728 x 90

Smart e Instituto Ling promovem o lançamento do livro CASACADABRA: ARQUITETURA PARA CRIANÇAS

Depois de passar por São Paulo, Porto Alegre é palco de uma iniciativa que aborda arquitetura para os pequenos, com publicação assinada por Simone Sayegh, Bianca Antunes e Carolina Hernandes, além de uma oficina lúdica.

Dia 29 de novembro, a partir das 18h30, ocorre o lançamento do livro Casacadabra, da Pistache Editorial, numa realização da Smart e Instituto Ling, com apoio da Maena e Genuinaobra. Trata-se de um livro de arquitetura para crianças, que traz uma viagem de descobertas por pequenos segredos e apresenta dez casas pelo mundo. Além da leitura, um dos objetos de brincadeira é aprendizagem, com propostas de interatividade e atividades para casa e escola. O evento de lançamento, totalmente aberto ao público e para todas as idades, oferece bate-papo com Simone Sayegh, coautora do livro Casacadabra, sobre a importância de falar sobre arquitetura para crianças. Após a conversa, ocorre sessão de autógrafos.
A oficina de arquitetura para crianças, chamada A casa na cidade, com construção de maquetes foi criada para pensar a casa a partir do espaço em que ela será construída. Em um momento lúdico para explorar a cidade e as formas de habitá-la, se pretende aguçar o olhar da criança em relação às edificações urbanas e a conexão entre elas. Durante a montagem das maquetes, se discute sombras, aberturas e o que deixa a casa em pé. Com o material reciclável, se reflete também na reutilização e na transformação de seus usos, um incentivo a criatividade.

Lançamento do livro CASACADABRA: ARQUITETURA PARA CRIANÇAS
o Bate-papo com Simone Sayegh
o Sessão de autógrafos
o Oficina lúdica
Local: Instituto Ling | Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 90470-260 | 51 3533-5700
Data: 29/11, terça-feira
Hórario: 18h30 até 21h
Autoras: Simone Sayegh e Bianca Antunes (textos) e Carolina Hernandes(projeto gráfico e ilustrações)
Entrada franca
A oficina tem início às 18h30 e é voltada para crianças de 7 a 11 anos. Crianças de até 7 anos podem assistir acompanhadas dos pais. Inscrições gratuitas pelo email educativo@institutoling.org.br

Sobre as Autoras

Bianca Antunes: Jornalista formada e mestre pela ECAUSP (2000 e 2008), pós-graduada na Escola da Cidade (2015), atua há 12 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) de 2009 a 2016, e editora-assistente da mesma revista (2004 a 2009). Autora de livros de arquitetura pelas editoras C4 e BEI, organizadora do livro Entrevistas (Editora PINI). Aluna do programa Mundus Urbano (2016/2018).
Simone Sayegh: Arquiteta formada pela FAUUSP (1995) e trabalha há 16 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos.

Carolina Hernandes: Responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro Casacadabra, Carolina é designer e ilustradora formada pelo Instituto Europeodi Design (2014), cursou arquitetura e urbanismo na FAU-USP e é pós-graduanda em planejamento e produção de mídia impressa pelo SENAI/SP (2016).

Sobre a Smart

Fundada em 2008, pelos arquitetos Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel, a Smart é um atelier de desenvolvimento imobiliário que promove a arquitetura contemporânea e autoral desde sua concepção, projeto, incorporação e execução. Trabalho sempre desenvolvido por meio de uma lente curatorial multidisciplinar e de um processo colaborativo. Como ideal, a Smart busca desenvolver edifícios conectados com seu entorno, que respeitem a escala humana e estejam conectados às constantes evoluções da vida urbana e da sociedade contemporânea. Arquiteturas desenhadas com respeito ao nosso passado com a pretensão de servir como legado e gesto de respeito com as próximas gerações.
smart.arq.br | facebook.com/arqsmart | @arqsmart | pinterest.com/ArqSmart

Divulgação: Mariele Salgado
Foto: Serjão Carvalho