728 x 90

Psicologia positiva

  • Saúde
  • 22/10/2015 - 13:52
  • 881 Views

Como ela pode auxiliar as pessoas a viver a vida com mais prazer, promovendo mudanças duradouras, promotoras de bem-estar e felicidade?


A Psicologia Positiva não é uma nova área do conhecimento, nem tampouco pretende colocar-se distanciada das técnicas e abordagens teóricas já utilizadas por diferentes profissionais da Psicologia. Esta visão positiva do ser humano tem o objetivo de identificar os aspectos saudáveis que todos nós temos, capazes de promover bem-estar e aumentar a resiliência em relação aos fatos da vida, atuando no âmbito da prevenção e potencialização da nossa saúde mental.
A visão positiva das características individuais, com enfoque no estudo daquilo que faz com que as pessoas prosperem é retomada pelo psicólogo americano Dr. Martin Seligman, no ano de 1998 e ganha força total nos dias atuais. Ele chama atenção dos profissionais contemporâneos para que seja dada maior ênfase em aspectos potenciais, motivadores e nas capacidades humanas, aspectos que já eram objetivos da psicologia e que ficaram negligenciados ao longo da história, para que aumente o nível de felicidade e prazer na vida das pessoas.
Esta abordagem proporciona uma nova maneira de questionarmos e modificarmos nossa postura diante das experiências de vida, orientando nosso foco para aspectos potenciais e que irão nos ajudar a prosperar, aumentando o sentimento de satisfação e felicidade. Reconhecendo nossas habilidades, forças e objetivos podemos conseguir: tomar decisões que nos proporcione maior alegria, aumentar nossa consciência sobre nós mesmos, aprender sobre limitações e obter maior clareza das reais capacidades que temos. Também é possível trabalhar nos projetos que já estejam em andamento, potencializando seus resultados.
Aqui mesmo no Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, já somos o maior centro de pesquisas em Psicologia Positiva da América Latina. O Laboratório de Mensuração da UFRGS reúne profissionais que estão produzindo conhecimento para beneficiar a comunidade local e ser referência mundial em assuntos ligados ao bem-estar da população. Os profissionais buscam formas de contribuir para promoção da saúde, qualidade de vida, satisfação e prazer.
A psicologia pode te ajudar trabalhando os aspectos curativos da sua trajetória pessoal e também pode te beneficiar com intervenções positivas, focando igualmente em aspectos que produzam felicidade, aumentando seu autoconhecimento. É natural que tenhamos dificuldade de nos percebermos, de ter clareza sobre nossos pontos fortes ou identificar o que não está dando certo nos nossos planos, é mais fácil perceber esses pontos no outro, quando existe um distanciamento emocional.
A visão Positiva ajuda na superação de adversidades e no planejamento de metas, aumentando o nível de satisfação com suas escolhas. Este processo é eficaz, pois evita esforços desnecessários em objetivos que não encontram ressonância, com aquilo que realmente produz sentido em sua vida. Você também pode ser beneficiado se estiver lidando com altos níveis de estresse, cansaço, esgotamento ou doenças, podendo desenvolver estratégias de enfrentamento.
Como isso funciona na prática clínica afinal? O profissional, segundo sua linha teórica, lança mão de estratégias e técnicas psicológicas, trabalhando diferentes aspectos da sua vida, conforme suas necessidades ou desejos. As ações positivas, com técnicas e instrumentos específicos, se concentram em aumentar o bem-estar, sendo possível se apropriar dos seus pontos fortes, aumentando o poder pessoal diante das áreas da vida, ajudando a ter maior clareza nas suas escolhas, para que você construa uma vida mais prazerosa e mais feliz.
As intervenções positivas aumentam sua autoconfiança para tomar decisões que podem trazer sucesso e satisfação. Quando você aumenta sua consciência sobre seus pontos fortes, pode ser mais confiante para percorrer um caminho, mesmo que não consiga seu objetivo num primeiro momento, durante a trajetória muitas coisas acontecem, promovendo aprendizados: rotas podem ser corrigidas, ideias novas podem surgir e você sempre ganha.
Resgatando nossa essência, desenvolvendo o lado positivo, potente, saudável, favorecemos também uma abertura maior diante da vida, a autoestima melhora, permitindo melhores relações interpessoais e disposição para as tarefa do cotidiano. O nível de autoconfiança também pode ser percebido, auxiliando em escolhas mais condizentes com nossos anseios e desejos.
Quando você se arrisca, sai da zona de conforto, aprende com a experiência, consegue perceber sua força e suas verdadeiras potencialidades. A vida de cada um precisa ser cuidada, investida para que floresça e descubra o prazer que no fundo todos desejamos encontrar!

Por Fernanda Werner
Psicóloga Clínica - CRP 07/23705