Sintonia de contrastes

Durante a obra de execução deste apartamento no ponto mais alto de Petrópolis, o escritório Tania Bertolucci de Souza | arquitetos associados, formado pelas arquitetas Tania Bertolucci de Souza e Carolina Schrage Nuernberg, foi contratado para pensar as modificações e todo o detalhamento de interiores do imóvel com mais de 180 m² de laje. Com liberdade para criar e conceitos claros brifados pelo cliente, valorizaram a integração dos ambientes no estar/jantar e copa/cozinha, projetando portas de correr que, quando abertas, permitem a total comunicação destes espaços e, quando fechadas, protegem o espaço funcional. Painéis revestem a churrasqueira, que abriga também uma bifeteira móvel, permitindo que o espaço seja totalmente vinculado ao estar quando desejado.

A iluminação natural, aliada à vista do 12º pavimento, foram logo percebidas pelas arquitetas – que neste projeto contaram com a colaboração da arquiteta Caroline Cancaro – como o grande destaque do apartamento, qualidades sublinhadas com circulações fluidas, poucos móveis e cores claras nas paredes e piso. Em contraponto ao colorido neutro, criaram um grande painel que recebe a TV de 65”, em vidro preto e lâminas de madeira louro pardo escurecido, executado com excelência pela Mercatto Marcenaria, assim como todos os outros trabalhos de marcenaria do apartamento. Para o revestimento da lareira e do degrau que delimita sua base elegeram mármore espanhol Nero Marquina fornecido pela Basalto Santo Antônio de Nova Prata, que também executou todos os tampos nos banheiros, cozinha e área de serviço.

Atento às inovações tecnológicas, o cliente solicitou diversos recursos como automação para iluminação, equipamentos de áudio e vídeo em full HD comandados remotamente, controle de acesso interligado ao celular, etc. No projeto luminotécnico, as arquitetas optaram por sistemas de led em função de facilidade de manutenção e economia de uso, especificando diversos equipamentos, tanto para iluminação focal como para luz geral, fornecidos pela Showlux Iluminação.

Na sala de jantar, destaque para a luminária pendente com cristais e para a tela do artista Unikoswki, adquirida no Escritório de Arte Porto Alegre. No estar, a escolha de poucos móveis privilegiou o conforto de um sofá retrátil e poltronas giratórias, que reforçam a preocupação com o uso do espaço. A mesa central em laca branca, assim como as mesinhas laterais, as poltronas e diversos objetos foram adquiridos na Gobbi Novelle. Complementa este ambiente uma poltrona Lounge com design atemporal de Charles Eames, estrategicamente colocada ao lado da lareira.

O piso de todo ambiente social, cozinha e serviço foi revestido com porcelanato de grandes dimensões em padrão levemente marmorizado, seguindo a tendência de buscar elementos naturais em novas leituras sustentáveis. No estar destaque para o tapete em relevo exclusivo executado pela Espaço do Piso Revestimentos.

A suíte do casal recebeu uma cabeceira revestida em couro ecológico e espelhos bisotados, que destacam a suavidade e limpeza de forma dos móveis elaborados pelas arquitetas e executados pela Mercatto Marcenaria. Iluminação dimerizada e sensor de presença promovem aconchego e funcionalidade aos equipamentos da Showlux Iluminação. Espelho nos móveis aéreos e mármore espanhol Crema Marfil (Basalto Santo Antônio) complementam o banheiro da suíte, onde o misturador Docol faz a diferença.

Fotos: Carlos Edler
Foto das arquitetas: Eduardo Liotti

img
Tânia Bertolucci e Carolina Nuernberg
AUTOR(A)

Instagram @revistaonne