Mostra de Cinema das Missões anuncia os filmes selecionados para a sua terceira edição

  • Cultura
  • 10/11/2025 - 20:52
  • 156 Views




Evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Noroeste do Rio Grande do Sul, com sessões dentro da catedral do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo e uma programação paralela realizada no Tenondé Park Hotel. Projeto conta com exibição de 31 curtas, médias e longas-metragens nacionais, internacionais e locais, produzidos em 11 países



Exibições acontecem dentro das ruínas da catedral de pedra do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo
Crédito da foto: Mari Korman





Evento que transforma as ruínas da catedral de pedra do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo em uma grande sala de exibição, a Mostra de Cinema das Missões conta neste ano com 31 filmes nacionais, internacionais e locais apresentados gratuitamente ao público. São curtas, médias e longas-metragens, produzidos em 11 países, a maior parte deles no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul, além de obras criadas em regiões da Europa, América Latina, México, Estados Unidos e Iraque.


A programação principal conta com 16 filmes que serão exibidos ao ar livre nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na catedral de pedra do sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, espaço declarado como Patrimônio Mundial e Cultural da Unesco, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Dentro da catedral, será montada uma estrutura de cinema, com 260 cadeiras personalizadas para o público sentar e observar a tela de exibição, evidenciada ao fundo das ruínas. Haverá uma uma sessão por dia, sempre às 20h.


Em comum, todos os filmes têm em suas temáticas assuntos que abordam o tripé destacado pela curadoria nesta terceira edição – multietnicidades, territorialidade e natividades. “A programação inicia com nuances da natureza da vida na terra, trazendo temas e histórias sobre como nos espalhamos pelo território. Depois, reflete sobre a nossa relação com a terra e tudo que parte dela ou acaba nela, em termos de solo, nutrientes e benesses, mas também no que se refere a costumes, abordagens e equívocos. A seleção ainda perpassa histórias criativas sobre nossa capacidade de adaptação e transição e trata sobre resiliência natural e orgânica, nos conectando com diferentes entornos e atmosferas”, explica Manuela Fetter Nicoletti, cocriadora e diretora curatorial do evento.


A primeira sessão, na quinta-feira (20/11), tem início com One Earth, One Soil (2024), de Nawal Jorio, Jakob Gehrmann e Tobias Drilling, uma obra experimental apocalíptica e futurista da Suíça. Depois, introduz um pouco de comédia gaúcha com Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul (2025), de Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues. A exibição ainda conta com a animação artística belga Don’t Give Them Room to Grow (2024), de Karine Bille; passa pela poesia visual do cinema negro com O Céu não Sabe meu Nome (2024), de Carol Aó; e viaja pelos excessos do peso imobiliário para o bem-estar com o documentário norte-americano The Paradise Next Door (2021), de Lance Oppenheime. Ao final, encerra com o conto de cordel encantado do nordeste brasileiro A Lenda dos Cavaleiros da Água (2024), de Helen Quintans.


No segundo dia, sexta-feira (21/11), a curadoria destaca a produção mexicana Flores de la Llanura (2022), de Mariana X. Rivera, que faz uma ode à cultura e à tradição nativa, além de quatro filmes rodados no Brasil. São eles a obra tocante sobre origens Mãe da Manhã (2025), de Clara Trevisan; a ficção Amarela (2024), de André Hayato Saito; a animação A Menina e o Pote (2024), de Valentina Homem e Tati Bond, e o drama Arame Farpado (2025), de Gustavo de Carvalho.


O encerramento da mostra, no sábado (22/11), começa com Uno (2017), de Javier Marco, um conto de pescador da Espanha, cheio de realidade e verdade. Na sequência, apresenta à audiência a cômica animação portuguesa Percebes (2024), de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves; e depois leva o público a viajar pela aridez das cidades reduzidas a pó no Oriente Médio com o iraquiano My Mother's Hands (2022), de Kardina Hemn; além de trazer uma história brasileira de resgate e resbalo de memórias com FrutaFizz (2025), de Kauan Okuma Bueno. Fechando a noite e a terceira edição, a curadoria traz Assigned (2024), de Aude Sublet, narrativa suíça de exposição artística dos problemas contemporâneos do mundo atual.


O evento contará ainda com uma programação paralela, durante os três dias, que inclui uma sessão contínua de filmes na Sala Sacristia, no período de visitação do sítio arqueológico, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Nesse espaço, o público poderá conferir os filmes brasileiros Antes Tempo, Um Palimpsesto (2025), de Daniel Escobar e Guilhermo Gil; Borraio Minhas Origens (2024), de Adão Cassiano); A Mulher do Tempo (2021), de Icaro Regina; Terra Indígena Piaçaguera - Vozes do Território (2025), de Diana Freixo (2025); Saberes Ancestrais (2025), de Gustavo Zinder; O Despertar de Aiyra (2025), de Duda Rodrigues e Juliana Rogge; Da Nascente Aos Corpos (2025), de Carol Campos e Jean Marcel Camargo; Badlands: um parque fictício (2025), de Cristyelen Ambrozio; Casca (2025), de Bianca Toloi; além do uruguaio Horneros este é uma produção uruguaia (2023), de Tyrone Rodovalho e Heloísa Crocco.


Também fazem parte da programação outros quatro filmes que participaram de sessões prévias realizadas em duas cidades do Rio Grande do Sul: o longa-metragem argentino Por tu bien, que foi exibido no Instituto Ling, em Porto Alegre; além dos curtas La Encomienda (2024), de Yosman Serrano Lindarte; Notícias da Lua (2022), de Sérgio Azevedo; e Trecho Seis (2025), de Thiago Bezerra Benites, Luan Alves e Vi Ruiz, exibidos no Memorial da Evolução Agrícola (MEA), em Horizontina.


