728 x 90

Festival Comida de Galpão: a memória afetiva da culinária gaúcha celebrada pelas mãos de grandes chefs e cozinheiros

O Acampamento Farroupilha, realizado anualmente em Porto Alegre, é uma das maiores expressões e manifestações culturais da tradição gaúcha. É lá que uma grande área é construída todos os anos no coração central da capital do Estado, com o intuito de reproduzir fielmente o jeito simples e marcante do povo gaúcho do campo.

Pessoas oriundas de diversas localidades do Estado e fora dele compartilham de momentos únicos como a nossa gastronomia - que tem no churrasco o seu maior ícone de autenticidade e sabor – e que possui uma riqueza inigualável como em nenhum outro Estado brasileiro. Isso por que construímos a nossa identidade através da influência de diferentes povos como o indígena, espanhol, português, italiano, alemão, polonês, entre tantos outros. Desta miscigenação multicultural nasceu e se desenvolveu uma gastronomia que merece e precisa ser eternizada como experiência e aprendizado.

Por tudo isso, Clarice Chawrtzmann, conhecida no Brasil como A Churrasqueira, gaúcha de Passo Fundo que tem colecionado participações exitosas em diversos programas televisivos (como o Mais Você, Saia Justa, Master Chef Brasil), sendo pauta para muitas publicações (revistas Claudia e Globo Rural, Jornal Folha de São Paulo, Valor Econômico e Portal Terra), e viajado o país disseminando não só a cultura, mas também a gastronomia e a tradição gaúcha através de seus cursos de churrasco para mulheres, idealizou e criou o Festival Comida de Galpão. Trata-se de uma plataforma itinerante que será lançada em Porto Alegre durante os dias 8 e 20 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, e integrará a programação oficial do Acampamento Farroupilha e do Galpão da Hospitalidade.

Diante do sonho da Churrasqueira de ter um Piquete no Harmonia para disseminar a cultura do Churrasco e do projeto de uma mulher à frente da Churrasqueira, Clarice, que também é membro da Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford e da Coca-Cola, identificou a oportunidade de reunir alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para que juntos proporcionem uma experiência gastronômica inesquecível. Desta vontade de cultuar a tradição da gastronomia gaúcha, reunir diferentes públicos e viver o Acampamento Farroupilha, nasceu a parceria entre A Churrasqueira, a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e o Festival Comida de Galpão.

"O Acampamento Farroupilha é uma celebração tão única e especial, que todos devem conhecer. E agora, com o Festival Comida de Galpão, queremos reunir diferentes públicos e propostas para que as pessoas possam sentir e viver este lugar que diz tanto sobre a nossa memória afetiva", destaca Clarice.

As atividades serão realizadas no Galpão da Hospitalidade, localizado no Acampamento Farroupilha, com o objetivo de provocar a participação e envolvimento de novos públicos para este local tão único e original. Nesta primeira edição, estão previstas cinco atividades com diferentes convidados e propostas, reunindo profissionais da área gastronômica que serão desafiados a criar cardápios usando diferentes fogos e preparos, mas sempre buscando a simplicidade e a autenticidade da comida do campo, de galpão, da nossa origem. E para encerrar, no dia 20 de setembro, dia mais emblemático da Revolução Farroupilha, o Festival irá reunir alguns dos mais criativos cozinheiros da cidade, para criar e servir comidas típicas gaúchas com uma leitura contemporânea, mas bem no espírito galpão e comida de rua.

Para quem nunca entrou no Acampamento Farroupilha, mas viaja o mundo buscando experiências inusitadas e que promovam o resgate cultural das mais diversas localidades, está será uma grande oportunidade de conhecer, prestigiar e desfrutar este evento que celebra a tradição gaúcha. Propomos principalmente para o dia 20 de setembro uma visita com o coração aberto, livre de pré-conceitos, para entender e sentir tradições, costumes e principalmente sabores. Somado a isto, a oportunidade de ver de perto grandes profissionais cozinhando ao alcance de todos produtos genuinamente gaúchos e locais.

