728 x 90

Agosto Del Vino, evento primoroso reuniu enogastronomia e turismo na Praia do Rosa

A Revista Onne & Only participou do festival ocorrido entre os dias 5 e 14 de agosto na Praia do Rosa, uma das baías mais belas do mundo. O clima foi de serra na praia. Taças de vinho, vistas exuberantes, lugares incríveis, gente bonita e uma lareira para espantar o frio à noite no inverno do sul do Brasil. Este foi o retrato da Praia do Rosa durante o Agosto Del Vino, o festival de enogastronomia que reúne o melhor da hotelaria da região com as delícias da boa mesa.

A programação do evento contou com degustações, harmonizações, workshops, almoços e jantares diários com a presença de renomados chefs locais, enólogos e sommeliers. No primeiro final de semana, o destaque ficou por conta da participação do enólogo francês François Hautekeur da LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy – o maior conglomerado de produtos de luxo do mundo. Já no último final de semana, que contou coma presença da Revista Onne, o evento recebeu o sommelier Eduardo Lopes da vinícola chilena Concha Y Toro, a terceira maior marca de vinhos do mundo.

Uma outra visitante ilustre também apareceu nos primeiros dias da programação do Agosto Del Vino. Foram as baleias francas, que todos os anos passam pela baía da Praia do Rosa para amamentar e procriar. O turismo de observação da baleia franca teve abertura oficial durante o evento, já que a temporada vai de julho até outubro.

Pousadas e restaurantes participantes estarão também com pacotes especiais para o Agosto Del Vino. Informações sobre convites e a programação completa do evento estão disponíveis no site: www.praiadorosa.imb.br.

A coordenação do evento é composta pela empresária Márcia Nascimento, do restaurante Tigre Asiático, com estrela Guia 4 Rodas, e pelo empresário Maurício Mousquer do Restaurante Casarão. Ambos são gaúchos que se apaixonaram pela Praia do Rosa e vivem no litoral catarinense.

Veja como foi a programação com a Onne:

Dia 12 de agosto – Sexta-Feira

Os editores da Onne & Only, Marcelo Tovo e João de Lucena ficaram hospedados na Morada dos Bougainvilles, um pedaço do paraíso no Caminho do Rei, muito bem administrado por Maria Isabel Baldino, conhecida carinhosamente por Bebela. Excelente recepção, acomodações, serviço, colaboradoras simpáticas e divertidas e um café da manhã dos deuses do Sapore di Pasta, o restaurante da pousada, com culinária ítalo-mediterrânea. Isso sem falar da vista inebriante e privilegiada para a praia.
Às 19h30min, o grupo de jornalistas convidados que se hospedaram em outras pousadas participantes do festival, foram recepcionados para o Welcome FamTrip, coincidentemente, na própria Morada dos Bougainvilles. Momento em que todos foram apresentados, enquanto saboreavam deliciosas bruschettas da culinária do Morada, pães da Divina Padoca (Porto Alegre) e degustavam vinhos da Trivento, do grupo Concha Y Toro.

Dia 13 de agosto – Sábado

A partir das 11h se iniciou um fantástico Workshop com Degustação de Vinhos no Restaurante Engenho do Mar na bela e aconchegante Pousada Vida Sol e Mar. Como tema “Vinhos e Terroir do Novo Mundo”, o sommelier Eduardo Lopes, da Vinícola Concha Y Toro, deu uma verdadeira aula, contando a história e o crescimento do grupo Concha Y Toro, o terceiro maior do mundo e o primeiro em plantio de parreiras (área). Seu amplo portfólio de vinhos inclui marcas altamente reconhecidas, entre elas o ícone Don Melchor e o carro-chefe Casillero del Diablo, que possui uma lenda rica e curiosa sobre a origem de seu nome Casilleiro del Diabo, em português, Carcereiro do Diabo. Enquanto Eduardo ministrava o workshop, foram servidas algumas deliciosas iguarias do restaurante para harmonizar com os respectivos rótulos. Experiência única, saboreada na linda vista da varanda a 150 metros da beira da praia.

Às 15h, uma parte do grupo, onde estavam os editores da Onne, se dirigiu ao Restaurante Urucum da Pousada Solar Mirador, comandado pelo Chef Rafael Miralha. Lá, o primeiro couvert artístico foi o show visual. A vista panorâmica do mirante traduz o nome da pousada. Enquanto eram servidos num brunch com um apetitoso menu desgustação, preparado especialmente para o grupo, e bem atendidos pela gerente Érica, o Chef Rafael cuidava dos detalhes finais do serviço de um casamento que ocorria num gramado na beira da praia. De cima, puderam observar os convidados e a linda cerimônia que ocorria numa tarde ensolarada e de temperatura agradável. O Rosa se tornou um dos melhores destinos para quem quer se casar. De volta ao Urucum, o Chef Rafael pode falar um pouco mais sobre cada porção servida, como o Salmão ao Molho Negro e Camarões, entre outras delícias criativas.

