728 x 90

Primeiro estúdio de pesquisa teatral do Rio Grande do Sul abre em março em Canela.

  • Cultura
  • 06/02/2017 - 18:59
  • 688 Views

Comandado pela atriz e diretora Lisiane Berti, o "Estúdio de Pesquisa Teatral" irá desenvolver pesquisas em Arte.

Um espaço inédito para discutir, desenvolver e utilizar o teatro como ferramenta de autoconhecimento irá abrir suas portas no próximo mês em Canela. Sob o comando da atriz e diretora Lisiane Berti, o Estúdio de Pesquisa Teatral (Avenida Visconde de Mauá, 641) será o primeiro espaço no Rio Grande do Sul com foco exclusivo em pesquisas em Arte.

“Não temos como objetivo único formar artistas, mas antes, desenvolver pesquisas em Arte. O que queremos é nos envolver em processos de criação capazes de nos desafiar e alterar nossas possibilidades no mundo, formando pessoas melhores, fortalecendo nossa identidade e resgatando nossa autoestima”, explica Lisiane.

A ideia de criar um espaço como esse veio do curso intensivo “O Ator e Sua verdade” que a diretora ministra desde 2011, onde a proposta é fazer o ator não “representar” e sim “apresentar”, primeiramente organizando e trabalhando suas emoções, para só então criar e recriar as emoções de um personagem A partir da boa experiência deste trabalho, e de seus resultados, surgiu a inspiração para criar um espaço dedicado ao diálogo, encontro e transformação através da Arte.

A cada ano, cada um dos professores e pesquisadores terá a liberdade de iniciar, continuar ou encerrar sua pesquisa na sua área de atuação, com o público alvo que lhe convém, dentro de um embasamento teórico. Para registrar os resultados de cada curso, seja ele qual for, o Estúdio de Pesquisa Teatral irá publicar uma revista anual. “A criação artística é a construção de um discurso que se constitui de ideias, materiais, linguagens e argumentos poéticos e a necessidade de expressá-las de algum modo. Cabe a quem cria descobrir, mesmo em meio a uma cidade caótica ou pequena, como Canela, uma potência que deflagre um processo de criação. Queremos seres criadores e não apenas, consumidores”, afirma a diretora.

O Estúdio de Pesquisa Teatral não será uma escola de formação de atores, mas um espaço para utilizar o teatro como ferramenta de autoconhecimento para qualquer pessoa que gostaria de experimentar novas formas de criar algo completamente novo, saindo da zona de conforto, afirmando sua individualidade e valorizando a si mesmo.

O espaço abrirá suas portas oficialmente em março, mas as inscrições para os cursos já podem ser realizadas. Até agora são 11 modalidades confirmadas, incluindo a Pós-Graduação em Artes Cênicas do Grupo Educacional CENSUPEG e cursos gratuitos (confira lista completa abaixo).

Cia Lisi Berti – Estúdio de Pesquisa Teatral
A partir de março de 2017
Endereço: Avenida Visconde de Mauá, 641 – Centro de Canela
Informações e inscrições: www.facebook.com/estudiodepesquisateatral ou pelo e-mail estudiocialisiberti@gmail.com

Cursos confirmados no Estúdio de Pesquisa Teatral
Grandes Autores Teatrais
Ministrante: Lisiane Berti

Biomovimento: Encontre o Seu
Ministrante: Lígia Fagundes

Expressividade Corporal: Uma Linguagem Através do Movimento
Ministrante: Marcelo Wasem

Trabalho do Ator: da Teoria à Prática
Ministrante: Lisiane Berti

Som, Música e Cena
Ministrante: Guga Freitas

Introdução à Linguagem Audiovisual
Ministrante: Emiliano Pérez Marzano

A Fotografia é Necessária
Ministrante: Sergio Azevedo

Meu “Eu” Palhaço
Ministrante: Rodrigo Bach

Curso para crianças:
Comunicação e Expressão
Ministrante: Lisiane Berti

Curso gratuitos:
Curso para Professores da Rede Estadual ou Municipal de Ensino
Grupo de Leituras Dramatizadas
Grupo de Estudos “Grandes Mulheres/ Grandes Autoras”

Cursos de pós-graduação:
Pós-Graduação em Artes Cênicas CENSUPEG

Divulgacão: Pauta Assessoria
Fotos: Sérgio Azevedo