Tudo o que propomos é valorizar a nossa gastronomia pelas mãos de chefs amplamente reconhecidos no cenário local, sem nunca esquecer de resgatar o fogo. Conceito de uma história pioneira que tem levado o Rio Grande do Sul para o Brasil todo. Vamos reunir fogo, paixão, sabores, tradição e união. Somado a isto, uma churrasqueira, vários fogos e excelentes profissionais. Ingredientes essenciais para tornar qualquer momento mágico, agregador e único.

Quem é Clarice Chwartzmann
Inspirada pela cultura gaúcha e a tradição familiar, a chef Clarice Chwartzmann aproxima as mulheres dos prazeres e da gastronomia do fogo em cursos, palestras e eventos comandados por ela desde 2014 a frente do projeto A Churrasqueira. Ela ensina desde como preparar o fogo até como conseguir o ponto certo de cada carne. A iniciativa foi ganhando adeptas pelo país e a cultura do churrasco se enriqueceu com a diversidade. Por ela, já passaram cerca de 600 churrasqueiras. Foi uma das churrasqueiras do evento A Ferro e Fogo, na programação da Semana Mesa SP 2015. É membro do festival Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford e da Coca-Cola. Já comandou o Festival nacional Gastronômade Brasil etapa RS e coleciona participações em programas de TV, como Master Chefs Brasil (Band), Saia Justa (GNT), Mais Você (Globo), Programa Hora do Faro (Record) e BBQ Brasil (SBT).

Chefs convidados para os jantares

Arika Messa
Foi uma das finalistas da primeira temporada do programa The Taste Brasil, do canal GNT, quando fazia parte da equipe do chef francês Claude Troisgros. No mesmo ano atuou como chef organizadora do evento Mesa ao Vivo Rio Grande do Sul e da Semana Mesa SP, promovidos pela revista Prazeres da Mesa. Tem três passagens pelo grandioso projeto Gastronômade Brasil RS (no comando da etapa RS da turnê especial vinícolas de 2014, na equipe de Vico Crocco e Marcelo Schambeck). Formada em gastronomia pela Unisinos, possui experiência em diferentes restaurantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as casas que marcaram sua carreira estão Bah Restaurante, Press Café da Hilário Ribeiro, Museu Iberê Camargo e Rede de Hotéis Casa da Montanha. Hoje é chef consultora, participa de feiras gastronômicas e atua em eventos em Porto Alegre e interior gaúcho. Também é professora do Senac-RS e sócia-proprietária do Espaço de Eventos Beta Food.

Nati Tussi
De família italiana, cresceu na cozinha. Formada em Gastronomia pela Unisinos, foi presenteada por longo período ao subchefiar a cozinha do talentoso e reconhecido Floriano Spiess. Apaixonada pelos detalhes da cozinha, ela considera genial misturar as mais diversas vertentes da gastronomia e obter harmonia entre elas. Há três anos chefiando o Rambla, é professora do curso de gastronomia na fundação Pão dos Pobres, que interliga esses jovens ao mercado de trabalho. Oportunidade que trouxe a ela muita felicidade e desenvolvimento profissional.

Carlos Kristensen
Após um longo período fora do Brasil, Carlos Kristensen voltou ao Brasil no final de 2000 e abriu seu primeiro restaurante, o japonês Hashi, em Santa Catarina. Em Porto Alegre, a história começou em 2005, com um Hashi já maduro: o cardápio asiático mesclou-se a técnicas e sabores franceses e brasileiros. Conhecedor dos ingredientes, Kristensen mistura técnicas modernas e tradicionais, temperando a cozinha clássica com a sabedoria popular, salpicando alma sobre o conhecimento técnico. Kristensen foi considerado Chef Revelação (2008) e Chef do Ano (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) pela Veja Porto Alegre. Eleito Melhor Restaurante Contemporâneo em sete edições consecutivas do guia da Veja, além de ter recebido a distinção máxima de Melhor Restaurante da Cidade, o Hashi Art Cuisine ainda recebeu o prêmio de Melhor Carta de Vinhos Argentinos do país (revista Prazeres da Mesa).