No mesmo horário, a outra parte da turma participou de um almoço harmonizado no Restaurante San Diego, onde experimentaram a famosa Cazuela de Mariscos ao Vinho Branco.

À noite, os editores da Onne se juntaram ao grupo que foi ao Goen Temaki Lounge, onde foram recebidos pelo Chef Daniel Negreti. Após um brinde com espumante, uma entrada com Shitake, gostosos cogumelos salteados na manteiga embrulhados em papel alumínio, sob o fogo do prato, e diversos combinados de Sushis e Sashimis, Rolls e Temakis ganharam a mesa para o deleite de todos. Goen, que segundo a cultura japonesa significa Boa Sorte, fica no centrinho do Rosa, sendo um espaço concorrido entre a galera do surf e turistas de toda parte.

O restante do grupo foi em direção ao Restaurante Lua Marinha, no cantinho da Lagoa, para saborear um jantar harmonizado com queijos e vinhos.

Dia 14 de agosto – Domingo

Num lindíssimo dia de sol, aconteceu o almoço de encerramento do evento no Restaurante Casarão, que fica no canto sul do Rosa, na beira da praia. O clima majestoso se deu com músicos tocando jazz e uma decoração ambientada pela Vinícola Concha Y Toro, que armou no lounge externo uma instalação temática, promovendo o Casillero del Diablo. Dentro da instalação, o convidado assistia a um vídeo, uma superprodução contando e reproduzindo a mítica do Casillero. Mais uma vez, um extraordinário menu desgustação harmonizada surpreendeu os convidados. Um fechamento com chave de ouro!


Hospedagem para todos os gostos

As pousadas e os restaurantes foram se adaptando a paisagem do local. Em estilo rústico chique, os hóspedes podem desfrutar do que há de mais confortável no ramo de hotelaria, mas não deixam de contemplar o natural. Muita pedra, madeira, palha e vidro são usados para compor os projetos de arquitetura e decoração. Com lotação máxima para aproximadamente cinco mil pessoas, a região se tornou exclusiva. Os estabelecimentos se especializaram no turismo sustentável e assumiram responsabilidades de preservação, como o recolhimento do lixo que é feito de forma particular. A culinária é diversificada e de alta qualidade. Frutos do mar e insumos locais dão um ar regional para a gastronomia contemporânea e internacional.

Le Plus Belles Baies Du Monde

A Praia do Rosa é a única baía “Club des Plus Belles Baies du Monde” (Clube das Baías mais Belas do Mundo). Fundado há 10 anos, a ONG com sede em Vannes, França, conta com a chancela da Unesco. O clube ajuda a contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes. Atualmente, apenas 28 baías fazem parte e os critérios de inclusão não se restringem aos estéticos, mas também às questões referentes ao patrimônio natural e cultural.
O Rosa conquistou este título, em 2003, por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, por suas belezas naturais e pela preservação ambiental.

Destination wedding

A prática já é comum nos Estados Unidos e na Europa e está virando tendência entre os brasileiros. A Praia do Rosa já é conhecida como destino para casamento e procurada por casais do mundo todo. A cerimônia pode ser só com os noivos, ou com a família e amigos mais próximos. A melhor parte é a união de casamento com a lua de mel e as comemorações que podem durar vários dias e incluir um coquetel de boas-vindas, jantar e brunch.

Restaurantes participantes do Agosto del Vino:

Tigre Asiático - www.tigreasiaticorestaurante.com.br
Refúgio do Pescador - www.facebook.com/RefugioDoPescador/
Bistrô Pedra da Vigia - www.reginagh.com.br
Sapore di Pasta - www.moradadosbougainvilles.com.br
Casarão Restaurante - www.facebook.com/CasaraoDoRosa/
Engenho do Mar - www.facebook.com/restaurante.engenhodomar
Goen Temaki Lounge - www.goentemaki.com.br
Lua Marinha - www.luamarinha.com.br
Bistrô Rêmora - www.pousadaremora.com.br
San Diego Restaurante - www.facebook.com/sandiegobargrill
Mirante Bar - www.villabuenavista.com.br
Restaurante Urucum - www.restauranteurucum.blogspot.com.br

Assessoria de Imprensa Agosto del Vino: Texto Com e Evidência Press Comunicação

Fotos: Marcelo Tovo, João de Lucena, Luciano Garcia e Lex Kozlik
Divulgação: Revista Onne & Only