A exposição Trapézio — 07 saltos no vazio, compreende a fase atual da pesquisa iniciada em 2012, na técnica desenho. Entre as 300 obras realizadas no período entre janeiro e agosto de 2025. Deste total, foram selecionadas 27 obras, agrupadas em 07 segmentos distintos que interagem entre si. Essa etapa fora concebida sob inspiração do aparelho circense trapézio, o qual desafia os limites físicos do acrobata, enquanto propicia a realização de movimentos livres, isento de amarras..., porém orquestrados; a exigir do executor superação diante dos riscos inerentes à atividade, a despeito da harmonia e leveza do gesto no vazio, contexto da ação.
Nesta etapa, nos 07 segmentos distintos, os elementos de composição foram ressignificados em módulos mínimos — unidades filamentosas isentas de cor, cuja interação entre si gera signos minimalistas: estruturas oníricas, que emergem em sintonia à amplitude das possibilidades da forma —, e que ora ordenam as composições bidimensionais, ora se apresentam simplesmente dissociados, decomposições volumétricas; em oposição às etapas pretéritas desenvolvidas a partir de fragmentos coloridos — resultado do acúmulo das linhas, concebidos sob livre inspiração poligonal.
Saltos, piruetas, em tantas manobras complexas, o acrobata explora os limites físicos desafiando a gravidade. Em analogia a essa atividade circense, este projeto de pesquisa é conduzido considerando a liberdade de ação ampla e irrestrita, porém calculada. Trapézio — 07 saltos no vazio, compreende um fragmento da produção na técnica desenho, a qual fora desenvolvida a partir da livre ressignificação dos elementos de composição — com intuito de os desvincular enquanto referências visuais das etapas pretéritas dessa pesquisa, iniciada em 2012. Logo, mantém-se em convergência ao propósito de ser instrumento do fomento ao exercício continuado, bem como refletir sobre esse processo e, por consequência, diante do resultado decorrente.
Fábio André Rheinheimer – artista visual.
.......................................................................
SERVIÇO
Exposição “Trapézio — 07 saltos no vazio”
Artista: Fábio André Rheinheimer
Onde: Sala da Fonte do Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico, Porto Alegre RS)
Abertura: 4 de outubro | Sábado | 10h às 12h
Visitação: Até dia19 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
ENTRADA GRATUITA