De Onde Vem o Dinheiro estreia no Teatro Oficina Olga Reverbel nos dias 09 e 10 de dezembro

Com entrada franca, espetáculo infantil ensina conceitos de educação financeira e empreeendedorismo para a criançada


Com leveza, música e humor, peça pretende ensinar por meio do lúdico. Crédito: Leekyung Kim



Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Pedro Garrafa, a peça faz da imaginação dos pequenos um espaço fértil para solidificar boas ideias e práticas. Depois de grande sucesso em São Paulo no Teatro Tucarena, o espetáculo chega pela primeira vez em Porto Alegre, no Teatro Oficina Olga Reverbel
Com a missão de ensinar para a criançada como lidar de forma responsável com o dinheiro e a empreender de maneira sustentável, a peça De Onde Vem o Dinheiro? chega em Porto Alegre, no Teatro Oficina Olga Reverbel, com somente duas apresentações. O trabalho é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio pelo Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A direção é de Pedro Garrafa e o elenco traz Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira. As apresentações ocorrem nos dias 09 e 10 de dezembro, sábado e domingo, às 16h. A entrada é franca e a retirada dos ingressos ocorre das 13h30min às 18h, na recepção do Multipalco do Theatro São Pedro.



No domingo (10), às 13h, os artistas Rebeca Oliveira, Iris Yazbek e Lucas Padovan realizam palestra sobre o processo criativo da montagem do espetáculo De Onde Vem o Dinheiro?, no Teatro Oficina Olga Reverbel. As inscrições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados antecipadamente, das 13h30 às 18h, na recepção do Multipalco do Theatro São Pedro (mais informações no "Serviço").



A produção é da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.



Antônio (8), melhor amigo de Tininha (8), que mora no Rio de Janeiro, se mudou para um outro estado do País, Belém do Pará, no Norte. Os dois, agora, só se falam pelas telas, mas a vontade de se ver ao vivo, brincar no presente, é muito maior. Tininha não aguenta de saudades e quer muito visitar Tom Tom, o apelido carinhoso. Mas quando pede para sua mãe comprar a passagem, leva um banho de água fria. É muito caro ir do Rio até Belém e ela não vai conseguir. Marta explica de onde vem o dinheiro e a importância de juntá-lo para conseguir realizar a viagem. Tininha não se conforma e briga com a mãe por achar que ela não quer ajudá-la a encontrar seu amigo.



Triste e cheia de saudade, Tininha e Antônio pensam num jeito mais rápido de conseguir o dinheiro da passagem. Eles sabem que existem games em que os personagens alcançam moedas rapidamente (Mario Bros., Subway Surfers, Sonic, entre outros) e pensam na possibilidade de eles mesmos entrarem num game e ganharem moedas dessa maneira. Mas o que eles não sabem é que Marta ouve essa conversa e pensa num jeito de fazê-los se sentirem num game.

Ela inventa um formulário para eles participarem do Game Reino da Rainha Bufunfa, a fim de pegarem moedas. Sem desconfiar, eles se inscrevem, mas para serem selecionados, precisam passar por várias perguntas e dizer por que eles realmente precisam de moedas. Antônio e Tininha fazem uma linda canção sobre a força da amizade deles. E passam.



Enquanto Tininha dorme, Marta transforma o quarto da filha ‘num verdadeiro cenário de game e se veste na Rainha Bufunfa, a dona do Reino Bufunfa, a terra da moeda. Tininha acorda nesse cenário e logo chama o amigo na tela. Antônio fica chocado. Parece que eles estão dentro do game. Mas nada será fácil, eles precisam passar de fases, responder perguntas, numa verdadeira gincana de aprendizado sobre economia, para conseguirem as moedas. Numa dinâmica divertida e recheada de músicas, orquestrada pela Rainha Bufunfa, que na verdade é mãe, Marta, Antônio e Tininha aprendem sobre De Onde Vem o Dinheiro.



No final eles passam de todas as fases e conseguem a viagem. Mas, antes, descobrem que tudo foi uma grande brincadeira feita por Marta. Tininha entende que não é que mãe não quer que ela vá, é que dinheiro não cai do céu. E em vez de reclamar, vai ajudar a mãe economizar para ir viajar o mais rápido possível.

Finalmente, após um tempo, Tininha e Tom tom se encontram na casa do amigo em Belém e ficam cheios de felicidades por se verem ao vivo e dão um belo abraço de amigos.



