Inauguração do Instituto em uma das regiões mais afetadas pela enchente será neste sábado, 12 de abril, com exposição de Isabel Ferreira, oficina de violino, aulas de finanças e outras atrações. Entrada franca.
O bairro Sarandi, na capital gaúcha, vai ganhar um espaço de reconstrução e esperança. É o Instituto Brasa Zona Norte, um local onde a educação, o acolhimento e a cultura se encontram para apoiar uma das comunidades mais afetadas pelas enchentes de maio do ano passado. A inauguração será neste sábado, 12 de abril, às 10h, na Rua Baltazar Oliveira Garcia, 430.
Quem for à inauguração no dia 12 de abril vai poder sentir um pouco dessa vibração de cultura, de educação e de apoio que a casa vai oferecer à comunidade. Entre as atividades previstas está o lançamento da exposição “O Recomeço”, com obras da artista visual Isabel Ferreira, que também vai ministrar uma oficina de desenho. Haverá também uma oficina de violino, com a violonista Luiza Czeczelcki, além de oficinas de decoupage, aulas de inglês, finanças, e de presença digital para pequenos negócios, entre outras. Toda a programação da inauguração será gratuita.
A história desse novo espaço de inclusão que Porto Alegre vai ganhar nasceu a partir dos desafios enfrentados em maio do ano passado. Por estar localizada em um dos bairros mais afetados pelas cheias, a Igreja Brasa Zona Norte foi também um dos primeiros locais a receber os desabrigados. “Ali acolhemos 350 desalojados e mais de 10 mil pessoas tiveram acesso a algum tipo de atendimento. Fomos um dos primeiros a receber as vítimas e um dos últimos a fechar”, relata o pastor Ricardo Glavam.
Diante da situação, o Instituto Vakinha doou R$ 300 mil e as contribuições podem chegar a R$ 600 mil, em breve, com a ajuda de outros apoiadores. E justamente são essas doações que estão possibilitando a criação do Instituto Brasa Zona Norte, um empreendimento totalmente novo, com 700 m2, com diversas salas de aula, espaço de exposição e auditório, que deve beneficiar centenas de pessoas de todas as idades da região.
A proposta é simples, mas poderosa — profissionais de diversas áreas, que também foram duramente impactados pela enchente, irão ministrar cursos de formação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo qualificação, inclusão e geração de renda. “O diferencial do projeto é o modelo sustentável: além de oferecer formação gratuita para quem mais precisa, o Instituto também abrirá turmas pagas, permitindo que os professores recebam por seu trabalho e reconstruam suas próprias vidas. É um ciclo virtuoso: quem sofreu, agora transforma. Quem perdeu, agora ensina a recomeçar”, destaca.
“Nosso objetivo é promover apoio e reconstrução para a comunidade da Zona Norte de Porto Alegre, oferecendo diversas atividades voltadas para famílias direta ou indiretamente afetadas pelas enchentes de 2024”, complementa Adriana Paz, diretora do Instituto Brasa Zona Norte. É um espaço de cultura, com atividades como música, com a Orquestra Jovem da Fábrica dos Sonhos, dança, com a Escola Ritmos, artes visuais e outras manifestações artísticas. É um ambiente de educação, com atividades como reforço escolar e cursos voltados para finanças, empreendedorismo, gastronomia e outras capacitações para jovens e adultos impactados pela enchente. É um local de assistência e saúde, com foco no acolhimento, com consultoria jurídica e acompanhamento psicológico. É um espaço de incentivo ao esporte, com aulas de jiu-jitsu e outras atividades para promover habilidades motoras, disciplina, socialização e alívio de estresse pós-traumático.
Serviço:
Inauguração do Instituto Brasa Zona Norte
Data: sábado, 12 de abril de 2025.
Horário: 10h às 16h
Endereço: Rua Baltazar Oliveira Garcia, 430, bairro Sarandi.
Entrada franca e atividades gratuitas com vagas limitadas por ordem de chegada.
Programação:
10h - Evento de Inauguração
11h40 - Lançamento da exposição “O Recomeço” com a artista Isabel Ferreira
13h30 - Oficina de decoupage com Laura de Franco
14h - Palestra “Teoria do Flow: usando a criatividade para tesolver problemas” com Laís Fagundes
15h - O violino é pra mim? Descubra os primeiros sons com Luiza Czeczelski
15h - Arte em personalização: transforme desafios em oportunidades com Maiara Weber
15h - Palestra “Como Blindar Suas Finanças” com Álvaro Konrath
16h - Oficina de desenho com Isabel Ferreira
16h - Inglês para viagem com Silvana Konrath
16h - Crie presença Digital e destrave seu negócio com Laura Franco
div: Tatiana Csordas
fotos: Ricardo Glavam e divulgação