O ESTILO ELEGANTE

Na edição anterior, abordei o estilo CRIATIVO, que faz parte dos setes estilos universais de homens. A divisão em sete perfis foi desenvolvida pela renomada consultora americana Alyce Parsons, que publicou nos anos 1990 as obras “Universal Style: Dress for Who You Are and What You Want” (Estilo Universal: vista-se de acordo com o que você é e com o que você quer) e “What’s my Style? “(Qual é o meu estilo?).

Referência em grandes escolas de moda, os setes perfis são adotados pelas renomadas Parsons School of Design e Fashion Institute of Technology, de Nova Iorque, e propagaram-se pelo mundo. Os sete estilos são como uma bússola e servem como uma excelente ferramenta para organizar da melhor forma o que funciona para o guarda-roupa de cada um, sendo que hoje abordarei o estilo Elegante.


Sobre o conceito Elegante, o universo da moda e do estilo, há muito tempo, faz um forte trabalho junto às mulheres. No contexto masculino, obter livros sobre o tema é um desafio, assim como novos títulos relacionados a esse enfoque masculino. É quase impossível encontrar literatura sobre esse assunto, como o “Universal Style for Men” (Estilo Universal Masculino), de Alyce Parsons, 1993, esgotado há décadas no mercado, e até mesmo em outros países.

Minha experiência como consultor levou-me a adaptar esses princípios à nossa realidade e às necessidades específicas de meus clientes homens. A divisão em perfis segue válida nos dias de hoje, mas o que aplico no trabalho com eles é um desenvolvimento das referências de Ms. Parsons, somado à minha visão do tema.


A lista original apresenta os seguintes perfis: Criativo; Elegante; Esportivo; Romântico; Sexy; Tradicional; Urbano. Ressalto que a divisão em sete tipos não significa que estejamos presos a apenas um deles. Alguns consultores dividem-nos em dois grupos, pois acreditam que nascemos com um estilo básico. No entanto, ao longo da vida, podemos desenvolver afinidade por um ou dois outros. Como destaquei na edição anterior, não concordo com essa subdivisão, mesmo entendendo que podemos, sim, trazer características de mais de um estilo.

Vamos, então, compreender como usar as diretrizes dos sete estilos para o melhor aproveitamento de suas compras e criação de um repertório adequado para o seu guarda-roupa. Hoje abordarei o estilo Elegante.

ELEGANTE: Estilo de homens refinados, seguros de si, imponentes e sofisticados. Estão sempre com o visual impecável e procuram roupas de melhor qualidade e durabilidade. Sabem que a simplicidade é muito chique.

Geralmente usam combinações de roupas em tom sobre tom, sempre com algum acessório ou peça de roupa que chame mais a atenção. Sua opção por roupas que duram anos não é sinal de acúmulo de peças que ficam obsoletas, pelo contrário: seu

guarda-roupa é caracterizado por itens atemporais, que nunca saem de moda.

O melhor exemplo disso é a camisa social branca, essencial no seu look. Um homem elegante sempre tem várias camisas brancas – e gosta de usá-las tanto com uma bermuda ou jeans, no final de semana, como também com seu melhor terno no trabalho.

Sua escolha de acessórios revela sempre um toque notável: sem perder o ar refinado e imponente, são bem combinados e de alta qualidade. Suas roupas se caracterizam por serem feitas sob medida, em alfaiate.

Palavra-chave: rebuscado

Exemplo: Roberto Justus

E você? Se identifica com o estilo Elegante?