728 x 90

Mostra revela beleza do Lago São Bernado em Porto Alegre

  • Cultura
  • 01/06/2017 - 19:11
  • 496 Views

Fotógrafo de São Francisco de Paula apresenta o olhar nativo sobre o símbolo da cidade serrana.

O Espaço Majestic da Casa de Cultura Mário Quintana recebe a partir de amanhã (2) a Mostra Um Lago, uma história, do fotógrafo Silvio Kronbauer. As imagens revelam o Lago São Bernardo, símbolo da cidade serrana de São Francisco de Paula em diferentes estações do ano, com destaque para o outono, quando as águas ficam cercadas pelas folhas vermelhas da Liquidambar, árvore típica do município. A visitação é aberta ao público de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 21h até o dia 18 de junho.

Natural de Itapiranga, no sudoeste catarinense, Silvio Kronbauer, 38 anos, mora há seis em São Chico. Vizinho do lago, distante cem metros do cartão postal da cidade, passou a desenvolver um olhar apurado do local e a buscar técnicas para retratar a paisagem. O acervo já conta com um cerca de mil imagens das águas e do entorno do lago. A exposição apresenta 11 fotos e apenas uma em um outro recanto da cidade, com um significado especial:

"A foto é uma homenagem ao último dia em que retratei o aceno da estátua de São Chico, na praça em frente a Igreja. A imagem do santo foi destruída durante o tornado que atingiu a cidade recentemente. É uma cena que muitas vezes me emocionou" diz o fotógrafo.

A estreia do autor em Porto Alegre tem apoio do Parador Hampel, hotel fundado em 1899 e dirigido atualmente pelo Chef Marcos Livi. Este ano, Silvio inaugurou em São Francisco de Paula a mostra Rubro Chico, com imagens sobre tecido na Livraria Miragem.

O que: Mostra Um lago, uma história - por Silvio Kronbauer
Onde: Casa de Cultura Mário Quintana - Espaço Majestic (Térreo, Ala Oeste, com entrada pela Rua Sete de Setembro)
Quando: terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 21h.

O Parador Hampel
O chef Marcos Livi, a frente das casas de sucesso como os bares Quintana, Veríssimo e Botica, em São Paulo, reinaugurou o Parador Hampel, em São Francisco de Paula, sua terra natal, em janeiro de 2017. O hotel está em processo de revitalização e de integração com o ambiente. Conforto, natureza e gastronomia são as palavras que regem o projeto que mescla a cultura local e alemã com a cozinha de Livi. Fundado por germânicos em 1899, o local tem área de 21 hectares, com mata virgem, araucárias, xaxins, samambaias e nascentes. A água que nasce dentro da propriedade forma um lago e uma cachoeira.

São Chico
Distante 100 quilômetros de Porto Alegre, a cidade está nos Campos de Cima da Serra. O lago São Bernardo é um símbolo do município, uma das atrações aos visitantes, que encontram turismo de aventura e muita gastronomia. Com extensão de 1.900 metros e profundidade de 5 metros, o Lago é limpo e despoluído e um verdadeiro cartão postal da cidade.

Divulgação:: Tatiana Feldens
Foto: Silvio Kronbauer