Projeto Alameda Moinhos une preservação de casas históricas de um dos principais bairros da capital gaúcha com nova experiência de moradia
Andar pelo bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, é conferir de perto a memória da arquitetura e a influência de diversos estilos trazidos da Europa. Em meio aos restaurantes, comércios e edificações comerciais, estão construções assinadas por alguns dos principais nomes da virada do século XIX para o século XX.
Um dos principais pontos da região é a Hidráulica Moinhos de Vento. Fundamental para o abastecimento da cidade, seu prédio histórico ficou a cargo do arquiteto alemão Theo Wiederspahn, que trouxe jardins inspirados no paisagismo do Palácio de Versalhes e que, até hoje, atraem dezenas de porto-alegrenses para piqueniques e ensaios de formatura e casamento.
Perto dali, na rua Félix da Cunha, um casario formado por oito sobrados geminados foi concebido pelo tcheco Egon Weindorfer, com influências das terraced houses britânicas e do Art déco. Na rua Barão de Santo Ângelo, o italiano Armando Boni assinou um palacete com estilo eclético, a Casa Corbetta. E junto à hidráulica, na rua Fernando Gomes, o também alemão Bruno Willy Paul realizou, na esquina com a famosa rua Padre Chagas, duas casas gêmeas com vistas para aqueles jardins.
Assinadas por Paul, as casas serviram de residência para a tradicional família Maisonnave e, mais recentemente, foram badalados restaurantes que, após seu apogeu, sucumbiram aos efeitos da pandemia. Agora esvaziados, os locais estão sendo preparados para um novo momento que valoriza a história do bairro dentro do conceito de cidade sustentável: o empreendimento Alameda Moinhos.
Sustentabilidade e qualidade de vida
Idealizado pela WOSS Incorporadora, o projeto será um marco para a região, preservando as edificações históricas, ao mesmo tempo em que proporcionam uma nova experiência de moradia. “Esse terreno é um dos mais icônicos do Moinhos de Vento e faz parte da memória de Porto Alegre. O Alameda Moinhos foi pensado para oferecer conforto, qualidade de vida, enquanto respeita e valoriza a história do bairro, combinando boa arquitetura e urbanismo responsável”, destaca Jean Grivot, gerente de produto da WOSS.
O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelos escritórios Ambidestro Arquitetura e Ideia 1, e conta com esquadrias grandes e varandas amplas nos apartamentos, que trazem a sensação de morar em uma casa suspensa, aumentam a entrada de luz natural e destacam a vista para um dos espaços mais bonitos da cidade, a praça da Hidráulica. Na mesma linha, o piso a piso de 3,20m e as fachadas ventiladas em porcelanato e lã de rocha proporcionam isolamento térmico e acústico nos apartamentos.
“Outro destaque do projeto são as texturas naturais e formas orgânicas que remetem aos elementos da natureza nas áreas condominiais”, conta Raquel Zaffalon, arquiteta e sócia do escritório Ambidestro. Ao centro do empreendimento haverá um jardim, que interliga as áreas de convívio e cria um ambiente verde e acolhedor que propicia as interações sociais entre os moradores. “?Neste projeto tentamos criar o que chamamos de oásis urbano, ou seja, o morador terá acesso a um jardim exuberante que irá conectar os principais espaços de convívio, propiciando a integração com a vegetação”, explica.
Diálogo com o bairro
Respeitar e incorporar a história do Moinhos de Vento também era um dos elementos a serem priorizados na arquitetura, salienta a arquiteta da Ideia 1, Camila Sanvitto. Por isso, as duas torres do empreendimento foram projetadas para se integrar discretamente à paisagem por meio de linhas sóbrias e elegantes.
O projeto preserva, ainda, as casas construídas para a família Maisonnave, que estão no mesmo terreno e são listadas pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (EPAHC), cuidando da memória afetiva do bairro e criando uma conexão entre o passado e o presente. “O empreendimento explora algumas características intrínsecas ao Moinhos, exaltando a vida a pé, a conveniência e o cotidiano do bairro. Suas fachadas ativas e a permeabilidade urbana o integram à cidade”, destaca.
As casas restauradas já estão prontas e foram entregues aos proprietários. Agora, a partir de uma curadoria, serão selecionadas as operações comerciais que funcionarão nos imóveis, buscando trazer de volta a essência de uma das esquinas mais tradicionais da cidade.
Alameda Moinhos
O Alameda Moinhos está sendo construído sob o verde que compõe a rua que lhe dá acesso. A relação fluida com a calçada e as casas históricas restauradas fazem dele parte da essência do bairro.
Acima dos jacarandás, duas torres com 18 pavimentos cada. Uma delas oferece amplos apartamentos (um por andar), enquanto a outra acomoda duas grandes residências por pavimento. No topo, coberturas duplex contam com vista panorâmica da cidade — uma verdadeira casa suspensa. As unidades têm entre 239,04 m² e 663,71 m² — com 3 ou 4 suítes e 3 ou 4 vagas.
Amplas varandas ampliam a sensação de espaço. A luz natural permeia os ambientes, tornando-os ainda mais confortáveis e acolhedores, enquanto a localização privilegiada garante uma vista permanente e única.
Incorporação e Construção: Woss Incorporadora
Interiores: Ambidestro Arquitetura
Luminotécnico: Studio Sandra Thomé
Arquitetura: Ideia1 + Ambidestro
Paisagismo: Tellini Vontobel Arquitetura
Projeto de Restauração: Arquiteto Evandro Eifler Jr.
WOSS Incorporadora
A WOSS é uma incorporadora boutique, que desenvolve empreendimentos exclusivos de alto padrão no Rio Grande do Sul. Ancorada pelas trajetórias dos sócios, traz no DNA um diferencial importante: uma visão 360 do negócio, reunindo a expertise nos setores imobiliário e da construção civil. Isso porque a empresa é a união da tradição que Daniel Goldsztein também carrega no nome com a trajetória de Rogério Dal Magro, proprietário da Dallasanta — uma das maiores gestoras de ativos imobiliários do Sul do Brasil. A WOSS tem como foco uma entrega de excelência, que reúne qualidade construtiva; arquitetura exclusiva e contemporânea; refinamento em todos os detalhes do projeto; e localização privilegiada. Com um portfólio de terrenos cobiçados em áreas nobres e comprometida com o desenvolvimento das cidades, a WOSS projeta seus empreendimentos para que se insiram de forma harmônica nas regiões em que serão erguidos — respeitando a essência dos bairros, preservando a história, embelezando as ruas e valorizando a cidade.
div: Critério
imagens: divulgacão