728 x 90

MILÃO 2016

COZINHAS DE SONHO

O Salão do Móvel de Milão, Itália, ocorre tradicionalmente no mês de abril e é considerado uma das feiras mais importantes e conhecidas mundialmente, trazendo ao mundo o que há de mais interessante em design de mobiliário e objetos.

A Arclinea, referência em cozinhas italianas, apresentou na EUROCUCINA 2016, feira que ocorre paralela ao Salão do Móvel, um espetáculo no quesito cozinhas e proferiu: cozinha é arquitetura! Reforçou o conceito que a cozinha é o coração da casa: além de ser o local de preparo dos alimentos, é a extensão da sala de visitas, onde se reúnem amigos, familiares, e também é o palco para muitos novos chefs e gourmets, hobby hoje em dia.

A cozinha passou a ser objeto de desejo e espaço que tem merecido atenção especial dos projetistas, não mais escondida entre quatro paredes.

Novos materiais, como alumínio, e muita tecnologia predominam para garantir a funcionalidade. O efeito e beleza percebe-se no uso de materiais naturais como pedras com grandes veios marcados e madeira de diversas tonalidades, valorizando também os veios. A presença de hortas e vegetação mostra que a cozinha não é só beleza, mas igualmente é muito utilizada.

Depois deste show de cozinhas, o jeito é correr para projetar uma nova em folha!



“THE NATURE OF MOTION-Nike”

A moda e a arquitetura têm mostrado cada vez mais que andam juntas. A Nike convidou 10 famosos designers contemporâneos para desenvolver peças de mobiliário ou objetos com o conceito de mobilidade e movimento, itens fundamentais da marca, criando a exposição “The Nature of Motion”.

Alguns trabalhos são conceituais – prenunciando tecnologias do futuro – e outros práticos.

O trabalho do designer holandês BertjanPot é impulsionado pela curiosidade, utilizando materiais, técnicas, estruturas, padrões inovadores com têxteis e tecelagem.

Pot traz a roda, um símbolo de força e movimento, como ponto de partida estrutural, usando as câmaras de ar de um carro, carrinho de mão, caminhão e trator, revestindo-as com cordas e cordões Nike, mostrando a união inesperada, mas eficaz, de técnicas de tecelagem artesanal e materiais de alto desempenho da Nike.

Um show de criatividade e inovação com um forte apelo de reciclagem, bom para o nosso planeta.

ARTE OU HOTEL?

Selecionei para esta edição dois locais de arquitetura belíssima para se hospedar. Um deles em Milão, já que a pauta da coluna foi Milão, e outro aqui pertinho, que, mesmo com o frio, oferece muitas atrações e relax.

PALAZZOSEGRETI – MILÃO

Milão respira e inspira design por todos os lados. Senso comum entre os sofisticados e amantes de bom design está o Hotel PalazzoSegreti, instalado em um antigo palácio milanês, oferecendo um novo conceito em hotel. Um projeto arquitetônico que valoriza o clássico e o antigo com inserção de uma nova linguagem com elementos modernos. Iluminação pontual e intimista, cores escuras misturadas com cores vibrantes tornam o hotel uma segunda casa, reforçando a intenção de deixar todos bem à vontade.

PONTA DOS GANCHOS – BRASIL

Bem mais perto, com arquitetura que valoriza e se contextualiza perfeitamente ao entorno em que se insere, está o resort Ponta dos Ganchos em Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis, considerado o melhor resort da América do Sul e top 10 do mundo, na categoria luxo.

O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort abre sua temporada de inverno com uma programação que oferece muito requinte e aconchego do clima de serra, enriquecida pela estonteante vista para o mar da Costa Esmeralda. Uma das principais características do resort é a privacidade. Em uma área de 80.000 m² estão localizados apenas 25 bangalôs, divididos em seis categorias, entre 80 m² e 300 m². Todos com vista para o mar.

Os bangalôs mais recentes foram construídos de maneira sustentável, com ventilação cruzada, painel solar, teto verde e madeira de reflorestamento. O cuidado com o meio ambiente faz parte da essência do Ponta dos Ganchos, que, além de tratamento de esgoto, capta água da chuva para ser utilizada na jardinagem e recicla 100% do lixo.

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne