728 x 90

A arte inspiradora do mosaicista Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 33 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte. Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.
Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo" (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

- MOSAICO: A CARA DO VERÃO

Assim como na moda, a decoração também usa e abusa de cores no verão. Afinal, é na estação mais quente do ano que podemos fazer dos recantos externos um lugar charmoso para encontrar amigos e descansar. O mosaico é uma boa alternativa para tornar àquele cantinho do jardim ainda mais especial. Além de mesas e pisos, paineis trazem personalidade para a piscina ou as áreas de lazer da casa da praia, sítio, serra ou cidade. Há, também, objetos decorativos como quadros, espelhos e mandalas.
“O mosaico é uma técnica milenar que deixa qualquer ambiente bonito, principalmente o externo, que conta com a luz natural, destacando as belezas das pedras”, afirma o mosaicista Leonardo Posenato, primeiro brasileiro com formação pela tradicional Scuola Mosaicisti, na Itália. Há mais de 15 anos no mercado, o também arquiteto ressalta uma grande vantagem do mosaico. “Todo o trabalho feito em mosaico pode ficar exposto às intempéries, dentro de piscinas, sob altas ou baixas temperaturas sem qualquer dano à peça”, afirma. Além disso, é de fácil manutenção. Uma limpeza com pano e água, periodicamente, mantém o brilhos das pedras.
Para peça externas, Posenato usa Mármores Europeus e Orientais, que dão um efeito estético incrível, com bom gosto e sofisticação. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas. Como o trabalho é artesanal, feito totalmente à mão, cada obra é única. “A técnica que utilizo é do Mosaico Romano em que a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano, uma a uma”, conclui Posenato. Outro diferencial de Posenato é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, informa Leonardo.

As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. No portfólio do artista há mais de 100 opções de design que podem ser desenvolvidas. “Também personalizamos ideias quando o cliente já tem algo em mente que é possível de executar e ficaria esteticamente interessante”, diz.

- MESAS EM MOSAICO DÃO UM TOQUE DE EXCLUSIVIDADE NA CASA

A decoração com peças personalizadas está conquistando cada vez mais adeptos. Ter uma mobília exclusiva dentro de casa mostra bom gosto e atitude do morador. Atualmente, uma arte milenar está voltando com tudo para os lares dos brasileiros: o mosaico. As mesas com desenhos formados de pequenos fragmentos de pedras agrupados são as grandes estrelas desse novo curinga da arquitetura de interiores.
Leonardo Posenato produz mesas de diversos formatos, tamanhos e desenhos. “A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades.
Mesmo com uma “cara” mais de rua, as mesas produzidas com essa técnica dão um tom mais forte nos ambientes internos. A dica é usar peças em aparadores, mesas laterais ou centrais. Para os mais ousados, uma mesa de jantar é a sugestão. As bases podem ser madeira, alumínio, inox, pedras, concreto e tantas outras.

- PISOS EM MOSAICO À ALTURA DOS OLHOS

Os pisos ganham cada vez mais destaque na decoração. Atualmente são muitas as opções de revestimento no mercado. Por isso, surge uma alternativa para deixar os ambientes ainda mais exclusivos, elegantes e com a cara do proprietário: os pisos com peças em mosaicos. O trabalho de Posenato dentro do segmento já é tão reconhecido que 60% da produção feita no atelier dele, em Porto Alegre, vão para residências da Região Sudeste.
“Toda a peça em mosaico tem uma durabilidade incrível, praticamente secular, se cuidada de maneira correta, por isso, pode ser aplicada em pisos sem problema algum”, afirma Leonardo. As peças compõem tanto ambientes internos, como halls de entrada, salas, quartos, cozinhas e corredores de passagem, quanto externos, como varandas, sacadas e pátios. “Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá diferencial e resistência para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui o mosaicista. Não há uma regra na aplicação das peças nos ambientes. O importante é ter equilíbrio na hora do projeto para que a obra ganhe um destaque e a casa não fique com ar carregado. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças.
Bará do Mercado Público
Na capital gaúcha, uma mandala criada por Posenato foi aplicada ao piso bem no ponto central do Mercado Público, onde centenas de pessoas transitam diariamente. Mas as inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. No portfólio do artista há mais de 100 opções de design que podem ser desenvolvidas.

5 dicas para o melhor uso dos mosaicos na decoração de ambientes:

• Mosaico é perfeito para quem quer colocar a sua personalidade no ambiente;
• O mosaico é uma arte de decoração milenar, altamente simbológica e cada modelo tem um significado, portanto coloque em seu ambiente a peça com um conteúdo que você conheça;
• Para ambientes clássicos, prefira mosaicos geométricos do tipo romano ou semente de girassol;
• Para ambientes modernos, prefira os modelos de mandalas e desenhos orientais mais coloridos;
• Ideal para ser aplicado no piso da entrada, painel no hall ou em uma mesa de jantar ou de jardim.

- A BELEZA E CONTEMPLAÇÃO DA ARTE SACRA

A arte sacra encanta e atrai cada vez mais admiradores no mundo. Além de decorativas, as obras provocam uma reflexão espiritual, auxiliando na difusão da liturgia. O mosaico é, sem dúvida, umas das maiores manifestações desta expressão artística secular. Especializado em obras de grande porte, o arquiteto Leonardo Posenato, formado em mosaico pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, é referência no segmento. Seus trabalhos podem ser vistos em diversas igrejas e templos religiosos no Rio Grande do Sul e já em outros estados, como Minas Gerais.
"Além do fator histórico, há a questão plástica. O mosaico é tão ligado à arte sagrada porque tem altíssima durabilidade, que transpassa os séculos, reportando ao templo à noção de eternidade que é um grande objetivo tanto da religião em se perpetuar quanto dos fiéis em se unir com o criador em uma vida eterna", afirma Posenato. Os mistérios da encarnação, morte e ressurreição são os principais temas retratados em paineis.
Recentemente, Posenato entregou um painel “Jesus, o Bom Pastor” aplicado na fachada da Igreja Senhor Bom Pastor, em Porto Alegre. “O desenho representa o Senhor, um bom pastor, que livra o fiel - representado pela ovelha - dos arbustos com espinhos que simboliza os males do mundo. No caso eu interpretei o arbusto com espinhos mais arredondados”, completa o artista. Em Veranópolis, Leonardo reproduziu para a Igreja Nossa Senhora Medianeira a passagem bíblica "Bodas de Caná", com um sofisticado efeito perspectivo, além de imagem santa no altar. E há outros trabalhos de destaque:
* Santuário Bom Jesus, em Nova Bassano: anjos e santos podem ser vistos no exterior e interior da paróquia;
* Igreja Nossa Senhora Conquistadora, em Salvador do Sul: Nossa senhora, acompanhada de anjos, foi retratada na torre externa;
* Santuário São Cristóvão, em Santa Maria: imagem de São Cristóvão na fachada;
* Capela do Instituto São Carlos, Caxias do Sul: a Via Sacra foi reproduzida.

SERVIÇO:
Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato
Avenida Padre Cacique, 3146
Porto Alegre - RS

Foto: Fabiano Panizzi
Divulgação: Phosphoros Assessoria de Imprensa