Vinhos brasileiros brilham na ProWein Düsseldorf com incremento de negócios e interesse internacional


Estimativa é de que feira resulte em mais de USD 2 milhões em exportações para as vinícolas participantes


O projeto setorial Wines of Brazil, mantido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebra uma participação impressionante na ProWein Düsseldorf 2024, de 10 a 12 de março. A estimativa é de que as oito vinícolas brasileiras presentes no estande - Barbara Heliodora, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero, Valduga, Vita Eterna e Salton - tenham fechado USD 681 mil em negócios internacionais, o que representa um incremento de 448% em relação à edição de 2023. Além disso, a projeção de negócios internacionais a serem realizados nos 12 meses seguintes à feira é de USD 1.462.000,00, um acréscimo de 196% em comparação ao ano anterior. O resultado reforça a posição do Brasil como um produtor de vinhos e espumantes de destaque no cenário global.



Durante os três dias, as vinícolas brasileiras atraíram a atenção de compradores internacionais interessados em explorar a diversidade e qualidade dos rótulos nacionais. A participação brasileira foi marcada por um fluxo constante de negócios e novos contatos comerciais. Rafael Romagna, gerente do projeto Wines of Brazil, ressalta que a ProWein Düsseldorf é uma vitrine excepcional para as empresas brasileiras apresentarem seus produtos a compradores de todo o mundo. Romagna observou um grande movimento no espaço do Wines of Brazil, superando as expectativas em comparação aos anos anteriores.



Com foco em negócios B2B, a participação brasileira atraiu particular atenção dos compradores russos, evidenciando o crescente interesse internacional nos rótulos brasileiros. Durante a feira, as oito vinícolas brasileiras realizaram 168 contatos comerciais, dos quais 110 foram novidade em relação a edições anteriores. Outro destaque foi uma Discovery Table, em que foram apresentados produtos de mais seis empresas - Amitié, Buenos Wines, CRS Brands, Lídio Carraro, Mioranza e Tenuta Foppa & Ambrosi. A iniciativa proporcionou aos visitantes uma experiência completa da diversidade e qualidade dos vinhos e espumantes do Brasil.



Como parte das atividades paralelas, o público da feira teve a oportunidade de participar de uma masterclass exclusiva sobre espumante brasileiro no ProWein Forum, ministrada pelo sommelier e wine educator Maurício Roloff. A aula foi um sucesso absoluto, com todas as vagas ocupadas.



“A ProWein foi ótima, com contatos com possíveis novos importadores e de países diferentes dos tradicionais. Tivemos muitos contatos da Rússia, para Prosecco e produtos de baixo valor agregado Diversos compradores foram visitar o estande da vinícola já com seu agendamento, ou seja, foram para nos visitar e provar nossos produtos. Resultado das diversas participações da Garibaldi na feira e nas ações da Apex”, afirma agente de Exportação da Cooperativa Garibaldi, Maria Inês Munari Balsan.



A edição deste ano também marcou a estreia da nova campanha promocional para o vinho brasileiro no mercado internacional, “Enjoy the FRESH side of life”. Com estratégias de impulsionamento, a campanha visa ampliar a divulgação dos produtos brasileiros no mercado externo, destacando sua qualidade, diversidade e autenticidade.



A ProWein Düsseldorf 2024 foi mais uma vez um palco para o sucesso e a excelência dos vinhos e espumantes brasileiros, consolidando a presença do Brasil como um destino de destaque no mapa vinícola global. Conforme Romagna, o apoio do projeto setorial viabiliza a presença das vinícolas nos eventos internacionais, cobrindo todos os custos de execução. Sem esse suporte, a ida das vinícolas seria inviável.



Fotos em anexo

Projeto Setorial Wines of Brazil esteve presente na ProWein Düsseldorf 2024 em estande coletivo com oito vinícolas brasileiras e uma Discovery Table.

Crédito: Fernanda Productions, divulgação Wines of Brazil



Entrevistas

Os porta-vozes da entidade estão à disposição da imprensa. Solicitações de entrevistas devem ser feitas via assessoria.



Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.



Sobre o Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.



Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte Sublinha Comunicação