Com leveza, muita música, simplicidade e humor, “De onde vem o dinheiro?” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas práticas e ideias.



Sinopse

A peça conta a história de Tininha, que mora no Sudeste, e Tom tom, que recentemente se mudou para o Norte do País. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de avião é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas. E descobre que, se tiver foco e paciência, logo conseguiria juntar o valor necessário para visitar o amigo.



Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia

Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira. É autora do longa-metragem Os Sapos, com direção de Clara Linhart. É roteirista do longa Meus 4 Maridos, , direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem Bodas, prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.



Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros, entre outros. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê, respecitvamente.



Sobre Pedro Garrafa - direção

Pedro Garrafa é diretor, ator, dramaturgo, roteirista e professor de Teatro. Ganhador do Prêmio São Paulo (FEMSA) de Teatro Infantil e Juvenil como Melhor Texto e Melhor Espetáculo de 2015, por O ALVO, espetáculo de grande sucesso de público e crítica, e do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo texto e direção de NOMO, em 2019.



Sobre a WB PRODUÇÕES

Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil.

É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles “Através da Iris”, de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg; “Misery” da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; “Três Mulheres Altas” (Three Tall Women) de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill; “Gargalhada Selvagem” (Laughing Wild) de Christopher Durang, com Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros. Ao todo, a WB Produções atingiu um público de mais de 1,5 milhão de espectadores em mais de 700 sessões realizadas, envolvendo mais de 500 profissionais entre artistas, técnicos e equipe em seus projetos.

Ficha Técnica:

Idealização e Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles

Dramaturgia: Renata Mizrahi

Direção: Pedro Garrafa

Assistente de Direção: Rafael Cabral

Elenco: Iris Yazbek, Lucas Padovan e Rebeca Oliveira

Trilha Sonora Original: Carlos Careqa

Iluminador: Cesar Pivetti

Cenografia e Figurinos: Paula De Paoli

Produção: Bia Mendes

Cenotécnico: Wagner José de Almeida

Aderecista: Gê Campelo

Assistente de Figurinos: Rubens Carvalho

Costura Figurinos: Zezé de Castro

Costura Cenografia: Ateliê Cecília

Preparadora Vocal: Mariana Nunes

Preparador Corporal: Cezar Rocafi

Visagista: Bruna Recchia

Produção Executiva: Aline Gabetto

Técnico e Operador de Som e Luz:

Assistente de Produção: Anna Mittmann

Designer Gráfico: Jhonatan Medeiros e Lydia Spinassé

Motion Design: JLStudio

Social Media: Ismara Cardoso

Coordenadora do Projeto: Letícia Napole

Gestão de Projetos: Deivid Andrade

Fotos estúdio: Priscila Prade

Fotos de cena: Leekyung Kim

Vídeos: gaTú Filmes
Ilustrações: Rayan Casagrande

Assessoria de Imprensa local: Silvia Abreu

Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia

Assessoria Contábil: Leucimar Martins

Gestão de Patrocínio: Incentiv

Apresentado por: Ministério da Cultura

Patrocínio: Nubank

Realização: WB Produções


Espetáculo faz da imaginação um espaço fértil para boas práticas e ideias.. Crédito: Leekyung Kim



SERVIÇO:

De Onde Vem o Dinheiro?

Dia: 09 e 10 de dezembro de 2023

Sábado e domingo às 16h

Teatro Oficina Olga Reverbel

Praça Mal. Deodoro, S/N, Centro Histórico, Porto Alegre-RS

Ingressos: Gratuito. A retirada dos ingressos na bilheteria do teatro deve ser feita 1h antes da sessão. Ingressos antecipados das 13h30min às 18h, na recepção do Multiplaco do Theatgro São Pedro.



Capacidade: 120 lugares

Classificação Indicativa: Livre

Acessibilidade. Haverá intérprete de Libras nas duas apresentações. Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.



*****************************

Oficina Processo Criativo da Montagem do espetáculo De Onde Vem o Dinheiro?

Dia 10 de dezembro, domingo, às 13h, com entrada franca.
Teatro Oficina Olga Reverbel
Praça Mal. Deodoro, S/N, Centro Histórico, Porto Alegre-RS
As inscrições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados antecipadamente a partir desta segunda-feira (4), das 13h30 às 18h, na recepção do Multipalco do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº), Centro Histórico de Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)