“A única luz é o amor“, com criações inéditas de Marcos VAAndrade, integra o Portas para Arte da Bienal do Mercosul

  • Cultura
  • 09/04/2025 - 13:02
  • 212 Views

A mostra "A única luz é o amor", que integra a programação do Projeto Portas para a Arte, da Fundação Bienal do Mercosul, exibe criações inéditas de Marcos VAAndrade, artista gaúcho com histórico de mais de 30 anos de criação, trajetória na qual vem, já há uma década, se dedicando à escultura.

São aqui reunidas e trazidas ao olhar do público, ao todo, 8 obras.
De um lado, 7 esculturas, que os visitantes verão sobre tótens, nas quais Marcos VAAndrade faz nova incursão pela temática dos animais, uma constante na sua obra escultórica. A razão para a sua ligação com essa temática reside no fato de que o artista enxerga nessas criaturas tanto beleza estética quanto sabedoria - e ambas as coisas o tocam.

Ele percebe que, embora não humanos, os animais, com a sua capacidade de ternura e de afeto, ensinam-nos sobre Humanidade.

De outro lado, os visitantes poderão contemplar escultura, suspensa a partir do teto, tridimensional e circularmente posta no espaço. Uma figura humana paira sobre todo o espaço - sobre toda a Criação - e parece ter ao seu alcance, precisamente, a engrenagem que estrutura, conecta e dá ritmo a tudo aquilo que existe.

Que relação há entre as obras que compõem estes dois eixos da mostra?
Em primeiro lugar, o olhar atento às peças fará notar que a escultura de Marcos VAAndrade se constitui de forma geométrica. Há nisso, é verdade, gosto pela simplificação - ele é minimalista. Aliás, minimalista, mas, nem por isso, simples. Bem ao contrário, as obras apresentam-se com grau notável de sofisticação e de apuro estético.

Mas há muito mais. Principalmente, Marcos VAAndrade concebe as suas obras a partir das linhas, dos traços, dos pontos de conexão, porque essa é a sua visão de nós mesmos, do que nos rodeia, da existência, enfim, do Todo. Para ele, a Arte surge como expressão da conexão com o que nos estrutura e, ao mesmo tempo, nos transcende: na sua visão, de forma mais sublime, a potência de afeto entre todos os seres. Isso move Marcos VAAndrade a criar e, ao mesmo tempo, isso ele busca revelar, com concretude táctil, na sua obra escultórica: não há sentido na criação, a seu ver, senão para inspirar e para elevar.

Por isso mesmo, para Marcos VAAndrade, a única luz é o amor.

Fabio Miguel P. F. Baraldo
Março, 2025

Exposição: A única luz é o amor
Artista: Marcos VAAndrade
Curador: Fábio Miguel P. F. Baraldo
Local: V Galeria
Endereço: Praia de Belas Shopping, piso térreo (ao lado da Camicado)
Abertura: dia 09/04, quarta-feira, das 17h às 21h
Período da exposição: de 09/04 a 31/05/2025
Horário: das 10h às 20h