728 x 90

Peças da Schuster Móveis & Design ganham espaço em exposição do designer Zanini de Zanine na Filadélfia

Móveis desenvolvidos pela empresa gaúcha Schuster passarão a fazer parte do acervo do Philadelphia Museum of Art (USA).

A poltrona Quadri e a mesa de centro Duran, de autoria do designer Zanini de Zanine foram selecionadas pelo museu para representar o trabalho do brasileiro na exposição Design Currents, que segue até o dia 12 de março de 2017, na cidade norte-americana. A mostra reúne peças de três designers contemporâneos que aliam técnicas artesanais e industriais na produção de mobiliários e objetos funcionais de grande expressão artística. Além de Zanine, participam da exposição o japonês Oki Sato e a britânica Faye Toogood.

A poltrona Quadri, desenhada em 2007, destaca-se pelo seu desenho inusitado, que divide as costas e o assento em quadrantes, deixando espaços vazios onde deveriam existir superfícies contínuas. Já a mesa de centro Duran é inspirada no modernismo da década de 1950, com a superfície composta por madeiras ripadas e um bolsão de couro.

As duas peças foram doadas pela Schuster Móveis & Design ao Philadelphia Museum of Art e farão parte do acervo permanente do museu após o término da exposição. A parceria entre a Schuster Móveis & Design e o designer começou há uma década e já produziu diversos móveis, entre cadeiras, poltronas e mesas.

Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e cresceu acompanhando o trabalho do pai, José Zanine Caldas. Em 2002, graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio e, a partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça de demolição. Em 2005, criou uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, o designer criou, em 2011, o Studio Zanini. Já recebeu os mais importantes prêmios de Design do Brasil e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área.

Divulgação: Prática
Fotos: Studio Zanine