Uma exposição peculiar acontece em São Paulo. Em diferentes suportes, a mostra PLAY – FITE - Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand reúne mais de 40 criações de artistas brasileiros e estrangeiros que convidam o público a explorar fronteiras entre as tramas, tecidos, brinquedos e vestíveis, e a refletir sobre as regras, os desejos e os limites que constituem a vida cotidiana.
O SESC é um verdadeiro patrimônio de São Paulo, especialmente para quem ama cultura. Ali, uma diversa gama de exposições, espetáculos de música e artes cênicas e eventos voltados à literatura e à aprendizagem é oferecida ao público. Neste ano, a Temporada França-Brasil 2025 está presente na entidade e traz como destaqu a exposição PLAY – FITE que convida os visitantes a contemplarem um instigante conjunto de obras e criações que propõe um diálogo entre as técnicas da produção têxtil e o universo lúdico dos jogos e das brincadeiras. A exposição chegou ao Brasil em 2025 depois da estreia, no ano anterior, no Museu Bargoin, em Clermont-Ferrand, na França. Com ênfase no uso de elementos têxteis como suporte para a pluralidade criativa, PLAY reúne trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros, vindos de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Marrocos, Holanda e Uzbequistão selecionados a partir de uma curadoria coletiva que reúne dez profissionais de instituições como a HS_Projects, o Musée D’Art Roger-Quilliot, o Musée Bargoin e o próprio Sesc São Paulo.
Esse grupo internacional de artistas desafia quem observa as obras a explorar os espaços entre a realidade e o virtual e a lançar um olhar lúdico sobre o mundo. Recusando a oposição tradicional entre jogo e seriedade, essa temática nos convida a mergulhar em uma experiência de leveza, humor e descoberta. Entre os artistas, podemos citar os brasileiros Alex Flemming, Helio Oiticica e Leda Catunda e também aqueles que vem de terras distantes como Austrália e Cazaquistão.
A montagem dialoga com as sensações e por serem as obras feitas de tecidos e tramas, a “vontade de pegar” é saciada por amostras dos materiais que ficam ao lado da explicação de algumas obras. Os vídeos também despertam a curiosidade como aquele que traz “pacíficas” luvas de box graças à criatividade humana! O mergulho nesse universo múltiplo em origens e referências é muito especial. Vemos trajes tradicionais do oriente com estampas de ícones da cultura pop, um imenso gato que por suas dimensões e texturas dá asas à nossa imaginação nos transportando ao buraco de Alice, um tapete em formato de avião que poderia ser definido como um voo do chão ao céu em poucos segundos. Vale demais a visita!
Serviço
Até 25 de janeiro de 2026
Espaço Expositivo – 2º andar
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e objetos táteis
Terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.