Em uma noite marcada por arte, emoção e sabor, o Soleil Casa Perini abriu suas portas em um evento de soft opening voltado à imprensa local, autoridades e convidados especiais, anunciando oficialmente sua abertura ao público para a quarta-feira, 5 de novembro. Localizado em Gramado, o novo espaço é resultado da parceria entre o grupo gastronômico que assina empreendimentos de sucesso como o Catherine, MLBK e Dipietro com a tradicional Vinícola Casa Perini, unindo o melhor da hospitalidade serrana ao requinte da enogastronomia brasileira.
Inspirado pelo sol que aquece os vinhedos e pela convivialidade italiana — onde tudo começa ao redor da mesa — o Soleil nasce como um ambiente de vivência autêntica. A proposta é viver o instante, compartilhar o pão, o tempo e os risos, celebrando cada momento de forma única.
Durante a noite de inauguração, os convidados foram recebidos pelos sócios Josiano Schmitt, Evandro Catuci e Filipe Andrade, que conduziram o cerimonial, devidamente abençoado pelo Padre Neymar Pies, responsável por abençoar o novo empreendimento. A presença do prefeito Nestor Tissot, que deu as boas-vindas oficiais em nome da cidade, reforçou a importância do projeto para o cenário turístico e gastronômico de Gramado destacando a abertura do restaurante no maior Natal Luz da cidade que está celebrando sua 40ª edição.
Um dos pontos altos do evento foi o Memorial Soleil, uma instalação criada por Evandro Catuci a partir de madeiras recolhidas do Rio Caí após as enchentes de 2024. A obra, intitulada Un toco di sol, simboliza a reconstrução e o renascimento — um tributo à força e à esperança que movem a Serra Gaúcha. O ambiente ainda abriga esculturas em madeira orgânica do artista Marino Fritsch, presente na ocasião, e louças em cerâmica artesanal assinadas por Marina Balestreri, da Flô Arte em Cerâmica, esposa do chef Filipe Andrade.
À mesa, o cardápio preparado pelo chef e sócio Filipe Andrade encantou os convidados com combinações que traduzem o espírito autoral e solar da casa. Entre os destaques, Nhoque Dourado, Katchapuri, Trecce Amatriciana, Pizzeta e o irresistível Pudim de Doce de Leite coroaram uma experiência marcada pela autenticidade e pela emoção.
Para representar a Vinícola Casa Perini, Benildo Perini  destacou a satisfação da Vinícola Casa Perini em unir-se ao Soleil, ressaltando que a parceria entre o vinho e a gastronomia marcará época e trará grandes resultados, proporcionando prazer e satisfação ao público. “Assim como o vinho, o Soleil é fruto do tempo, do cuidado e da dedicação em transformar cada encontro em celebração.”
Embalando a noite com um brinde coletivo, o restaurateur e sócio, Josiano Schmitt, celebrou o nascimento de um novo símbolo da gastronomia da Serra Gaúcha, destacando a localização do empreendimento em um dos pontos mais icônicos da cidade. “O trem passava aqui na frente, as fotos históricas de Gramado eram tiradas nesta esquina registrando a evolução colonial e o desenvolvimento urbano de Gramado e da Avenida Borges de Medeiros. Mais do que um restaurante, o Soleil é um estado de espírito. Aqui, comer é sentir, estar junto é o que nos alimenta, e celebrar o agora é o que torna as pessoas felizes”.
Com o lema “Pasta e Felicità”, o Soleil Casa Perini abre oficialmente ao público trazendo luz, arte e sabor para o coração de Gramado — um convite para celebrar a vida ao redor da mesa.
Adriano Frauches
Fotos Rafael Cabral
 
								 
								 
								 
								 
								 
								
 01_thumb.jpg)
  (18)_thumb.jpg)
 
									 01_large.jpg) 
										  (18)_large.jpg) 
										 
						 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									