728 x 90

Moderno e funcional

O escritório Kali Arquitetura foi chamado, após uma mudança na composição dos sócios de um tradicional pub de Porto Alegre, para inovar, aliando um conceito de alta gastronomia ao ambiente de um pub.

Com um pé direito alto, o ambiente original já contava com um mezanino – único item que se manteve no projeto. A grande mudança se deu a partir da necessidade da criação de um palco. Este, seria um elemento novo e importante para salientar a mudança que o bar buscava. Com a intenção de destacar o palco e criar um percurso pelo salão principal, a posição da nova escada de ferro introduziu um novo elemento: a passarela, que traz uma maior conexão ao local, permitindo uma visão geral do salão principal e privilegiada do palco.

De um bar rústico, com madeira escura e uma temática viking, o local passou a ter um ambiente industrial e moderno, com novas texturas, cores e iluminação.

O projeto contemplou inúmeras possibilidades para direcionar o cliente ao que ele desejava, a partir de um layout definido por áreas e usos diferenciados. No mezanino, as cadeiras em tonalidade café, fornecidas pelo Armazém das Cadeiras, distribuem-se junto às mesas, todas da Mezas Mobiliário Contemporâneo, mais um sofá linear. O pé direito mais baixo cria um ambiente propício ao serviço de restaurante. No espaço de maior destaque e visibilidade, a mesa de concreto desenvolvida em parceria com a Mezas determina a área VIP do local.

A iluminação teve grande importância para refletir as sensações diferentes que cada uso do espaço exigia. Foram escolhidas as lâmpadas e luminárias da Luzes do Mundo, que atendeu a todas as expectativas e itens que o projeto solicitava.

Luxo com estilo oriental

O Restaurante Takêdo é conhecido por ser especializado em culinária japonesa moderna. Por essa razão, a arquiteta Ligia Piccini, do escritório Kali Arquitetura, em uma viagem ao Japão, procurou referências que remetessem à arquitetura moderna oriental. Algumas características foram muito perceptíveis: a monocromia, o uso intenso de texturas e de formas geométricas.

A ideia principal do projeto foi refletir a sofisticação dos pratos no ambiente projetado. Como ponto de partida, criou-se uma base mais sóbria, usando preto, branco e tons de cinza. Dourado e prateado foram escolhidas como cores de destaque.

Com a intenção de integrar visualmente os ambientes, algumas paredes foram removidas, o piso foi nivelado e espaços foram delimitados sutilmente com mobiliário e iluminação distintos. A unificação também ficou por conta dos materiais utilizados no revestimento das paredes, estofados e mobiliário. As poltronas tulipas, escolhidas para compor com as já existentes, foram fornecidas pelo Armazém das Cadeiras. Com tonalidades estratégicas, essas poltronas deram identidade e um detalhe especial para o salão e bar.

O mobiliário, os objetos de decoração e as luminárias foram desenvolvidos pelo escritório, especialmente para o restaurante. Os banheiros, realizados em parceria com a Stilo Elevato, trazem um design diferenciado para as louças e metais. No banheiro masculino, os mangás – quadrinhos de origem japonesa – surpreendem e reforçam o clima oriental do ambiente.

As formas geométricas que se repetem na parede, aparecem nos bancos em cor pérola com o estofamento quadriculado. Ripas douradas foram usadas para destacar o buffet de sushi e para conferir privacidade à área de espera do restaurante. Os tradicionais origamis também serviram de inspiração para o revestimento da parede, a opção eleita foi o revestimento Scaleno, fornecida pela Ladrilhart, com seus materiais exclusivos e diferenciados.


Fotos: Marcelo Donadussi
Foto da arquiteta: Yuri Ruppenthal

img
Ligia Piccini
AUTOR(A)

Instagram @revistaonne