“Por entre as frestas”, de Luini Nerva, tem lançamento in memorian na terça, 7 de julho, pelo YouTube

  • Cultura
  • 02/07/2020 - 18:25
  • 1348 Views

Curta-metragem inédito da ativista cultural falecida em 2015 será exibido no dia em que completaria 32 anos.

Porto Alegre, 01 de julho de 2020 - Luini Nerva completaria 32 anos na terça, 07 de julho. Falecida em junho de 2015, a ativista cultural e produtora audiovisual receberá uma homenagem póstuma das produtoras Atama Filmes e Bactéria Filmes na próxima semana, com a exibição do curta-metragem inédito Por Entre as Frestas, seu último trabalho audiovisual.

Por Entre as Frestas é um filme documental e experimental com duração de 14 minutos. Criada nos bastidores artísticos e acostumada com o palco desde pequena, no filme, Luini movimenta a câmera, criando uma narrativa que se porta como observadora sensível, com silêncios, respiros e suspiros. Assim, o filme põe-se a admirar espetáculos cênicos de uma forma única.

Nascida em 07 de julho de 1988, filha de Decio Antunes e Viviane Beccon Nerva, aos três anos de idade Luini Nerva foi diagnosticada com “Imunodeficiência Primária”, sendo submetida, desde criança, a periódicas reposições de anticorpos. A sua incrível capacidade de lutar pela vida foi tão inexplicável e admirável quanto o seu talento de criar e produzir.

Graduada no curso de Realização Audiovisual da UNISINOS, Luini iniciou sua trajetória profissional ao filmar os ensaios do espetáculo de dança “Primavera”, de Decio Antunes e Maria Waleska Van Helden, e editar um vídeo para o espetáculo “Café Cantante”, da Cia de Flamenco Del Puerto. A partir de então, fez parte de diversos projetos na área do audiovisual, participando da criação da Atama Filmes, em 2012, onde realizou seu primeiro curta-metragem – “E RESTA DÚVIDA?”. Luini participou de todos os projetos da Atama Filmes e de muitas outras produtoras, entre elas a Bactéria Filmes, produtora que ela também trabalhou ativamente.

Luini partiu em 26 de junho de 2015, mas estará sempre viva e presente. “Ela para de querer qualquer tempo de volta. O tempo está nela, não está em nada além dela mesma”. (do Livro “Raio X”, Luini Nerva).

A exibição está agendada para as 11h pelo youtube.com/bacteriafilmes. Além de disponibilizado pelo canal da Bactéria Filmes, o curta será exibido pela TV Feevale.
“SE SOUBESSEM O QUANTO A VIDA É PASSAGEIRA (...)
ENTENDERIAM O PORQUÊ O “AGORA” SE CHAMA PRESENTE”.
(Luini Nerva , em “Viagem Extraordinária”, no seu blog Cinema E Saúde)

Link do trailer: https://bit.ly/porentreasfrestastrailer

Lançamento In memoriam do filme “Por entre as frestas” de Luini Nerva.
Terça-feira, 07 de julho, 11h
Pelo www.youtube.com/bacteriafilmes
Iniciativa e realização: Atama Filmes e Bactéria Filmes
Apoios: KF STUDIOS, SIAV/RS, APTC, IECINE, CINEMATECA PAULO AMORIM, PORTO ALEGRE FILM COMMISSION e CINEMATECA CAPITÓLIO

Divulgação: Bruna paulin
Fotos: Divulgação