Uma casa ampla para receber bem a família e os amigos e para acomodar com conforto nos momentos de intimidade do casal: esse foi o objetivo principal da arquiteta Aline Dick no projeto desse apartamento de 162m², localizado no Central Parque, em Porto Alegre.
O desejo dos futuros moradores era pelo uso prioritário de cores claras, e a necessidade era trazer identificação e unidade para os gostos de residentes de estilos diferentes. Para esse fim, foram criteriosamente escolhidos materiais e objetos que equilibrassem contemporaneidade com elementos que remetessem ao clássico.
No living, merece destaque o móvel com portas de correr em laca branca que foi desenvolvido para decorar, armazenar livros do casal e esconder os aparelhos eletrônicos. A disposição das portas permite a elaboração de diferentes cenários, conforme a atividade do momento. Ele foi criado em torno da pequena lareira entregue pela construtora que, com o objetivo de torná-la mais imponente, recebeu dois nichos que têm função de armazenar lenha e decorar, ao mesmo tempo que conferem praticidade e simetria ao conjunto.
Na busca por proporcionar espaços que promovam relaxamento, a arquiteta costuma explorar soluções em iluminação indireta. Nesse lar, isso é claramente perceptível, o uso das sancas têm essa finalidade e proporcionam forros com poucas luminárias aparentes permitindo que as decorativas sejam destaque. Essa intencionalidade deu origem à solução utilizada sobre a cama do casal, na qual a luz está direcionada para um ripado, conferindo o tão desejado acolhimento e propiciando uma solução que agrega movimento e charme ao espaço.
Fotos: Gabriel Konrath
@alinedickarq