Rodrigo Bellora
Natural de Bento Gonçalves, Rodrigo profissionalizou sua cozinha do Valle Rustico, logo após a pós-graduação em Gestão Empresarial e a graduação em Turismo. Buscou os primeiros ensinamentos em gastronomia (Cozinheiro e Sommelier) no SENAC de Bento Gonçalves, seguido de uma incrível experiência adquirida no intercambio profissional na Itália e profissionalização de Chef Avançado na UCS/ICIF em Flores da Cunha. Ao seu comando o Valle Rustico foi eleito melhor restaurante contemporâneo de Bento Gonçalves, recebeu o troféu empreendedor em serviços pelo Sindilojas da mesma cidade e teve diversas matérias publicadas nos principais veículos de comunicação de gastronomia e turismo nacionais e internacionais. Assim como em diversos guias de viagem citado como referência regional pela valorização de produtos locais e de pequenos produtores. Atuou como professor do SENAC e da UCS nas áreas de hospitalidade e gastronomia.

Cozinheiros programados para o dia 20 de setembro. Conheça quem são e seus respectivos cardápios:

TURNO MANHÃ 11 ÀS 16 HS
GABRIELA ZILIO – Costela defumada e arroz cremoso de queijo colonial
ALLAN SANTOS – Rabanada com Mel Campeiro
SIMARA GARCIA – Purê de aipim com ragout de vitela e farofinha de banana
RAMIRO SALDANHA – Cordeiro desfiado com batata dos pampas
RAPHAEL DITTRICH – Porco assado em baixa temperatura, moranga, picles e azeite defumado.

TURNO TARDE 16 ÀS 21 HS
GLAUBER SANTOS E CHARLES MENDES – Arroz de Vazio e aipim crocante
AKY’RE MOURA – Peixe na taquara e vinagrete
ZULEICA CORREIA – Pudim de Leite
ISRAEL BERTAMONI E TIAGO VENTURELLA – Matambre recheado com moranga caramelada, farofa de milho, salada de trigo e espuma de erva mate.
MARILIA FERNANDES E FRAN GARZELLA – Sanduíche de paleta de porco com chicória de alho, queijo colonial e mostarda de bergamota.

Gabriela Zilio
Formada pelo SENAC, atua na área gastronômica desde 2009. Iniciou sua carreira com o consultor gastronômico, Chef Marcelo Jacobi, sendo sua sub Chef, onde adquiriu grande experiência em eventos. Fora do estado, passou pelas cozinhas de Helena Rizzo, Salvatori Loi, Neka Barreto e Ana Trajano.

Allan Santos
Trabalha há 6 anos com gastronomia. Muitos deles dedicados à confeitaria. Já trabalhou com os chefs Marcelo Jacobi, Rafael Jacobi, Amanda Selbach e Daniel Menezes.

Simara Garcia
Formada em pedagogia e cozinheira por paixão, após uma temporada morando em Barcelona em 2006, teve sua primeira experiência profissional na cozinha e nunca mais ficou longe das panelas. Passou pelo SENAC e por restaurantes de Porto Alegre e há cinco anos trabalha com eventos, seu maior mestre foi Marcelo Jacobi.

Ramiro Saldanha
Iniciou as atividades em 2008 com cursos no Egas. Em 2009 se formou pelo Senac, atuando nos restaurantes de Porto alegre, como Farofa e Le Bistrot. Nos últimos anos, vem trabalhando como cozinheiro no Hashi Art Cuisine.

