digital em papel Sulfite. Coleção da Artista. Foto de Divulgação / Katiana Ribeiro
9 – Ana Albani de Carvalho e Paulo Silveira, curadores. Foto de Divulgação / Katiana Ribeiro

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