728 x 90

Prepare as malas e a dispensa, o Uruguai te chama!

Foi num clima extremamente agradável no restaurante do Intercity Premium, na noite do dia 31/08, que o Uruguai apresentou suas novidades turísticas, empresarias e gastronômicas para um pequeno e privilegiado grupo de jornalistas e veículos de comunicação. Diversas autoridades estiveram presentes, como o Embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorín, o Vice-Ministro do Turismo, Benjamin Liberoff, o Diretor Executivo do Uruguai XXI, Antonio Carámbula Sagasti e a Cônsul Geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak, entre outros representantes do governo uruguaio.

Dentre as novidades apresentadas, agora, o turista brasileiro pode trazer até 5 kg de queijos e frios, sem problemas com a alfândega. Desta forma, Fabiana Aguinsky, do Le Carroussel Free Shop, falou sobre as marcas parceiras que estiveram deliciando os convidados: Bodegas Carrau, Bodega Bouza e Bodega Narbona, Le Carroussel Free Shop e Cattivelli, como os consagrados doces de leite e alfajores, produtos que podem ser encontrados em Rivera (Livramento), Chuy e Rocha, além de outros consagrados destinos turísticos para compras.

Benjamin Liberoff, mais uma vez destacou os vários benefícios que o Uruguai oferece aos brasileiros, como os descontos no Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) nos serviços vinculados à atividade turística, como hotéis, restaurantes e aluguéis de veículos, através do pagamento com cartões de crédito e débito emitidos no exterior. “Hoje são mais de 450 mil turistas brasileiros que circulam pelo Uruguai, sem falar dos 150 mil cruzeiristas que preferem pagar menos por um voo da Azul até Montevidéu e iniciar um cruzeiro por lá”, disse Liberoff. “Aliás, os únicos cruzeiros que visitam vinícolas são os que ancoram em Montevidéu, pela curta distância até as famosas Bodegas”, completou.

Antonio Carámbula, que veio também para estreitar laços empresarias na Expointer, hoje está à frente do Uruguai XXI, como promotor das exportações de bens e serviços e para atrair investimentos para o Uruguai. "A nossa vocação é consolidar como ferramenta válida para o setor privado", afirmou. “Hoje é cada vez maior o número de empresários brasileiros investindo conosco, bem como, brasileiros fixando residência no Uruguai”, acrescentou.

Sem dúvidas, podemos dizer que nosso pampa amigo está cada vez mais próximo e atraente, em todos os sentidos. Aproveitem! Fica a dica da Onne.

Fotos: Revista Onne & Only