O Museu de Venâncio Aires reabre suas portas neste domingo (25), após as obras de restauro do histórico Edifício Storck. Para marcar a retomada das atividades, a programação especial contará com cinco exposições e sarau cultural com artistas locais. A visitação será aberta ao público a partir das 14h30 e segue até as 18h30.
A cerimônia oficial de reabertura será às 15h, seguida do sarau cultural às 16h, com a violista Milena Aparecida da Costa Silva, de 11 anos, acompanhada pelo professor de música Marcelo Fagundes. Também se apresenta o músico Noredi Rodrigues.
Cinco exposições integram a nova fase do museu. De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, a proposta é ampliar o diálogo com a comunidade. “Este momento marca um importante reencontro da população com seu patrimônio cultural. A reabertura do museu, agora com uma estrutura revitalizada e exposições cuidadosamente selecionadas, representa nosso compromisso com a preservação da memória local e o fortalecimento da identidade de Venâncio Aires", destaca.
As exposições:
“Jornada para o Brasil: História das migrações de povos da língua alemã” – Produção do Instituto Martius Staden (SP), com autoria do professor Martin Norberto Dreher e organizado por Daniela Rothfuss.
“Memórias em Aquarela” – Telas criadas pelo artista plástico e designer gráfico Márcio Graef, inspiradas em imagens do acervo do Núcleo de Cultura.
Arqueologia dos povos indígenas – O acervo foi realocado para uma sala mais ampla, proporcionando melhor exposição e maior interação com o público.
“Trabalho: Ferramentas diversas utilizadas no dia a dia” – Exposição temática no salão principal que retrata instrumentos e utensílios do cotidiano de gerações passadas.
Acervo geral do Museu – Peças diversas que contam a história de Venâncio Aires e seu povo.
HISTÓRICO DO MUSEU DE VENÂNCIO AIRES
Fundado em 10 de dezembro 1987, o NUCVA – Núcleo de Cultura de Venâncio Aires é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que atua em diversas áreas culturais. É associado ao Conselho Internacional de Museus - ICOM-BR.
O Museu de Venâncio Aires foi fundado em 26 de outubro de 1994, com peças antigas doadas pela comunidade. Tal quantidade e diversidade, em parceria com a Universidade de Santa Cruz-UNISC, resultaram na aprovação no Ministério da Cultura o projeto: “Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico” subdividindo o acervo em diversos departamentos: museu, arquivo histórico, jornais, revistas, discos, biblioteca.
Devido a este sucesso, em 17 de dezembro de 1994 foi realizada uma campanha para aquisição do histórico Edifício Storck, construído pelo arquiteto Simão Gramlich a partir de 1929. O Edifício Storck, em estilo europeu, com área de 1328 m², custaria U$ 500.000,00 ao câmbio da época.
A comunidade foi mobilizada e passou a contribuir com pequenas doações mensais através de débitos em suas contas bancárias, assumindo o pagamento de m², em períodos de até dois anos, concluindo o pagamento em 27 de Abril de 1998, num total de R$ 508.752,15.
No dia 30 de novembro de 1997, com a presença do Ministro da Cultura, Francisco Weffort, foi reaberto o Museu de Venâncio Aires no Edifício Storck revitalizado, com exposições que seguem a norma de um museu dinâmico, onde a cada ano ocorrem, no mínimo, duas exposições diferentes por sala, atraindo cada vez mais os visitantes.
Nestas exposições realçamos vestidos de noivas pretos, realejo, instrumentos musicais, bicicleta de madeira, armas, espadas, vestimentas religiosas, numismática, arqueologia, instrumentos médicos e odontológicos, entre outros.
Através de parceria com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) da UNISC, iniciada em agosto de 1997, e com a participação de alunos da rede pública municipal, o NUCVA também realizou pesquisas arqueológicas. Com o projeto CAAYARI, foram localizados e identificados mais de 50 sítios arqueológicos em Venâncio Aires, trabalho este que foi sendo financiado com verbas via mecenato do Ministério da Cultura.
Em 26 de outubro de 2001, o Ed. Storck foi declarado Patrimônio Histórico Municipal de Venâncio Aires.
Após um período de reformas e restauros onde o Museu ficou fechado para visitação desde novembro de 2024, dia 25/05, domingo, das 14:30h às 18:30h, reabrirá.
Fonte Assessoria Prefeitura de Venâncio Aires
Foto Divulgação