Criada em 2023 por Darius Pippi e Manuela Fetter Nicoletti, a mostra propõe um encontro calmo e contemplativo, que não desgasta e nem agride o ambiente. Pelo contrário: ilumina e valoriza as dimensões arquitetônicas do sítio arqueológico e propõe diferentes reflexões com os curtas projetados.


Os ingressos para as sessões no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla. Além das sessões, a mostra ainda contará com palestras e debates realizados nos três dias, das 10h às 17h, no Tenondé Park Hotel, que fica a dois quilômetros das ruínas, no município de São Miguel das Missões. Outras novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais pelo @mostracinemissoes e no site www.cinemissoes.com.br.


A terceira edição do projeto é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da John Deere, apoio do Iphan, da Prefeitura de São Miguel das Missões, do Tenondé Park Hotel, da Redeparts e do Sicredi, apoio cultural do MEA - Memorial da Evolução Agrícola e realização do Instituto Estrela Radiante e da Lora.movie.


Serviço
Mostra de Cinema das Missões 2025

Dias 20, 21 e 22 de novembro, quinta, sexta e sábado

Em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul


Ingressos

Gratuitos. O primeiro lote de ingressos para as exibições esgotou em menos de 24h. A segunda leva está disponível pelo Sympla, com limite de duas reservas por CPF


Programação

Palestras e debates das 10h às 17h, no Tenondé Park Hotel (Rua São Miguel, 664)

Sessões de cinema das 20h às 21h30, no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Rua São Luiz, s/n°)


Filmes selecionados

A Lenda dos Cavaleiros da Água (2024) Helen Quintans - Brasil

A Menina e o Pote (2024) Valentina Homem e Tati Bond - Brasil

A Mulher do Tempo (2021) Icaro Regina - Brasil

Amarela (2024) André Hayato Saito - Brasil

Antes Tempo, Um Palimpsesto (2025) Guilhermo Gil e Daniel Escobar - Brasil

Arame Farpado (2025) Gustavo de Carvalho - Brasil

Assigned (2024) Aude Sublet - Suíça

Badlands: um parque fictício (2025) Cristyelen Ambrozio - Brasil

Borraio Minhas Origens (2024) Adão Cassiano - Brasil

Casca (2025) Bianca Toloi - Brasil

Da Nascente Aos Corpos (2025) Carol Campos e Jean Marcel Camargo - Brasil

Don’t Give Them Room to Grow (2024) Karine Bille - França

Estudos sobre a Vida em Rede (2025) Tuane Eggers - Brasil

Flores de la Llanura (2022) Mariana X. Rivera - México

FrutaFizz (2025) Kauan Okuma Bueno - Brasil

Horneros (2023) Tyrone Rodovalho e Heloísa Crocco - Uruguai

La Encomienda (2024) Yosman Serrano Lindarte - Colômbia

Mãe da Manhã (2025) Clara Trevisan - Brasil

My Mother's Hands (2022) Kardina Hemn - Iraque

Notícias da Lua (2025) Sérgio Azevedo - Brasil

O Céu não Sabe meu Nome (2022) Carol AÓ - Brasil

O Despertar de Aiyra (2025) Duda Rodrigues e Juliana Rogge - Brasil

One Earth, One Soil (2024) Nawal Jorio, Jakob Gehrmann e Tobias Drilling - Suíça

Percebes (2024) Alexandra Ramires e Laura Gonçalves - Portugal

Por Tu Bien (2025) Axel Monsú - Argentina

Saberes Ancestrais (2024) Gustavo Zinder - Brasil

Terra Indígena Piaçaguera - Vozes do Território (2025) Diana Freixo - Brasil

The Paradise Next Door (2021) Lance Oppenheim - Estados Unidos

Todos os Bebês Nascem Pelados em Cachoeira do Sul (2025) Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues - Brasil

Trecho Seis (2025) Thiago Bezerra Benites, Luan Alves, Vi Ruiz - Brasil

Uno (2017) Javier Marco - Espanha


Classificação etária

As sessões são recomendadas para maiores de 12 anos


Acessibilidade

Todas as nossas sessões são acessíveis com legendas descritivas LSE


Como chegar

De carro: Estradas em boas condições através da BR-290, BR-392, BR-285 e RS-536

De ônibus: Linhas para Santo Ângelo (RS)

De avião: Aeroporto mais próximo em Santo Ângelo (RS)


Onde se hospedar

Consulte hotéis e locações de curto período em São Miguel das Missões e cidades próximas como Santo Ângelo, Santa Rosa e Ijuí. ?Sugestões próximas: Tenondé Park Hotel, Pousada das Missões, Hotel Barichello, Villas Hotel e Hotel Maerkli


Responsabilidade ambiental

As exibições ao ar livre na Catedral seguem as recomendações do IPHAN e utilizam baixo consumo de energia, além da coleta de todo o lixo e material utilizado, reduzindo impactos no sítio. A parceria com o IPHAN e a gestão municipal reforça a preservação do patrimônio cultural e da paisagem histórica local


Mais informações

Acompanhe as novidades no Instagram @mostracinemissoes e no site www.cinemissoes.com.br


Apresentação: Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: John Deere

Apoio: Tenondé Park Hotel, IPHAN, Prefeitura de São Miguel das Missões, Redeparts e Sicredi

Apoio Cultural: MEA - Memorial da Evolução Agrícola

Realização: Instituto Estrela Radiante e Lora.movie


Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos Comunicação