728 x 90

Índia e Turquia - Dez dias surpreendentes

Minha experiência em dois países incríveis, com hotelaria excepcional, e os serviços de uma das companhias áreas mais reconhecidas do mundo.

Esta foi minha sétima e mais incrível experiência com a Turkish Airlines. Viajei com minha esposa a bordo da superclasse executiva. De São Paulo para Istambul são 14 horas de voo, depois mais 6 horas até Mumbai. A Turkish Airlines é reconhecida como uma das melhores companhias aéreas no Travellers Choice Awards do TripAdvisor de 2018. Pelo site, antes do voo, é possível agendar o horário para o jantar e escolher o cardápio. Jornais e revistas estão disponíveis, bem como o serviço para despertar e cama. Há chinelos, toalhas quentes e um Snack Bar com chocolates e guloseimas. Mas o que fecha com chave de ouro são os jantares: os chefs servem sobremesas em um carrinho de dois andares cheio de delícias turcas e internacionais.

A sala vip da Turkish Airlines no aeroporto de Istambul é um oásis. São mais de 5mil m², e é considerada a maior e mais equipada sala vip do mundo. O lounge oferece espaço para relaxar, suíte para dormir, lanches, jantar, brinquedoteca, jogos eletrônicos, mesas de bilhar, simulador de golfe, pista Scalextric, cinema com balde de pipoca.
Na chegada à cidade de Jodhpur ao Umaid Bhawan Palace Taj, fomos recepcionados em uma festa igual fazem ao marajá. Este hotel é um palácio que fica no topo de uma montanha. A casa do marajá é dentro do hotel. Tem piscinas suntuosas e jardins. Tive a honra de almoçar e conhecer o Marajá Gaj Singh de Jodhpur India nesse dia, pois ele participava do Holi Festival (festa das cores que comemora o início da primavera).
Visitamos o Mehrangarh Fort, um dos melhores fortes do Rajastão, e várias tribos, assistimos aos artesãos trabalhando, o oleiro fazendo o vaso, o tecelão costurando um tapete, e até ao preparo de ópio.
Chegamos em Mumbai ao Hotel Taj Mahal Palace Mumbai. O projeto arquitetônico nasceu de um desejo de Jamsetji N. Tata, que ressaltava a importância de Mumbai ter um grande hotel que honrasse a cidade como uma das mais importantes do mundo. Erguido pelos ingleses, o hotel consagrou-se como a mais nobre “casa” na Índia para personalidades, chefes de estado, artistas e figuras importantes que marcaram a história. Um dos primeiros hóspedes foi o Marajá de Bikaner, e, em 1911, recebeu os monarcas Rei George V e a Rainha Mary. Nomes como os músicos dos Beatles e Ravi Shankar, o astronauta Neil Armstrong, o ex-presidente Barack Obama, também se hospedaram. O Taj Mahal Palace Hotel tornou-se a referência máxima na hotelaria de luxo mundial, mistura os estilos renascentista, oriental, rajput e domos de inspiração mourisca. Seus 1.500 funcionários buscam assegurar o tão prestigiado padrão de serviço TAJ, com a elegância e a sutileza que são peculiares do grupo.

Saímos de Mumbai após duas noites, e fomos para Istambul, na Turquia, em uma maratona de passeios incríveis. O Raffles Istanbul tem vista para o Rio Bósforo, as Ilhas Príncipe e a histórica península, e é o único da cidade a disponibilizar mordomos para atendimento em todas as suítes, o serviço de Wedding Buttler, e um spa de 3mil m².

O hotel possui uma belíssima coleção de obras de arte. Muitas delas são de artistas turcos. Há esculturas tácteis, objets trouvés (objetos encontrados) e interpretações contemporâneas de padrões clássicos, peças inspiradas nas fabulosas joias bizantinas - unindo o antigo e o moderno.

Conheço muitos hotéis sofisticados no mundo, de quantas estrelas você possa imaginar. Mas estas três incríveis hospedagens superaram todas as expectativas, cada um com seu diferencial fazendo jus à referência dos nomes. Em todo meu trajeto, desde a saída do Brasil ao retorno, todos, sem exceção, sempre prontos a dar um sorriso e sua gentileza.

Agradecimentos à Turkish Airlines, Umaid Bhawan Palace Taj, Taj Mahal Palace Mumbai, Raffles Istanbul e operadora Be Happy Honey Moon.

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne