728 x 90

(In)visível furta-cor inaugura na Perestroika

  • Cultura
  • 13/03/2017 - 11:06
  • 473 Views

Com curadoria da Aura Arte, mostra apresenta o trabalho de três artistas a partir do dia 16 de março.

A BLACKWALL, galeria de arte efêmera da Perestroika, recebe a partir do dia 16 de março, a exposição “(In)visível furta-cor”. Com a curadoria da Aura Arte (www.aura.art.br), a mostra apresenta trabalhos dos artistas Alexandre Copês, David Ceccon e Diane Sbardelotto, que propõem a discussão dos padrões de gênero construídos culturalmente em nossa sociedade, em que somos moldados dentro de uma dicotomia do feminino versus masculino.

Longe da oposição rosa/azul e em diversos formatos - como instalações, fotos, desenhos, gravuras, cerâmicas e objetos -, os artistas buscaram trabalhar metaforicamente com a possibilidade de transcender os trajes e moldes que se sobrepõem à liberdade de encontrarmos formas inúmeras de nos colocar no mundo.

SOBRE OS ARTISTAS
Alexandre Copês - Graduado pelo Instituto de Artes da UFRGS, o artista gaúcho desenvolve sua pesquisa sobre questões do corpo, gênero e afetos em cruzamento com o desenho, fotografia, texto e vídeo. Em 2015, recebeu o Prêmio Açorianos de “Artista Revelação”, pela mostra individual “Campos de Cuidado”, IEAVI, Porto Alegre/RS.

David Ceccon - Graduando do curso de Bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS. Em sua produção poética, trabalha explorando pequenos formatos e reflete sobre questões do universo das identidades e das pós-identidades, da diferença e do queer. Em 2016, recebeu o Prêmio Açorianos de “Artista Revelação” e de “Destaque em gravura” pela exposição "PODER.AMAR.", IEAVI, Porto Alegre/RS.

Diane Sbardelotto - Bacharela (e licenciada) em Artes Visuais (Unochapecó, 2009 e UFRGS, 2016) e mestranda em Filosofias da Diferença e Educação (PPGEdu/UFRGS). Trabalha com múltiplos formatos no campo das artes, incluindo a fotografia e a instalação, para discutir questões do feminino e do corpo.

SOBRE A AURA ARTE
Aura Arte (www.aura.art.br) é uma plataforma de arte contemporânea que atua nos formatos on-line e off-line buscando divulgar a produção artística nacional e auxiliar na formação de coleções que falem sobre o nosso tempo. Sua atividade on-line se dá através do site, que funciona como galeria virtual e apresenta obras de mais de 50 jovens artistas brasileiros. Já a sua atuação off-line tem como base a recém-inaugurada galeria na Vila Madalena (São Paulo, SP). A Aura também atua na criação e execução de diversos projetos artísticos. Desde a sua criação, em abril de 2015, realizou onze mostras entre Porto Alegre e São Paulo, além de ter participado de feiras de arte e apoiado projetos expositivos.

SERVIÇO
Exposição (In)visível furta-cor
Abertura: 16 de março (quinta-feira), 19h
Local: Perestroika (Lucas de Oliveira, 894)
Visitação: Até 28 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Divulgação: TSSLR Conteúdo
Fotos: Divulgação