Evento gratuito e aberto ao público ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro no Centro Cultural da da UFRGS, reunindo Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), Museu Bispo do Rosário (RJ), Museu de Arte Osório César (Franco da Rocha, SP) e Museu Estadual Oficina de Criatividade HPSP (Porto Alegre,
Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul receberá o Seminário dos Museus Brasileiros de Arte e Loucura. O encontro reunirá os quatro principais museus do país dedicados à arte e à loucura, promovendo a troca de experiências sobre preservação de acervos, curadoria, educação e práticas artísticas em contextos hospitalares. A iniciativa integra o Projeto de Extensão “Diálogos sobre arte e loucura: UFRGS + MEOC-HPSP” coordenado pela Profa. Dra. Vanessa Aquino (PPGMusPa-PPGAV/UFRGS) que congrega docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, Artes Visuais e Educação da UFRGS. As palestras do Seminário, realizadas sempre às 18h30, no Auditório Ipê do Centro Cultural, possuem vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia através de formulário disponível no link na bio do Instagram @dialogosarteloucura.
A primeira será na terça (30/9), com Eurípedes Cruz Jr, do Museu de Imagens do Inconsciente, e Michelle Guimarães, do Museu de Arte Osório César. A conversa trata sobre os primeiros museus brasileiros voltados para a arte e loucura.
Concebido em 1952 pela psiquiatra Nise da Silveira, o Museu de Imagens do Inconsciente, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, figura como marco internacional na luta antimanicomial e na consolidação da terapia ocupacional. Seu acervo, com mais de 400 mil itens, é tido como o maior do mundo na intersecção entre arte e loucura.
O Museu de Arte Osório César, que funciona junto ao Complexo Hospitalar do Juquery, no estado de São Paulo, é um dos pioneiros no emprego da arte para tratamentos psíquicos. O médico e crítico de arte que empresta seu nome ao museu, implementou uma escola de arte livre no local nos anos 1940. O material que se reuniu a partir dali soma hoje mais de 8 mil itens.
Neste mesmo dia, às 17h30, uma hora antes da palestra, Eurípedes Cruz Jr, lança o livro "Do Asilo ao Museu: Nise da Silveira e as coleções da loucura" - Tese premiada pela CAPES em 2015.
Na quarta (1/10), a palestra será com Diana Kolker, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, e Camila Casarotto, do Museu Estadual Oficina de Criatividade Hospital Psiquiátrico São Pedro.
O Museu Bispo do Rosário, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, preserva e divulga o importante legado de Arthur Bispo do Rosário, nome referencial da produção brasileira contemporânea. No espaço onde ele viveu e trabalhou por mais de quatro décadas, na condição de interno da antiga Colônia Juliano Moreira, estão reunidos mais de 1.500 objetos, entre estandartes, vestes e veleiros.
A Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi criada em 1990 como um espaço de práticas expressivas e respeito, que às singularidades buscava ressignificar o ambiente hospitalar através da arte. Em 2022, seu acervo conquistou o status de museu estadual, protegendo, catalogando e exibindo um acervo de mais de 300 mil itens.
Na quinta (2/10), a palestra de encerramento será com Edson Sousa, do Museu das Memórias (In)Possíveis - APPOA, e Barbara Neubarth, do Museu Estadual Oficina de Criatividade Hospital Psiquiátrico São Pedro.
O Prof. Dr. Edson Luiz André de Sousa abordará a produção artística no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) como um lugar de criação e respeito às diferenças. A partir dos trabalhos de Luiz Guides e Natalia Leite pretende abordar a reverberação de suas obras em reflexões presentes na curadoria de exposições e nas produções científicas em diferentes âmbitos.
A Psicóloga e Dra em Educação Barbara Neubarth, uma das fundadoras da Oficina de Criatividade do HPSP e atualmente curadora do MEOC-HPSP, abordará a história da Oficina de Criatividade como um espaço de acolhimento, escuta e trocas, onde se busca experienciar e problematizar diferentes linguagens artísticas.
AULAS ABERTAS
A programação contempla aulas abertas no turno da tarde na FABICO (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação), no novo Instituto de Artes (antigo Instituto de Ciências Básicas da Saúde) e na FACED (Faculdade de Educação).Na terça (30/9) será com Diana Kolker, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Na quarta (1/10), com Michelle Guimarães, do Museu de Arte Osório César; e na quinta (2/10), com Eurípedes Cruz Jr., do Museu de Imagens do Inconsciente.
SEMINÁRIO DOS MUSEUS BRASILEIROS DE ARTE E LOUCURA E AULAS ABERTAS na UFRGS
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
TERÇA-FEIRA (30/09)
14h: Aula Aberta PPGAV (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais), com Diana Kolker, Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
Local: Novo Instituto de Artes (antigo ICBS) (R. Rua Sarmento Leite, 500)
17h30: Lançamento do Livro Do Asilo ao Museu: Nise da Silveira e as coleções da loucura (Tese premiada pela CAPES em 2015)
Local: Auditório Ipê, Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333)
18h30: Palestra com Eurípedes Cruz Jr. (Museu de Imagens do Inconsciente) e Michelle Guimarães (Museu de Arte Osório César)
Local: Auditório Ipê, Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333)
QUARTA-FEIRA (1/10)
14h: Aula Inaugural PPGMusPa (Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS), com Michelle Guimarães, Museu de Arte Osório César
Local: Auditório 2, FABICO (R. Ramiro Barcelos, 2705)
18h30: Palestra com Diana Kolker (Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea) e Camila Casarotto (Museu Estadual Oficina de Criatividade Hospital Psiquiátrico São Pedro)
Local: Auditório Ipê, Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333)
QUINTA-FEIRA (2/10)
14h: Aula Aberta PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação) com Eurípedes Cruz Jr., Museu de Imagens do Inconsciente
Local: FACED, sala 611 (Av. Paulo Gama, s/nº)
18h30: Palestra com Edson Sousa (Museu das Memórias (In)Possíveis – APPOA) e
Barbara Neubarth (Museu Estadual Oficina de Criatividade Hospital Psiquiátrico São Pedro)
Local: Auditório Ipê, Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333)
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista
Fotos Carlos Macedo