UMA PROPOSTA URBANÍSTICA INOVADORA EM VILA FLORES
Conhecida como a terra da fé, do pão e do vinho, Vila Flores, na encosta da serra gaúcha, marca um novo momento com o projeto Florescer Parque Residencial, loteamento criado com o propósito de aliar natureza, qualidade de vida e infraestrutura para morar, desenvolvido a partir de conhecimentos ancestrais que se integram com soluções contemporâneas.
O Florescer Parque Residencial pensa o urbano como um organismo vivo, em que cada particularidade do projeto conversa com o bem-estar antes de tudo. Próximo ao Centro de Vila Flores, localizado na região da uva e vinho do Rio Grande do Sul, a cidade se destaca pelo turismo religioso católico, onde abriga o Complexo Turístico Vila Capuchinhos com águas termais, restaurantes, vinhedo e hotelaria. Que, por sua vez, é perto da charmosa Casa Fiori com seus disputados doces, pães e biscoitos produzidos artesanalmente, em uma construção histórica que faz viajar no tempo. Onde também o artesanato encontra o atelier L’Arte Ceccato e suas cerâmicas em meio a um jardim. É a Capital Estadual do Filó, que acontece semanalmente na Casa do Artesão, um evento que preserva a tradição da cultura da imigração italiana por meio de encontros com música, gastronomia, artesanato e integração de seus moradores, que recebem visitantes.
O propósito do loteamento é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo que reina natureza, paz e uma comunidade pacata e afetuosa, a cidade fica junto a uma rota importante que liga aos mais diferentes pontos do mapa do Estado, incluindo Santa Catarina, com acesso rápido e facilitado à BR-470. Um lugar para morar, veranear, um refúgio perto de centros econômicos da região, sendo os municípios de Nova Prata, Veranópolis, Bento Gonçalves, Guaporé, Antônio Prado e Cotiporã parte deste entorno.
O núcleo central do projeto conta com fontes interativas que funcionam como um coração que bombeia vida para o conjunto, batizado de Sagrada Família. Ao redor dele, bosques, ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas que se ramificam como artérias, conectando pessoas, fazendo fluir os caminhos, onde a natureza também se manifesta por meio da vegetação, trazendo o equilíbrio necessário, como nos bons tempos em que o homem se permitia transitar tranquilo.
E esta harmonia do projeto conversa com outros saberes ancestrais, mas que têm ganhado cada vez mais interesse dos homens nestes tempos de imersões sobre propósito de vida e autoconhecimento: “Os sete chakras, a numerologia, a geometria sagrada, a mandala, o feng shui, a psicologia das cores, por exemplo. Parecem linguagens individuais, mas, quando se olha para esses ensinamentos, observa-se o quanto se relacionam entre si e influenciam a qualidade de vida que tanto buscamos, e nisso se insere a neuroarquitetura, que estuda aspectos de bem-morar, estudar, trabalhar, impactando o humor, os relacionamentos, a qualidade do sono e a produtividade”, explica o arquiteto Marcelo Nedeff, responsável pelo projeto.
Os lotes somam 127 unidades, são amplos, a partir de 420 m², com testada mínima de 14 metros, ideais para construções mais espaçosas e valorizadas. As ruas são totalmente asfaltadas, garantindo mobilidade e conforto. As vias largas e sinalizadas proporcionam segurança e fluidez no trânsito interno. Os terrenos têm topografia e orientação solar cuidadosamente planejadas para melhor aproveitamento. Tudo isso em 144 mil m².
Os projetos das casas seguem detalhes que remetem às culturas dos imigrantes, com muito tijolo, pedra, madeira, telha de barro, ferro, elementos que trazem aconchego, como nas antigas casas do interior, mas com uma pegada contemporânea.
“A infraestrutura já instalada dispõe de rede elétrica, abastecimento de água, drenagem pluvial e paisagismo. As áreas de convivência são integradas à natureza, com espaços verdes preservados e opções de lazer para toda a família. O projeto contempla uma praça que reunirá estruturas para diferentes fins: o Filó, onde haverá uma escola para ensino e manutenção dessa cultura; a casa multiuso para eventos e exposições, como a grande homenagem aos 150 anos da imigração italiana; a casa do artesão com café e comercialização de produtos diversos”, explica o empreendedor Gelson Ponzoni.
O Florescer Parque Residencial é uma iniciativa da Florescer Negócios Ltda, que tem investido no potencial turístico e de valorização imobiliária da região. O empreendimento surge como um legado a todos os que, vivendo neste local, farão com que Vila Flores Floresça.
Florescer Parque Residencial
www.florescerparqueresidencial.com.br
Fones: (54) 996716637 / (54) 99919 8336
(51) 99912 6161 / (51) 3012 7777
@florescerparqueresidencial