Advogada e mediadora Ana Luiza Panyagua Etchalus relata experiência no Abrigo em 2024 e propõe abordagem Integrativa para o trauma coletivo

  • Cultura
  • 16/06/2025 - 17:40
  • 202 Views

A advogada e mediadora de conflitos Ana Luiza Panyagua Etchalus anuncia o lançamento do livro "Desastre, e agora? – Reflexões de uma advogada integrativa". O trabalho é um mergulho nas complexidades do trauma coletivo e individual onde a autora retira insights valiosos, a partir de sua atuação como voluntária no abrigo emergencial do Grêmio Náutico União, durante a enchente de maio de 2024, em Porto Alegre.

O lançamento acontecerá em duas ocasiões:um coquetel para convidados e imprensa em 17 de junho, no restaurante Baumbach, e uma sessão de autógrafos aberta ao público em 1º de julho (terça-feira, às 19h) na Livraria Paisagem do Shopping Moinhos.

Inovação e acolhimento em cenários de crise

Desde o início de sua atuação no abrigo, Ana Luiza observou de perto os impactos da tragédia e, já no terceiro dia, implementou um projeto de prevenção e resolução de conflitos baseado em sua expertise, em design de projetos de conflito, e em sua atuação como Advogada Integrativa. Essa prática inovadora utiliza ferramentas de acolhimento emocional e auxilia na tomada de decisões em momentos de crise.

"Em uma situação de desastre, especialmente no âmbito do Abrigo, minha função foi muito mais de acolhimento, escuta e facilitação de diálogos para a contenção de situações conflitivas", afirma a autora. Ela destaca a cautela e a sensibilidade primordiais ao oferecer apoio consultivo em contextos tão delicados.

O trauma e as lições da reconstrução

O livro reflete a percepção de que o trauma, mesmo causado por um único evento, afeta cada pessoa de maneira distinta. A obra mostra como essas diferenças devem ser consideradas nas ações de apoio e reconstrução. "Todo o processo de análise no momento de trauma fica prejudicado porque a emoção e o cérebro estão afetados e, consequentemente, o processo cognitivo também", explica Ana Luiza.

A publicação também expressa a motivação da autora em transformar essa experiência em livro, como uma forma de continuar contribuindo. "Um desastre tem um início, um meio, mas parece que ele não tem fim. Ele vai sempre estar na memória da comunidade afetada, na nossa memória histórica", reflete. Depoimentos emocionantes de pessoas que vivenciaram a tragédia enriquecem a narrativa, aprofundando a compreensão do impacto humano e das diversas facetas dos desastres.

Ana Luiza alerta ainda: "O desastre exige movimento, proatividade e, ao mesmo tempo, cautela, cuidado e muita humildade. Se não extraímos lições, reflexões e se não organizamos a prevenção, corremos o risco de não termos aprendido nenhuma lição."

Direito Integrativo: suporte e ferramentas para o bem-estar pós-trauma

A autora, especialista em Psicologia Jurídica e pós-graduanda em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, busca com a obra "catapultar" a compreensão sobre a existência, funções, qualidades e aplicações do Direito Integrativo. Ela destaca a importância de profissionais que atuam com direito colaborativo e mediação para auxiliar pessoas que ainda sofrem em decorrência de traumas coletivos, pois conflitos não resolvidos em um cenário pós-desastre podem afetar negativamente a saúde mental e o bem-estar geral.

Ana Luiza Panyagua Etchalus ressalta que é possível buscar apoio, pois muitas vezes as pessoas não sabem que certos comportamentos ou reações são sequelas emocionais e psicológicas de um trauma. Ela afirma que existem diversas ferramentas e terapias, não somente convencionais, mas também as chamadas alternativas ou holísticas, como o mindfulness (com foco em respiração e atenção plena), que podem ser utilizadas para auxiliar as vítimas, mas para isso, é fundamental informar e falar abertamente sobre o tema.

Certificada por institutos nacionais e internacionais, Ana Luiza desenvolveu o Projeto SOS Conflitos RS, que agora está integrado à organização internacional Mediators Beyond Borders International (MBBI), com representação no Rio Grande do Sul. Essa parceria global foi fundamental para o desenvolvimento de treinamentos, capacitações e para a credibilidade do projeto.

Disponibilidade livro

O livro "Desastre, e agora?" já está disponível na Livraria Paisagem de Porto Alegre e por meio do site da EMais Editora, de Santa Catarina. A autora espera que a leitura atinja o maior número de pessoas possível, visto que traz informações sobre os efeitos do trauma com os quais diversas pessoas podem se identificar, oferecendo um caminho para a compreensão e a cura.

Sobre a Autora: Ana Luiza Panyagua Etchalus é advogada graduada pela PUC do Rio Grande do Sul; Mestre em Direito do Comércio Internacional pela Fundação AZMOZ/Universidade do País Basco, Espanha; Especialista em Psicologia Jurídica pela IMED (RS) e pós-graduanda em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC do Paraná; mediadora certificada por diversos institutos nacionais e internacionais; treinada em Direito Colaborativo pela Global Collaborative Law Council (EUA); credenciada pelas Eurocâmaras: bolsista da Universidade do Tennessee (EUA) e membro dos Mediators Beyond Borders International.

Valor do livro no site da editora Emais -https://emaiseditora.com.br/ R$ 60,00
Valor do livro na Livraria Paisagem (Shopping Moinhos) - R$ 69,00
Crédito fotografia : Daniele Locatelli

div: ZY Dê Comunicação