Raphael Dittrich
Atua no cenário gastronômico desde 2002, onde passou pela chefia em diversos restaurantes. Formado pelo SENAC, buscou conhecimento também em estágios em diversos estados brasileiros. Atualmente é Sous Chef do restaurante Hashi Art Cuisine em Porto Alegre.

Glauber Santos Ferreira
Nascido em Florianópolis dentro do restaurante da família, filho de pais gaúchos, formado como cozinheiro pelo Senai/RS. Tem trabalhado como cozinheiro em muitos restaurantes. No Rio Grande do Sul trabalhou em lugares expressivos como Hashi Art Cuisine e Iaiá Bistrô.

Charles Rodrigo Mendes
Empresário e acadêmico de Gastronomia, decidiu em 2015 fazer uma mudança radical em sua vida e se dedicar à gastronomia profissional.

Aky're Moura de Souza
Formado em 2005 pelo SENAC e em 2009 pela Unisinos, trabalhou em algumas casas em Porto Alegre (BaH, Iaiá Bistrô e Hashi Art Cuisine) e em Florianópolis (Café Riso), atualmente trabalha no Zola Enocucina e no Urubatã 357, ambos em Porto Alegre.

Zuleica Corrêa
É proprietária e idealizadora do Pudim da Zuzu, pioneira em Porto Alegre na produção do tradicional doce. Zuleica traz as receitas de sua família, aliando novos sabores e formatos deixando ainda mais saborosa a sobremesa mais querida do Brasil. Autodidata, ela cria e desenvolve suas receitas, entregando há dois anos o mais saboroso, criativo e carismático Pudim da cidade.

Israel Bertamoni
Natural de Caxias do Sul, é formado em Gastronomia pela Unisinos São Leopoldo. Atua na área de eventos, como Personal Chef e Consultor de restaurantes na região missioneira do Estado. Seu principal estilo de cozinha é baseado numa Cozinha de Terroir contemporânea com a valorização dos insumos regionais e produtores locais. Participou de muitos eventos como auxiliar de grandes chefes, dentre os eventos, Gastronomade, Pop Up Restaurant, Chefstable e Food Experience.

Tiago Venturella Both
Formado em Gastronomia pela Unisinos, trabalha atualmente na Enoteca Vinum. Tem como estilo, a gastronomia contemporânea, com influência de técnicas modernas e utilização dos produtos locais.

Marilia Fernandes
Iniciou sua carreira gastronômica no Bistrô Panápaná com a chef Valeria Caldeiran. Hoje é assistente de gastronomia da Micro cervejaria Dado Bier.

Franciele Garzella
Cozinheira há 9 anos, sua prioridade é a cozinha orgânica e local. Atualmente trabalha no Dado Pub Zona Sul.

Produção, Graciela Martins
Formada pela Escola de Gastronomia SENAC, Graciela tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, Quintana e Veríssimo Bar. Também do Chef Rodrigo Oliveira do Mocotó e Esquina Mocotó, ambos restaurantes de São Paulo, além de trabalhar ao lado de chefs como Marcelo Schambeck, do Del Barbiere, Fred Trindade (BH), Kazuo Harada MEE Copacabana Palace (RJ), e Shinya Koike (SP). Gastronômade Brasil, Mesa ao Vivo SP e RS, Festival Binacional de Enogastronomia, Chefs Table Casa Cor, são alguns dos eventos nacionais que a chef teve a honra de participar. Alguns como sous chef outros como produtora. Graciela Martins também trabalha como Personal Chef, além de ministrar cursos, workshop e oficinas para adultos e crianças.

Serviço
Festival Comida de Galpão
Acampamento Farroupilha
Quando: atividades programadas entre 8 a 20 de setembro
Dia 8/9: Jantar com Arika Messa e Nati Tussi
Dia 13/9: Jantar com Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora
Dia 14/9: Curso de Churrasco para Mulheres
Dia 16/9: Almoço
Dia 20/9: Cozinheiros no Galpão

Divulgação: Tatiana Feldens