728 x 90

MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS

  • Cultura
  • 09/01/2017 - 17:45
  • 1055 Views

Mostra celebra a diversidade por meio da fotografia no MARGS.

Nesta mostra, "... Sob orientação de um mesmo conceito — o exercício da fotografia enquanto instrumento de construção de narrativas — a exposição MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS parte de fragmentos vindos de representações pontuais da trajetória de distintos profissionais. Surge então, um conjunto multifacetado — diverso e plural — que possibilita estabelecer outras vinculações e, portanto, novas releituras. A curadoria é de Fábio André Rheinheimer – Arquiteto, artista visual e curador independente, que em 2017 celebra dois anos atuando na curadoria.

Esta exposição propõe dupla celebração: os dois anos de curadoria deste profissional; e também celebrar a diversidade da produção de fotografia, em Porto Alegre, com participação do artista nova-iorquino Gene Johnson, especialmente convidado para esta exposição coletiva no MARGS..."

Fotógrafos do acervo do MARGS, conforme Catálogo Geral:
Alberto Bitar
Cibele Vieira
Fotógrafos convidados:
Marilene Bittencourt; Raul Krebs; Manoel Petry; Gene Johnson; Lucca Curtolo; Carlos Eduardo Azevedo; Hernando Salles; Andréa Graiz; Paulo Mello; Douglas Fischer; Sérgio Paula Ramos; Carlinhos Rodrigues; Pedro Antônio Heinrich; Andréa Ludwig Cocolichio; Adriano Bassegio; Júlio Cordeiro; Bebeto Alves; Antônio Villeroy, Roberta Agostini.

Serviço
MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS
Abertura: 3 de janeiro, às 18h30min
Visitação: De 4 a 29 de janeiro de 2017
Local: Galeria Iberê Camargo do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.)
Curadoria e organização: Fábio André Rheinheimer - (51) 98182 5595; (51) 99523 3405 art.far@hotmail.com

Mostra MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS celebra a diversidade por meio da fotografia
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli inaugura dia 3 de janeiro, às 18h30min, a exposição MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS. O trabalho ocupará a galeria Iberê Camargo do MARGS, com imagens de autoria de diversos fotógrafos, dos quais 19 são convidados e 2 são fotógrafos que possuem obras no acervo do MARGS. A exposição pode ser visitada até 29 de janeiro, com entrada franca. A curadoria é de Fábio André Rheinheimer – Arquiteto, artista visual e curador independente, que em 2017 celebra dois anos atuando na curadoria.

Sob orientação de um mesmo conceito — o exercício da fotografia enquanto instrumento de construção de narrativas — a exposição MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS parte de fragmentos vindos de representações pontuais da trajetória de distintos profissionais. Surge então, um conjunto multifacetado — diverso e plural — que possibilita estabelecer outras vinculações e, portanto, novas releituras.

Esta exposição propõe dupla celebração: os dois anos de curadoria deste profissional; e também celebrar a diversidade da produção de fotografia, em Porto Alegre, com participação do artista nova-iorquino Gene Johnson, especialmente convidado para esta exposição coletiva no MARGS.

A mostra foi concebida a partir da interação entre elementos aparentemente desconexos, pertencentes ao portfólio de 21 profissionais. E, a partir daí, as imagens extraídas do contexto (cristalizações cujas sutilezas e reminiscências as qualificam diante da eterna sucessão dos instantes), organizam outras possibilidades do ver, ampliando as possibilidades de novas resignificações. Fábio André Rheinheimer explica que, neste percurso, surge o espectador a delinear, segundo apropriação particular (referências estéticas e conceituais), a elaboração hipotética de outros (e novos) relatos, tendo por objeto a livre inter-relação entre produções distintas.

Sob esta perspectiva, Susan Sontag salienta:
A força de uma foto reside em que ela mantém abertos para escrutínio instantes que o fluxo normal do tempo substitui imediatamente. O congelamento do tempo — a estase insolente, pungente, de toda foto — produziu novos cânones de beleza, mais inclusivos. Porém as verdades que podem ser transmitidas em um momento dissociado, por mais decisivas ou significantes que sejam, têm uma relação muito estreita com as necessidades de compreensão. (SONTAG, 1977, p.65).

Deste modo, a partir do contexto pleno de fragmentos a solicitar uma atenção mais apurada - uma gentileza do olhar, a exposição MÚLTIPLOS OLHARES: 21 FOTÓGRAFOS, se apresenta enquanto proposta à elaboração de um diálogo plural entre os fragmentos de produções fotográficas distintas, sem jamais pretender o definitivo ou absoluto. O domínio exclusivo é do espectador— autor de múltiplas releituras e narrativas poéticas — a partir de imagens que, mesmo condenadas à estagnação de um momento, eclodem numa profusão de novas apropriações simbólicas.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.